Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Auto Consciência

 

11/12/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Consciência corporal

Reconhecer necessidades especiais

Melhorar a oralização

Duração das atividades
2 aulas (de 50 minut0s)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta atividade
Estratégias e recursos da aula

Para vc professor que trabalha no ensino fundamental inicial, final ou médio com alunos inclusivos cegos ou com baixa visão. Inicie a aula com  os seguintes videos:

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=7M66QKEonlc

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=CIT6bKbime0

Esta atividade deverá ser executada em um espaço limpo e cimentado de preferência, podendo ser aberto ou fechado

O professor instrui os alunos para o que irá executar:

ATV1

-os alunos serão distribuidos em fileiras de acordo com o número de alunos, de forma que entre eles se forme um "corredor" de aproximadamente de 1metro.

fileira

-Os alunos se sentarão no chão,  com as pernas cruzadas, e com os olhos vendados.

- o professor, passará nesse corredor, alguns objetos e o aluno, ao perceber que o objeto já tenha passado por ele, estende o braço na tentativa de alcançá-lo.

A  sensibilidade estará sendo trabalhada desta forma, assim como a atenção.

Frisar a importância do silêncio enquanto na experimentação dos objetos.

Os objetos deverão se alternar em forma, tamanho e barulho( pequenos ou grandes e mais ou menos barulhentos).

Os alunos com esse problema de visão deverão ser bem observados no tocante a: ansiedade, disciplina, coordenação motora e grau de acerto, pois espera-se que o seu desempenho nesse último quesito supere o desempenho dos demais colegas.

Em seguida, solicite que os alunos se levantem. Enquanto eles se alongam e desfazem da posição inicial,  faça um barulho com um sino, ou com um instrumento musical(triângulo) e peça que todos ainda com os olhos vendados caminhem , acompanhando o som.

Dica 2Alternar essa proposta com silêncios e barulhos e filmar o desenvolvimento dos alunos para uma discussão posterior é interessante.

ATV1

Coloque os alunos novamente em fila, em pé, ainda com os olhos vendados e formando novamente o corredor com aproximadamente 1 metro de largura, como na primeira atividade.

Aproveitando a mesma proposta inicial, faça correr bolas com chucalho, ou passe correndo entre eles,

Uma sugestão é utilizar materiais (sucata) amarradas em um barbante, puxados em um dos lados para exigir a sensibilidade de cada um.

Voce poderá também fazer rolar um cilindro metálico e variar conforme a disponibilidade de materiais.

ATV3

Solicite a retirada da venda dos olhos, e faça um pequeno relato sobre as descobertas. Neste instante, permita que eles sejam o atores principais e cheguem às conclusões que se espera deste trabalho.  Conduza a dinâ mica de forma a permiti r uma análise profunda sobre comportamentos, dificuldades, domínio, conquistas, etc...

Dica 2Elejer qual das atividades foi a mais difícil e explicar o porquê é interessante para melhorar a oralização, conhecer pontos de vista diferentes e fazer com que a assimilação da experiência vivida seja mais eficiente.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será o próprio envolvimento dos alunos na atividades e uma atividade por escrito sobre os problemas causados pela visão ou as conquistas, a partir dos movimentos, para ser recolhida e avaliada nos aspectos propostos pelos objetivos iniciais da aula

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.