Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura da fábula A

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marilda Clareth Bispo de Oliveira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. A organização de textos narrativos.
2. A intenção argumentativa de textos literários.
3. Recursos usados para representar e construir sentidos.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura

Estratégias e recursos da aula

1ª ETAPA

  1. Apresentação para os alunos do vídeo I: “A Formiga e a Cigarra”

 O vídeo se encontra disponível no endereço abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY

  1. Após a apresentação do vídeo, organizar a turma em grupos de 04 alunos e pedir  para discutirem e formularem respostas para as questões propostas. Cada aluno deve escrever a resposta no caderno.

1. 1. Qual é a história narrada?

1.2. Onde e quando acontece a história?

1.3. Em poucas palavras, conte o clímax e o desfecho da história.

1.4. A Cigarra pode ser identificada como uma artista? Por quê?

1.5. A Formiga está representando que classe social? Justifique.

1.6. Quem é criticada na história? Por quê?

1.7. Podemos dizer que o contexto em que ocorre a história é próprio de uma sociedade capitalista?

1.8. Explique o tipo de relação estabelecida entre a Formiga e a Cigarra.

1.9. A Atitude ou o comportamento que deve ser evitado é o da Formiga ou o da Tartaruga? Por quê?

1.10. O que é discutido, a partir desta fábula?

1.11. Com base na história narrada, escreva a opinião defendida pelo autor.

2ª ETAPA

1. Exposição oral das respostas formuladas pelos alunos. Cada grupo  escreve um texto em que apresente as respostas. Enquanto são feitas as comun icações, cada grupo de verá observar como for am organizadas as apre sentações. Para isto d everá fazer anotações, considerando os segu intes critérios:

  • adequação da linguagem utilizada;
  • atitude comunicativa de cada um dos participantes do grupo
  • organização, estrutura do discurso oral;
  • forma de interação do grupo com a turma;
  • semelhanças e diferenças entre as respostas produzidas;
  • objetivo comunicativo, de acordo com a proposta de trabalho realizado.
  • Ao final desta atividade, cada grupo fará um comentário,uma avaliação escrita dos trabalhos apresentados.
  • Professor, para facilitar as anotações e o comentário que os alunos deverão fazer, sugiro o preenchimento do quadro abaixo como uma ficha de avaliação.Os conceitos Ótimo (O), Muito bom (MB),Bom (B ), Regular (R ) e Fraco ( F ) podem facilitar. Sugiro também que os alunos escrevam o comentário, a partir dos critérios definidos, e entreguem ao professor.

    Ficha de avaliação

    Grupo I (Nome dos alunos que compõem o grupo)

    Conceito: O,  MB, B, R, F

    Observações

    1.Adequação da linguagem

    2.Atitude comunicativa do grupo

    3. Organização do texto oral

    4. Interação do grupo com a turma

    5. Semelhanças e diferenças entre as respostas

    6. Objetivo comunicativo foi atendido?

    7. Pontualidade

    3ª ETAPA

    1. Assista agora ao vídeo II e observe se o tratamento dispensado à Cigarra, na fábula, defende a arte como um elemento importante, na sociedade capitalista, em que vivemos. Escreva um texto em que você argumente a favor ou contra esta idéia. Pode citar elementos do vídeo e/ou outros exemplos que você conhece para ilustrar a sua opinião.

    http://www.youtube.com/watch?v=hqVvZmr3dhE

    2. No primeiro vídeo a que você assistiu o desfecho é diferente. Com que objetivo o autor do vídeo modificou o final?

    Recursos Complementares

    A aula publicada no Portal do Professor poderá contribuir para tornar mais interessante a leitura da fábula "A Cigarra e a Formiga". È uma versão animada da fábula em vídeo.

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=563

    No link abaixo, há uma apresentação da fábula a " A Cigarra e a Formiga". Pode também ser utilizada pelo professor, para a leitura proposta na aula.

    http://www.carlrogers.com.br/projetos/insetos/formiga/fabula.htm

    Avaliação

    Avaliação
    1. Escreva uma fábula em que você discute o tema da inveja. Lembre-se que os personagens devem ser animais que representam seres humanos. A atitude e o comportamento da inveja pode ser defendido ou atacado, segundo a opinião que você defender. A argumentação deve ser convincente, portanto apresente personagens e ações que retratem a inveja e o que acontece quando se vive esta experiência. A moral da história pode vir implícita ou explícita.

    Opinião de quem acessou

    Sem estrelas 0 classificações

    • Cinco estrelas 0/0 - 0%
    • Quatro estrelas 0/0 - 0%
    • Três estrelas 0/0 - 0%
    • Duas estrelas 0/0 - 0%
    • Uma estrela 0/0 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.