17/09/2008
EZIQUIEL MENTA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
As estratégias utilizadas serão:
- utilização do laboratório de informática;
- aula interativa em grupos em sala de aula e no laboratório de informática;
ATIVIDADE 1
O professor apresentará aos estudantes a fábula A CIGARRA E A FORMIGA:
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para se aproveitar! O verão é para se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque e quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para a cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo!
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9
Após a leitura do texto, os alunos devem ser divididos em pequenos grupos. Nestes grupos os estudantes devem indicar uma relação de palavras que caracterizam as personagens Cigarra e Formiga.
ATIVIDADE 2
No laboratório de informática os alunos devem inicialmente acessar o site:
http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm
O vídeo é uma versão animada da fábula " A Cigarra e a Formiga" que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os alunos. Vale a pena comentar que este é um texto antigo e amplamente conhecido.
Neste momento, o professor deve registrar todos os apontamentos dos alunos. Observando os comentários dos estudantes, o professor indicará ou não a necessidade de pesquisa. Exemplo: pode-se orientar uma pesquisa com os estudantes para o significado da expressão valores morais e das palavras associadas a esses valores que os alunos indicaram na relação de palavras que realizaram na atividade 1. O professor deve conduzir a pesquisa, de forma que os alunos ao final da atividade conheçam o conceito de fábula.
Esses são alguns sites que podem ser indicados aos estudantes para conhecerem esse conceito:
http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html
http://br.geocities.com/mitologica_2000/hisfabulas.htm
ATIVIDADE 3
Ainda no laboratório de informática, o professor indicará o site abaixo para os alunos acessarem. Trata-se de um recurso de áudio que retrata uma nova versão para a fábula "A Cigarra e a Formiga". Nesta versão a cigarra transforma-se em uma cantora famosa e a moral da estória está em uma relação equilibrada entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo. Os alunos devem retomar a lista de características para as personagens Cigarra e Formiga desenvolvida na atividade 1 e promover as alterações necessárias.
Retornando à sala de aula o professor pode promover uma discussão sobre a versão abordada na mídia questionando aos estudantes sobre os pontos que concordam em cada versão da fábula apresentada .
ATIVIDADE 4
Em sala de aula os alunos devem elaborar, em pequenos grupos, a própria versão para a fábula. A criatividade deve partir de cada grupo e o professor deve orientar os alunos para que não façam cópias, pois a atividade consiste em reescrever a fábula, ou seja, com a ótica de um novo olhar.
ATIVIDADE 5
Essa atividade se constituirá da tarefa de transposição da estória criada em cada grupo por uma história em página web. Para isso os alunos poderão criar wikis. Cada wiki será formada pelo texto criado em sala de aula e enriquecida com imagens e links que agreguem informações ao texto, seja para esclarecer o significado de alguma palavra ou levar mais informação ao leitor da wiki. Ao final da atividade os grupos devem interagir, fazendo comentários uns nos textos dos outros, na própria estrutura da wiki.
Nome | Tipo |
---|---|
Fábulas: parte 2 [Categorias Literárias] | Áudio |
Quatro estrelas 157 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/03/2013
Quatro estrelasÓtimo! Muito acessível para quem está iniciando.
14/09/2012
Cinco estrelasÉ tudo o que eu precisava. Excelente.
19/05/2012
Quatro estrelasAchei ótima a aula, todas as aulas do prtal do professor estão de PARABÉNS. Sou professora do ensino fundamental adoro aulas criativas com dinâmicas. Um abraço.
23/04/2012
Cinco estrelasEsta atividade é excelente para explorar sobre a importância do trabalho em nossas vidas.
06/04/2012
Cinco estrelasParabéns sua sugestão é muito boa.
07/03/2012
Cinco estrelasGostei muito de sua metodologia de trabalho.É uma aula q desperta o interesse dos alunos sobre a importancia da leitura e escrita em nossa vida e ainda os faz refletirem sobre a situação moral e social do individuo na sociedade.Maravilha!!!
04/03/2012
Cinco estrelasadorei essa aula vou passar para os meus alunos
07/02/2012
Cinco estrelasEstava procurando algo que me inspirasse em m inhas aulas de redação e foi aqui que encontrei. Parabéns!
