Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Regiões do circulo

 

30/10/2009

Autor y Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e representar as regiões do círculo.

Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Circunferências e seus elementos, posição relativa entre circunferências.

Estratégias e recursos da aula

Professor sugere-se iniciar a aula com as imagens de uma circunferência e de um círculo. Pode-se questionar com os alunos, qual a diferença entre as duas imagens observadas? Com as respostas deles, dar-se a definição de circunferência, como uma forma que limita uma região do plano (seria o traçado), ao conjunto dos pontos da circunferência (traçado) e mais os pontos internos, constitui-se o círculo.



Professor prosseguindo, recorde os elementos da circunferência que são: o centro, o diâmetro, a corda e o arco e a semicircunferência FIG.2. Elementos da circunferência. Chame a atenção dos alunos para que os estes elementos circunferência, estarão determinando as regiões do círculo.




Professor na figura 3 está representado às regiões do círculo. Procure solicitar a participação dos alunos na identificação dos elementos da circunferência, que determinarão cada região do círculo. Começaremos com o Semicírculo. Os alunos deverão perceber que o diâmetro e uma semicircunferência, determinam esta região.



Procure trabalhar com os alunos, todas as outras regiões do círculo (Segmento circular, Faixa circular, Setor circular, Coroa circular e o Trapézio circular) da figura 3, da mesma forma, com a participação e identificação dos elementos da circunferência.


Atividade Prática
Na sala de aula, peça para os alunos juntarem algumas carteiras, para montarem uma área de trabalho maior. Será necessário, dividir a turma em grupos e distribuir papel em folhas grandes, tipo pardo, e orientar os alunos para a seguinte da tarefa:

• Será dado um croqui em papel formato A4 com alguns desenhos e será proposta a criação de uma pista de corrida.

• Na Fig.4 temos a representação de duas peças, que deverão ser identificadas. Poderá ser desenhada em tamanho real, usando as peças livremente, variar posição e medidas.


• Os melhores projetos serão avaliados pelos próprios alunos e será proposta uma exposição com a maquete do projeto vencedor.

Recursos Complementares

Professor, para trabalharmos com as transformações isométricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:


• O aluno soube identificar circunferência e círculo?
• O aluno soube representar os elementos da circunferência e as regiões do círculo?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.