Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gira - gira

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Equlíbrio

projeção de acontecimentos futuros

Ritmo

Reação para tomadas de decisão

Latrealidade

Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.
Estratégias e recursos da aula
Reúna a turma na sala de video e passe o seguinte video:

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=MTYP_38F0HA&feature=player_embedded

ATV1

Coloque a turma em uma sala ampla, sem cadeiras, ou mesmo no pátio da escola. Certifique-se que os alunos se mantenham afastados por pelo menos dois braços uns dos outros e à sua frente e costas.
Explique que a brincadeira é rodar no mesmo lugar na velocidade em que achar que está o ritmo da voz do professor. Quanto mais rápido o professor falar, mais rápido os alunos deverão girar. O professor deverá começar falando devagar, calmamente, sobre uma rotina regular, equilibrada, que englobe igualmente responsabilidades e prazeres.
Dica 2Durante esta explanação, algumas vezes, parar para perguntar se os alunos estão tontos e dar a eles esta breve pausa é uma opção interessante, uma vez que o professor pode até perguntar sobre o texto lido ou a história contada e medir, assim, a concentração dos alunos.
Depois, fale rapidamente, bem acelerado, como uma metralhadora, atividades de um dia sem estrutura, cheio de coisas para fazer. Neste ponto, a criança deve estar girando como um pião, tanto que, no fim deste “dia”, parar estará fora de cogitação.

ATV1

Coloque os alunos agora em fila, em frente a uma linha e peça para que todos andem em linha reta. A dificuldade pela falta de orientação no equilíbrio será enorme. Deixe que esta dificuldade seja bem aparente fazendo com que os alunos andem em linha reta tendo o menor tempo possível entre o rodopio e o começo da caminha em linha reta.
Reúna agora os alunos no centro da sala ou do pátio e converse com eles sobre esta experiência. Construa um paralelo com a vida diária e cheia de compromissos e como a gente fica confuso quanto mais o dia é cheio de atividades. Solicite que eles, e não o professor, façam uma comparação com alguma atividade do dia a dia e a partir da respostas, pontue o comportamento. Coloque ter uma vida agitada não significa perder o controle como se perde o controle do equilíbrio enquanto se está rodando. Escute as versões das pessoas e rebata com a própria experiência.

Dica 2Aproveite o tema do filme colocado no início da aula e incentive os alunos a pensarem no que são, ou seja, donos das próprias atitudes. O valor da honestidade e ombridade no trabalho e na vida, da dignidade e do caráter. Colocar o quão importante é ter boas atitudes em frente às diversidades.

Dica 2Professor, está disponibilizado no campo Recursos Complementares, o link de acesso à aula intitulada Amarula, que trabalha conceitos de lateralidade e conhecimento corporal. Unir as aulas para um melhor entendimento, percepção e desenvolvimento do aluno é interessante.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será o próprio envolvimento dos alunos na dinâmica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.