02/02/2012
Cinco estrelasMuito legal as indicações, principalmente porque abre muitas possibilidades de adaptações.
30/12/2011
Cinco estrelasParabéns pela essa aula!Aula que irei trabalhar sim,e que concerteza meus alunos vao adorar ! Obrigadapo compartinhar conosco !
21/12/2011
Cinco estrelasMuito interessante, vou adaptar a realidade da minha sala de aula. Obrigada
26/10/2011
Cinco estrelasGostei!Achei de mais! Há eu sou criança e usei a fabula para faser um trabalho de portugues!
22/10/2011
Cinco estrelasExcelente! Muito criativa,os alunos gostam desse método de aula,porque ficar só na sala é cansativo;pena que à escola da qual faço parte não tem internet ainda,mas assim que tiver estarei trabalhando e,lhe enviarei o resultado.
17/10/2011
Cinco estrelasConteúdo maravilhoso. vai me ajudar muito.
16/10/2011
Cinco estrelase muito bom esse seu projetoparabens sempre preciso de pesquezar trabalho por esse motivo procurei neste site obrigado excelente
19/09/2011
Cinco estrelasAdorei, e foi bom relembrar dessa história minha mãe me contava quando tinha meus nove anos isso já faz 18 anos atrás. Muito bom mesmo Rita....
14/09/2011
Quatro estrelasBrilhante aula Rita. Gosto muito da sua versão. Já anotei sua aula, posso desenvolver com meus alunos, não é?! Obrigada! Um bom trabalho pra ti, querida. Abraços.
14/07/2011
Cinco estrelaseu gostei mt da aula tb achei bem criativa interessante,ou seja nota 100000000
30/06/2011
Quatro estrelasGostei muito da proposta. O uso de tecnologias para atrair a atenção dos educandos facilitará a aquisição de conhecimentos, além de trabalhar os valores morais.
02/06/2011
Cinco estrelasConsidero a aula excelente, pelo fato de a mesma levar de forma espontania o aluno a refletir sobre suas praticas, principalmente no momento em que os mesmos participam de varias atividades feitas de forma sequenciadas.
24/05/2011
Três estrelasSó precisa arrumar a palavra "estória" que é herança errada da língua inglesa, lá tem "story" e "history" - mas aqui só tem história, seja fictícia ou real.
24/05/2011
Cinco estrelasExcelente qualidade,tem tudo a ver com a forma de trabalhar a tecnologia a serviço da educação. Parabéns!!!!!!
19/05/2011
Cinco estrelasSimplesmente fantástica essa aula
18/05/2011
Cinco estrelasExcelente material. Muito bom para aula de produção textual das turmas menores. Parabéns
01/05/2011
Quatro estrelasUm trabalho bem estruturado e organizado, gostei e aprendi muito. Estou procurando dinâmicas para trabalhar valores com os alunos.
18/04/2011
Cinco estrelasExcelente aula, a reconstrução da fábula em grupo possibilita opiniões diversas de toda a sala.
04/04/2011
Cinco estrelasMuito boa, mais uma fonte, mais uma aula diferente. Vou aproveitá-la ao máximo. Obrigada!!
04/04/2011
Quatro estrelasAmei. Trabalho com o 4ºano em uma escola particular e este texto me foi muito útil. As crianças amaram também tanto o texto (fábula) quanto as atividades.( Fiz algumas adaptações de acordo com o material que possuía no momento.)
18/03/2011
Cinco estrelasescelente, é mais uma fonte de ajuda, obrigada
16/03/2011
Cinco estrelasGostei muito.Há riqueza de detalhes no planejamento ,tornando a explicação do mesmo muito claro.Além disso , a fábula "A cigarra e a formiga "é bem conhecida ,comovente e de fácil entendimento.Parabéns
13/03/2011
Quatro estrelasMaravilhosa essa sugestão de aula, irei aplicá-la com os alunos. Parabéns...
11/03/2011
Cinco estrelasachei otima! parabens!
05/03/2011
Cinco estrelasParabéns, professora!Adorei a sugestão.Irei aplicá-la já na próxima semana.Obrigada.
