19/11/2009
Marco Guilherme. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Equlíbrio
projeção de acontecimentos futuros
Ritmo
Reação para tomadas de decisão
Latrealidade
http://www.youtube.com/watch?v=MTYP_38F0HA&feature=player_embedded
Coloque a turma em uma sala ampla, sem cadeiras, ou mesmo no pátio da escola. Certifique-se que os alunos se mantenham afastados por pelo menos dois braços uns dos outros e à sua frente e costas.
Explique que a brincadeira é rodar no mesmo lugar na velocidade em que achar que está o ritmo da voz do professor. Quanto mais rápido o professor falar, mais rápido os alunos deverão girar. O professor deverá começar falando devagar, calmamente, sobre uma rotina regular, equilibrada, que englobe igualmente responsabilidades e prazeres.
Durante esta explanação, algumas vezes, parar para perguntar se os alunos estão tontos e dar a eles esta breve pausa é uma opção interessante, uma vez que o professor pode até perguntar sobre o texto lido ou a história contada e medir, assim, a concentração dos alunos.
Depois, fale rapidamente, bem acelerado, como uma metralhadora, atividades de um dia sem estrutura, cheio de coisas para fazer. Neste ponto, a criança deve estar girando como um pião, tanto que, no fim deste “dia”, parar estará fora de cogitação.
Coloque os alunos agora em fila, em frente a uma linha e peça para que todos andem em linha reta. A dificuldade pela falta de orientação no equilíbrio será enorme. Deixe que esta dificuldade seja bem aparente fazendo com que os alunos andem em linha reta tendo o menor tempo possível entre o rodopio e o começo da caminha em linha reta.
Reúna agora os alunos no centro da sala ou do pátio e converse com eles sobre esta experiência. Construa um paralelo com a vida diária e cheia de compromissos e como a gente fica confuso quanto mais o dia é cheio de atividades. Solicite que eles, e não o professor, façam uma comparação com alguma atividade do dia a dia e a partir da respostas, pontue o comportamento. Coloque ter uma vida agitada não significa perder o controle como se perde o controle do equilíbrio enquanto se está rodando. Escute as versões das pessoas e rebata com a própria experiência.
Aproveite o tema do filme colocado no início da aula e incentive os alunos a pensarem no que são, ou seja, donos das próprias atitudes. O valor da honestidade e ombridade no trabalho e na vida, da dignidade e do caráter. Colocar o quão importante é ter boas atitudes em frente às diversidades.
A avaliação será o próprio envolvimento dos alunos na dinâmica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!