30/11/2009
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
1. A organização de textos narrativos.
2. A intenção argumentativa de textos literários.
3. Recursos usados para representar e construir sentidos.
Habilidades básicas de leitura
1ª ETAPA
O vídeo se encontra disponível no endereço abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY
1. 1. Qual é a história narrada?
1.2. Onde e quando acontece a história?
1.3. Em poucas palavras, conte o clímax e o desfecho da história.
1.4. A Cigarra pode ser identificada como uma artista? Por quê?
1.5. A Formiga está representando que classe social? Justifique.
1.6. Quem é criticada na história? Por quê?
1.7. Podemos dizer que o contexto em que ocorre a história é próprio de uma sociedade capitalista?
1.8. Explique o tipo de relação estabelecida entre a Formiga e a Cigarra.
1.9. A Atitude ou o comportamento que deve ser evitado é o da Formiga ou o da Tartaruga? Por quê?
1.10. O que é discutido, a partir desta fábula?
1.11. Com base na história narrada, escreva a opinião defendida pelo autor.
2ª ETAPA
1. Exposição oral das respostas formuladas pelos alunos. Cada grupo escreve um texto em que apresente as respostas. Enquanto são feitas as comun icações, cada grupo de verá observar como for am organizadas as apre sentações. Para isto d everá fazer anotações, considerando os segu intes critérios:
Professor, para facilitar as anotações e o comentário que os alunos deverão fazer, sugiro o preenchimento do quadro abaixo como uma ficha de avaliação.Os conceitos Ótimo (O), Muito bom (MB),Bom (B ), Regular (R ) e Fraco ( F ) podem facilitar. Sugiro também que os alunos escrevam o comentário, a partir dos critérios definidos, e entreguem ao professor.
Ficha de avaliação
Grupo I (Nome dos alunos que compõem o grupo) |
Conceito: O, MB, B, R, F |
Observações |
1.Adequação da linguagem |
||
2.Atitude comunicativa do grupo |
||
3. Organização do texto oral |
||
4. Interação do grupo com a turma |
||
5. Semelhanças e diferenças entre as respostas |
||
6. Objetivo comunicativo foi atendido? |
||
7. Pontualidade |
3ª ETAPA
http://www.youtube.com/watch?v=hqVvZmr3dhE
2. No primeiro vídeo a que você assistiu o desfecho é diferente. Com que objetivo o autor do vídeo modificou o final?
A aula publicada no Portal do Professor poderá contribuir para tornar mais interessante a leitura da fábula "A Cigarra e a Formiga". È uma versão animada da fábula em vídeo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=563
No link abaixo, há uma apresentação da fábula a " A Cigarra e a Formiga". Pode também ser utilizada pelo professor, para a leitura proposta na aula.
Avaliação
1. Escreva uma fábula em que você discute o tema da inveja. Lembre-se que os personagens devem ser animais que representam seres humanos. A atitude e o comportamento da inveja pode ser defendido ou atacado, segundo a opinião que você defender. A argumentação deve ser convincente, portanto apresente personagens e ações que retratem a inveja e o que acontece quando se vive esta experiência. A moral da história pode vir implícita ou explícita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!