26/02/2011
Quatro estrelasMuito rica esta aula,através desta fábula podemos trabalhar vários conceitos como solidariedade,a importância do lazer na vida do individuo... parabéns!!!
13/02/2011
Cinco estrelasParabéns, gostei muito da sugestão dessas aulas. É uma forma bem dinâmica de trabalhar os valores morais, além de estar trabalhando outras atividades.
11/02/2011
Cinco estrelasAula bem criativa, dinâmica e certamente proporcionará ao alunado uma interação. A aula já inicia mostrando valores. Parabéns!!!!
26/01/2011
Quatro estrelasAdorei...É uma sugestão de aula magnífica! Parabéns!
26/11/2010
Quatro estrelasé prazeroso ver como se pode trabalhar uma histótia aparentemente inocente , conceitos tão básicos de caráter e conduta
24/11/2010
Cinco estrelasMuito interessante e dinâmica esta atividade. Assim que o laboratório de informática for implantado em minha escola, desenvolverei-a integralmente, enquanto isso, fazendo as adaptações necessárias, trabalharei outros textos seguindo algumas orientações desta proposta que utilize produção textual e pesquisa na biblioteca.
13/11/2010
Três estrelasACHEI INTERESSANTE ESSA ATIVIDADE E VOU ACRESCENTÁ-LA NAS MINHAS.
26/10/2010
Quatro estrelasachei muito bom as aulas e muito fundamental
14/10/2010
Cinco estrelasmaravilhosa essa aula gostei muito. Parabéns.
29/09/2010
Cinco estrelasO trabalho com as fábulas permite ao professor: ensinar e discutir diversos valores éticos e morais; explorar a criatividade dos alunos através da reelaboração textual e o contato com as novas tecnologias que são uma fonte de conhecimento se usadas de maneira consciente e ética.
25/09/2010
Quatro estrelasA sugestão da aula é muito criativa. Traz atividades práticas para os alunos, despetanto assim o desejo de aprender.
23/09/2010
Quatro estrelasBoa aula colega. Um grande abraço.
23/09/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula! Muito bem elaborada.
15/09/2010
Quatro estrelasAdorei sua aula , Parabéns
14/09/2010
Quatro estrelasParabéns!!! Adorei sua aula.
14/09/2010
Quatro estrelasParabéns!!! Achei um ótimo incentivo a leitura.
11/09/2010
Quatro estrelasótima
22/08/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante esta sugestão de aula e queria aproveitar pra parabenizar à criadora dela!Agradeço, ainda, por ter compartilhado conosco tal ideia, que porei em prática em breve, assim que eu voltar a trabalhar com o Ensino Fundamental. Ou pode trabalhar tb com o Ensino Médio? Um abraço.
08/08/2010
Cinco estrelasA aula é bem diferente, pois alia o uso da internet ao gênero tradicionalmente trabalhado em sala de aula, o que dá mais movimento e amplia a ideia do texto explorado. Excelente!
07/08/2010
Quatro estrelasEstava precisando de uma bela ideia para trabalhar fabula essa é ótima,parabéns!
06/08/2010
Cinco estrelasMuito boa essa aula. Vou colocá-la em prática!
04/08/2010
Três estrelasA aula além de interessante é bastante significativa. Os alunosgostaram.
17/07/2010
Três estrelasGostei muito de sua aula.
14/07/2010
Cinco estrelasAulas muito significativas.Já trabalhei com esta fábulas e foi muito bom.Pretendo trabalhar ela da forma como vc trabalhou.Beijoss..Parabéns.
13/07/2010
Cinco estrelasMaravilhoso, uma aula diferente e criativa. Parabéns!
13/07/2010
Quatro estrelasBoa tarde! Falar de fábulas é bem divertido, eu acho. Gostei. Os alunos com certeza irão gostar. Um abraço. Claudia Tibaes S.J.C - SP
22/06/2010
Quatro estrelasAdorei, vou utilizar nas minhas aulas ,valeu.
