Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As arestas não visíveis

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar um sólido geométrico e as arestas não visíveis.

Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas geométricas espaciais e planificação de um sólido.

Estratégias e recursos da aula

Professor a partir de modelos de embalagens sugere-se materiais variados como: papel, madeira ou acrílico para poder ampliar todas as formas e elementos que possam ajudar o aluno na identificação das arestas não visíveis. O objetivo maior deste tema é ajudar o aluno na representação da aresta não visível em uma forma tridimensional que não seja transparente.


Exemplo 1
Se tivermos uma embalagem com a forma de um tetraedro Fig.1, observe professor o aluno apresenta um pouco de dificuldade de enxergar todas as arestas do sólido espacial, pois a sua atenção se volta apenas para a parte externa da figura.
Uma possibilidade de ajudar o aluno para melhorar a sua visão espacial, seria a embalagem ser planificada, ou seja, temos a forma desmontada.

Exemplo 2
Desta forma facilita a observação dos elementos: arestas visíveis e não visíveis apresentados no plano horizontal. Observe o exemplo do prisma de base hexagonal.



A questão professor é a demonstração de formas espaciais montadas e planificadas que possibilitarão maior treino visual destas formas e facilitarão o reconhecimento tanto dos elementos como a representação espacial.

Atividade prática
Organize com os alunos uma montagem de várias embalagens trazidas por eles, onde desenvolveriam novos projetos de embalagens originais, podendo ser explorados todos os elementos contidos nas formas quando planificadas.
Exemplo de um hexaedro todo ornamentado.
Procure incentivá-los a pesquisa sobre vários assuntos ligados a embalagens no mercado de publicidade e com as embalagens desenvolvidas, sugira uma exposição Artes.

Recursos Complementares

Professor, para trabalharmos com as transformações isométricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

• Os alunos foram capazes de reconhecer as formas geométricas espaciais e seus elementos?
• Reconheceram que as figuras planificadas auxiliam muito na visão espacial de uma forma tridimensional.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.