11/12/2009
Marco Guilherme. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Consciência corporal
Reconhecer necessidades especiais
Melhorar a oralização
Para vc professor que trabalha no ensino fundamental inicial, final ou médio com alunos inclusivos cegos ou com baixa visão. Inicie a aula com os seguintes videos:
http://www.youtube.com/watch?v=7M66QKEonlc
http://www.youtube.com/watch?v=CIT6bKbime0
Esta atividade deverá ser executada em um espaço limpo e cimentado de preferência, podendo ser aberto ou fechado
O professor instrui os alunos para o que irá executar:
-os alunos serão distribuidos em fileiras de acordo com o número de alunos, de forma que entre eles se forme um "corredor" de aproximadamente de 1metro.
-Os alunos se sentarão no chão, com as pernas cruzadas, e com os olhos vendados.
- o professor, passará nesse corredor, alguns objetos e o aluno, ao perceber que o objeto já tenha passado por ele, estende o braço na tentativa de alcançá-lo.
A sensibilidade estará sendo trabalhada desta forma, assim como a atenção.
Frisar a importância do silêncio enquanto na experimentação dos objetos.
Os objetos deverão se alternar em forma, tamanho e barulho( pequenos ou grandes e mais ou menos barulhentos).
Os alunos com esse problema de visão deverão ser bem observados no tocante a: ansiedade, disciplina, coordenação motora e grau de acerto, pois espera-se que o seu desempenho nesse último quesito supere o desempenho dos demais colegas.
Em seguida, solicite que os alunos se levantem. Enquanto eles se alongam e desfazem da posição inicial, faça um barulho com um sino, ou com um instrumento musical(triângulo) e peça que todos ainda com os olhos vendados caminhem , acompanhando o som.
Alternar essa proposta com silêncios e barulhos e filmar o desenvolvimento dos alunos para uma discussão posterior é interessante.
Coloque os alunos novamente em fila, em pé, ainda com os olhos vendados e formando novamente o corredor com aproximadamente 1 metro de largura, como na primeira atividade.
Aproveitando a mesma proposta inicial, faça correr bolas com chucalho, ou passe correndo entre eles,
Uma sugestão é utilizar materiais (sucata) amarradas em um barbante, puxados em um dos lados para exigir a sensibilidade de cada um.
Voce poderá também fazer rolar um cilindro metálico e variar conforme a disponibilidade de materiais.
Solicite a retirada da venda dos olhos, e faça um pequeno relato sobre as descobertas. Neste instante, permita que eles sejam o atores principais e cheguem às conclusões que se espera deste trabalho. Conduza a dinâ mica de forma a permiti r uma análise profunda sobre comportamentos, dificuldades, domínio, conquistas, etc...
Elejer qual das atividades foi a mais difícil e explicar o porquê é interessante para melhorar a oralização, conhecer pontos de vista diferentes e fazer com que a assimilação da experiência vivida seja mais eficiente.
A avaliação será o próprio envolvimento dos alunos na atividades e uma atividade por escrito sobre os problemas causados pela visão ou as conquistas, a partir dos movimentos, para ser recolhida e avaliada nos aspectos propostos pelos objetivos iniciais da aula
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!