12/05/2010
Quatro estrelasAdorei está fábula. É muito interessante a forma de se trabalhar reescrevendo estórias. Parabéns espero que tenha novas estratégias de se trabalhar, principalmente para alunos do 5º ano. Fico grata se receber mais
20/04/2010
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DA AULA, POIS ESTOU TRABALHANDO COM FABULA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO E USEI AS ATIVIDADES NO LABORATORIO DE IMFORMATICA
24/03/2010
Três estrelasCom essa aula nós educadores em interação com nossos educandos podemos descobrir através da Linguagem Digital o prazer da leitura, respeitando os valores diversificados encontrados nas fábulas, sem contar que os alunos buscarão através da ferramenta informática os mais diversos falares e uma compreensão maior do meio em que vivem. A produção textual ficará com um recheio volumoso, onde o professor sentirá satisfação para o que deseja alcançar no seu aluno(a).
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula é excelente. Se me autorizarem, quero aplicá-las com meus alunos do 3º ano do ensino fundamental. Nota 10. abraços.
24/03/2010
Cinco estrelasessa é uma forma divertida de ensinar
24/03/2010
Três estrelasInteressante e prazerosa essa aula. Abraços.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua aula.Acredito que aulas bem planejadas contribuiem de maneira mais significativa no aprendizado dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei mutio desta aula, pois ela é muito rica e prazerosa, com esta fabula o aluno poderá ir além da sua imaginação e conseguir fazer uma interpretação de texto bastante produtiva melhorando seus conchecimentos de leitura, e entendimento do texto.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei legal! E vou utilizá-la! Pois é preciso estimular a leitura e a produção de texto de uma forma significativa ao educando.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa, apliquei com uma turma de 6ª série e foi um grande sucesso. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Quatro estrelasGostei bastante desta aula, pois é rica em recursos, através de usos da tecnológia.
24/03/2010
Três estrelasachei uma excelente sugestão de aula , bastante interativa e criativa, levando o aluno a produzir textos com criatividade e realizados atividades lúdicas.
24/03/2010
Cinco estrelasACHEI MUITO CRIATIVO E INTERESSANTE TRAZER UMA "HISTORINHA DE INFÂNCIA" PARA O ENSINO MÉDIO E HAVER TODA ACEITAÇÃO NA SALA.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei... Gostei muito desta aula,vou usar nos meus planos de aula.... Amiga ja conhecia varias formas da historia da cigarra e da formiga, mas amei essa.Parabens. Fábulas: parte 2 [Categorias Literárias]
24/03/2010
Cinco estrelasadorei!!!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito dinâmica e bem elaborada.
24/03/2010
Três estrelasMuito bom seu projeto de aula. Com certeza colocarei em prática com meus alunos assim que nosso laboratório começar a funcionar. Obrigada pela sugestão.
24/03/2010
Três estrelasGostei muito da sua aula ela é bastante criativa e dinâmica, possibitando à nós professores interagir com os professores do lei,permitindo-nos juntamente c/ os alunos conviverem com as tecnologias existentes na escola,certamente irei utilizar sua sugestão nas minhas próximas aulas,parabés e obrigada pela ajuda.
24/03/2010
Três estrelasPrecisamos obter qualidade nos rendimentos de nossos alunos. Sua atividade, Rita de Cássia, faz-me lembrar um projeto que hora desenvolvemos em nossa e Escola de Ensino Profissional Cel. Manoel Rufino em Santa Quitéria, - O Projeto Roda de Leitura, onde o professor indica várias obras que são lidas e apresentadas pelos alunos leitores. Parabéns pelas aulas! É fundamental proporcionarmos o poder de discernimento pela intertextualização que dá mais vida aos conteúdos e saber aos educandos.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante, gostei bastante, creio que será excelente para trabalhar com os alunos.
24/03/2010
Três estrelasEstamos aqui praticando no laboratório de informática da rede municipal de ensino em Maceió e encontrei sua aula, parabéns espero criar outras melhores como a sua. Você conseguiu colocar em prática sua aula? qual foi o resultado? me adc no seu msn e poderemos trocar mais idéias, ok! um abraço e sucesso. eliane.
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI!!! tRABALHAR COM VÁRIAS VERSÕES DA FÁBULA PERMITE QUE O ALUNO PERCEBE QUE ELE TAMBÉM PODE REESCREVER O TEXTO , PODE SER AUTOR.
