30/10/2009
Maria de Fátima Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Identificar um sólido geométrico e as arestas não visíveis.
Formas geométricas espaciais e planificação de um sólido.
Professor a partir de modelos de embalagens sugere-se materiais variados como: papel, madeira ou acrílico para poder ampliar todas as formas e elementos que possam ajudar o aluno na identificação das arestas não visíveis. O objetivo maior deste tema é ajudar o aluno na representação da aresta não visível em uma forma tridimensional que não seja transparente.
Exemplo 1
Se tivermos uma embalagem com a forma de um tetraedro Fig.1, observe professor o aluno apresenta um pouco de dificuldade de enxergar todas as arestas do sólido espacial, pois a sua atenção se volta apenas para a parte externa da figura.
Uma possibilidade de ajudar o aluno para melhorar a sua visão espacial, seria a embalagem ser planificada, ou seja, temos a forma desmontada.
Exemplo 2
Desta forma facilita a observação dos elementos: arestas visíveis e não visíveis apresentados no plano horizontal. Observe o exemplo do prisma de base hexagonal.
A questão professor é a demonstração de formas espaciais montadas e planificadas que possibilitarão maior treino visual destas formas e facilitarão o reconhecimento tanto dos elementos como a representação espacial.
Atividade prática
Organize com os alunos uma montagem de várias embalagens trazidas por eles, onde desenvolveriam novos projetos de embalagens originais, podendo ser explorados todos os elementos contidos nas formas quando planificadas.
Exemplo de um hexaedro todo ornamentado.
Procure incentivá-los a pesquisa sobre vários assuntos ligados a embalagens no mercado de publicidade e com as embalagens desenvolvidas, sugira uma exposição Artes.
Professor, para trabalharmos com as transformações isométricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
• Os alunos foram capazes de reconhecer as formas geométricas espaciais e seus elementos?
• Reconheceram que as figuras planificadas auxiliam muito na visão espacial de uma forma tridimensional.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante essa aula! Realmente a maioria dos alunos têm dificuldades em notar a exixtencia desas arestas invisíveis.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito obrigada Daniela.
24/03/2010
Cinco estrelasParabens!