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O encontro de pontos colineares na reta de Euler

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir a reta de Euler.

Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As cevianas de um triângulo e o circuncentro de um triângulo.

Estratégias e recursos da aula

Professor o tema que será abordado, sobre a reta Euler, sugere-se os alunos conhecerem um pouco da vida do matemático suíço Leonhard Euler, que provou que o circuncentro, o baricentro e o ortocentro de um triângulo são colineares e por conseqüência a reta que passa por esses três pontos é chamada reta de Euler.

 
Euler


A construção poderá ser feita em sala de aula,com uso dos instrumentos de desenho ou em um laboratório de informativa com o software Cabri-Geomètre ou software gratuito Geogebra a fim de demonstrar os alunos desse fato.



Atividade prática
Professor se houver sala de informática e puder solicitar a construção da reta de Euler para os alunos, será interessante porque eles poderão representar diversos tipos de triângulos e determinar novas retas de Euler.
Se não puder trabalhar com os alunos em laboratório, solicite a execução da tarefa, com os instrumentos de Desenho em sala de aula e faça desafios com diversos tamanhos de triângulos. Solicite uma pesquisa para apresentação em seminário sobre
Leonhard Euler.

Recursos Complementares

Professor, para trabalharmos com as transformações isométricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

• O aluno soube conceituar e construir o encontro das alturas (Ortocentro)?
• O aluno soube conceituar e construir o encontro das medianas (Baricentro)?
• O aluno soube conceituar e construir o circuncentro? (Encontro das mediatrizes)?
• O aluno identificou e representou a reta de Euler?

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