24/03/2010
Três estrelasAdorei suas sugestões, professora. Parabéns! Vou analisá-las para o curso de mídias que estou realizando aqui no Pará.
24/03/2010
Três estrelasCom uma aula assim, leva os alunos à obter dotes e preceitos de cidadania. Proporciona uma grande interação entre eles e favorecendo uma ampla visão de pensamento. E houve o uso riquíssimo de materiais pedagógicos, inclusive o do Laboratório de Informática. Parabéns a autora
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa sua aula, eu tb já trabalhei esta fábula com meus alunos do 6º ano e foi muito legal.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula foi muito bem elaborada, muito criativa. com ela, a professora conseguiu implantar uma metodologia construtivista, usando recursos tecnológicos com o objetivo de atrair a atenção do aluno e induzido-os a refletirem sobre temas pertinentes e de suma importância para a construção de seus futuros valores pessoais, morais etc.
24/03/2010
Cinco estrelasComo é bom vermos exemplos de boas aulas e , ássociar à nossa realidade , adoro trabalhar com fábulas que trazem ricas contribuições...
24/03/2010
Três estrelasÉ louvavel a sua aula... pois nos servirá para também podermos, realmente, trabalharmos com outras fábulas; não só no ensino fundamental, como também adaptá-las a realidade do ensino médio.
24/03/2010
Uma estrelaExcelente material
24/03/2010
Quatro estrelasParbéns a sua aula com certeza irá atingir os objetivos desejados.
24/03/2010
Quatro estrelasNa Busca de material para preparar um plano de aula cujo o tema é " Resgatando Valores- Usando Fábulas", encontrei um tesouro, o seu trabalho. Obrigada por compartilhar conosco este material de grande valia! Vamos utilizar.
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito boa !!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo esse plano de aula, com ele percebi o quanto é possivel trabalhar com os alunos de uma forma intertativae assim estimulado-os a utilização dos recursos tecnologicos.
24/03/2010
Cinco estrelasSão excelentes aulas, pena que na minha escola não tem laboratório algum.
24/03/2010
Cinco estrelasEU ACHEI OTIMO MUITO BOA A AULA DELA
24/03/2010
Três estrelasMuito interessante seu plano de aula. Certa vez me disseram que na escola "muito se cria e muito mais se copia". Vale a pena copiar seu plano. Só nos falta o laboratório de informática. Seu plano é muito rico e cheio de ideias e sugestões de sites. Abraços.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula... Amei a sugestão e irei colocá-la em prática amanhão mesmo. Muito obrigada!!!
24/03/2010
Quatro estrelasMeu nome é Ana Celia, sou professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Meus alunos são todos de escola pública e tem muita fificuldade para aprender. Após a leitura do roteiro da aula "A cigarra e a formiga" percebi como a elaboração do material facilitará o professor a desenvolver a aula seguindo o passo a passo. Achei importante também a variedade de recursos utilizados pelo professor como: vídeo, tv, computador, livros de histórias, laboratórios de informática que ajudam a aprender.
24/03/2010
Quatro estrelasEssa aula foi um achado e veio em boa hora, pois pude usá-la em um projeto "primeiro Aprender" desenvolvido aqui na escola e em todo o estado do Ceará.O projeto ,assim como essa aula, trabalha os gêneros literários.Valeu!!!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom, trabalhar com esse tipo de texto ajuda o aluno compreender certos valores que possa ainda não ter atentado.
24/03/2010
Quatro estrelasUm bom meio de divulgação para as colegas que tem dificuldades em elaborar projetos...
24/03/2010
Cinco estrelasPró, trabalhei esta semana com fábulas e para introduzir analisamos as fábulas “A Formiga Boa” e “A Formiga Má”. Vendo seu planejamento vou aproveitar algumas idéias e desenvolvê-las na sala. Amei. Beijos, Ivone - BA
24/03/2010
Três estrelasParabéns pela sua sugestão de aula. Precisamos de pessoas criativas como você dentro da escola. Você conseguiu transformar uma simples fábula em um rico trabalho que explora a linguística e os valores morais, além de utilizar recursos que hoje são de fácil acesso ao professor e que deve ser explorado, por exemplo o computador.
