30/10/2009
Maria de Fátima Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Construir a reta de Euler.
As cevianas de um triângulo e o circuncentro de um triângulo.
Professor o tema que será abordado, sobre a reta Euler, sugere-se os alunos conhecerem um pouco da vida do matemático suíço Leonhard Euler, que provou que o circuncentro, o baricentro e o ortocentro de um triângulo são colineares e por conseqüência a reta que passa por esses três pontos é chamada reta de Euler.
Euler
A construção poderá ser feita em sala de aula,com uso dos instrumentos de desenho ou em um laboratório de informativa com o software Cabri-Geomètre ou software gratuito Geogebra a fim de demonstrar os alunos desse fato.
Atividade prática
Professor se houver sala de informática e puder solicitar a construção da reta de Euler para os alunos, será interessante porque eles poderão representar diversos tipos de triângulos e determinar novas retas de Euler.
Se não puder trabalhar com os alunos em laboratório, solicite a execução da tarefa, com os instrumentos de Desenho em sala de aula e faça desafios com diversos tamanhos de triângulos. Solicite uma pesquisa para apresentação em seminário sobre
Leonhard Euler.
Professor, para trabalharmos com as transformações isométricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
• O aluno soube conceituar e construir o encontro das alturas (Ortocentro)?
• O aluno soube conceituar e construir o encontro das medianas (Baricentro)?
• O aluno soube conceituar e construir o circuncentro? (Encontro das mediatrizes)?
• O aluno identificou e representou a reta de Euler?
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