24/03/2010
Três estrelasAchei excelente a sugestão, da pra adaptar para outras séries. Parabéns professora.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula era o que eu estava precisando para concretizar a minha aula sobre releituras e intertextualidade. A sugestão me foi muito válida. A abordagem foi bastante parecida com a qual estava utilizando em sala.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente.
24/03/2010
Quatro estrelasCom certeza todo planejamento de aula tem por objetivo alcançar um propósito.Por isso, parabenizo à professora pela espetacular maneira de incetivar os alunos a aprenderem através das novas tecnologias, uma vez que os alunos estarão inseridos na nova versão de educação tecnológica. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasmuito interessante .Trabalha-se de formas diferente o mesmo texto,o aluno tambem interage com a tecnologia como auxilio no seu aorendizado
24/03/2010
Quatro estrelasA sugestão de como se deve trabalhar com fábulas foi muito boa. Parabéns!
24/03/2010
Três estrelasOlá achei seu conteúdo de boa avalia vou lencionar para meus alunos era o faltava para direcionamentos das minhas aulas. Parabens!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, professora! Como Orientadora Educacional costumo trabalhar com Valores e através deste trabalho percebe-se com clareza o movimento atual, além de outros benefícios, de se buscar harmonia nas relacões. Excelente trabalho para ser adaptado às séries iniciais, também. Sucesso nas suas atividades!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante o uso da ferramenta Wiki para a produção textual e para a interação leitor/autor. Parabéns, companheiros paranaenses.
24/03/2010
Três estrelasAtividade 3 É uma atividde que leva o aluno a refletir o quanto é necessário o equilíbrio entre o trabalho e o lazer. Questionamentos sobre a moral da história, que lição de vida podese tirar para cada um. quanto as carctersticas elas estão contexualizadas, fazendo com que a atençao do aluno esteja mais centralizada no texto.
24/03/2010
Três estrelasParabéns Rita e obrigada por compartilhar conosco atividade tão dinâmica. Tive a oportunidade de colocá-la em prática utilizando o labortório de informática da escola e a recepção dos alunos foi muito boa. Independente, inclusive da faixa etária e do nível de escolarização! O mais importante é que de uma maneira gostosa conseguimos trabahar leitura e produção textual de maneira lúdica e utilizando vários recursos.
24/03/2010
Quatro estrelasparabéns professora, sua sugestão é muito boa!!!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom!Adorei!Amo trabalhar com fábulas!
24/03/2010
Três estrelasDiante das ferramentas expostas, a fábula é de grande importância para a leitura e a interpretação do que se lê ou pretende-se trabalhar. Nesta atividade, pudemos ver as possibilidades que o texto (gênero narrativo - fábula) pode propiciar para a integração da turma que procura construir o conhecimento junto, utilizando divresas formas de TICs.
24/03/2010
Três estrelasQue bom ter esta sugestão ,utilizei e foi um sucesso.Parabéns pela riqueza de matéria.
24/03/2010
Três estrelasParabéns este estratégia de utilizar o laboratório de informática, a aula fica mais interresante e principalmente com fabula.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei em todos os aspectos,os recursos utilizados eo trabalho em coletivo.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão. no início deste ano letivo trabalhei com fábulas com meus alunos e as produções foram excelentes. Vou aproveitar as sugestões que acabo de ter acesso para enriquecer meu trabalho em outro momento.
24/03/2010
Três estrelasJá trabalhei com Fábulas nas minhas aulas, a finalização das aulas foi com uma dramatização por grupo, foi muito criativa ,eles criaram os fantoches e encenaram as Fábulas. A sua aula é bastante interessante, usar a sala de computação como uma ferramenta de aprendizagem é um sucesso. As aulas tornam-se mais dinâmicas e apreciadas pelos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula, pois trata-se de uma atividade onde podemos trabalhar valores com em sala de aula. Parabéns professora pela inclusão de um conteúdo tão importante! Irei colocar em prática essa aula.
24/03/2010
Três estrelasGostei da sugestão de trabalhar com fábulas no ensino médio pois além de trabalhar o gênero confrontando com outros textos de características diferentes vemos a questão dos valores morais que nos ajuda a repensar certos comportamenos.Valeu!
24/03/2010
Quatro estrelasótima aula. Bem definido os procedimntos, as estratégias e também os recursos utilizados. Acredito que poderemos inclui seguramene essa aula em nosso planejamento. Parabéns Rita de Cássia.
24/03/2010
Três estrelasEsse plamo de aula ajudou e muito na minha prática pedagógica. utilizei-o com a turma de 6º ano e ele ficaram deslumbrados com a possibilidade de tornarem autores de seus teFiz algumas modificações pois no plano segere Reescrevendo estória: A cigarra e formiga (fábulas), eu trabalhei Reescrevendo estória: Chapeuzinho Vermelho e o resultado foi surpreendente. Espero poder contar com outras sugestões para melhorar de dinamizar cada vez as minhas aulas proporcionando assim um bom aprendizado
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua idéia! Pena que nao posso utilizar o material proposto!
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima sugestão, muito bacana esta aula.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, os recursos usados.
24/03/2010
Quatro estrelasMUITO BOA ESSA COLOCAÇAO SOBRE A AVALIAÇÃO GOSTEI MESMO...
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da fábula escolhida. Muito interessante
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Gostei muito da ideia de trabalhar com fábulas.Essa sugestão me ajudou bastante. Obrigada.
24/03/2010
Três estrelasExcelente proposição de trabalho com os valores linguísticos e morais dos alunos. Atividades interessantes e envolventes utilizando os recursos multimídias disponíveis no Laboratório de Informática. Também elogio a sugestão dos sites e as possibilidades de discussão com os alunos no espaço escolar acerca de suas experiências pessoais.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente a sua sugestão , da pra adaptar para cutras séries. Parabéns professora.
24/03/2010
Três estrelasProfessora Rita, A sua sugestão de aula é ótima, só acrescentaria no ítem: O que o aluno poderá aprender com esta aula, algo relacionado ao aprendizado que o aluno poderá adquirir com o uso das Tecnologias. Parabéns!!!
24/03/2010
Três estrelasPrezada Professora Rita, nós, alunos de Letras, estamos desenvolvendo material didático para o EM em nosso estágio. Achamos sua proposta um tanto quanto limitada, uma vez que não vimos relação entre os objetivos propostos e a formulação/prática das aulas. Acreditamos que a abordagem não corresponde aos alunos - não tanto pelo tema, mas pela maneira infantilizada com a qual as atividades são aplicadas. Gostaríamos muito de uma resposta sua para podermos refletir em conjunto. Atenciosamente.
24/03/2010
Três estrelasA sua aula é bastante dinâmica e atrativa. Parabéns e obrigada por compartilhar conosco o seu trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasótima
24/03/2010
Cinco estrelasolha achei excelente,e é muito bom termos novas idéias para prender a atenção dos nossos alunos,adorei mesmo parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bom gostei
24/03/2010
Três estrelasObservei as sugestões de expluração do texto "A cigarra e as Formigas"e achei uma boa opção para trabalhar com alunos em interpretação de texto e reescrita de fábulas........
24/03/2010
Cinco estrelasAmei a aula. Parabéns!
24/03/2010
Três estrelasDe grande valia!! No Ceará poderemos utilizar como sugestão no projeto PRIMEIRO APRENDER, que já é um sucesso!!
24/03/2010
Três estrelasMuito interessante sua aula,gostei!!!
24/03/2010
Três estrelasGostei muito da aula usando fábulas. É uma ótima sugestão Parabén Genilda
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, companheira Rita, sua sugestão, conforme já citado por vários colegas, alia a produção de textos ao uso das tecnologias da informática. Tenho certeza que será muito proveitosa também para mim no trabalho com meus alunos. Muito obrigado!
24/03/2010
Cinco estrelasAmei esta estas Atividades!!!!!
24/03/2010
Três estrelasAchei interessante e criativa sua aula. vou utilizá-la. Sei que preciso estimular meus alunos a ler e essa aula, com certeza, me ajudará a alcançar meu objetivo. Obrigada.
24/03/2010
Cinco estrelasexelente estava precisando desta dica obrigada.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei bastante da proposta, é uma forma inteligente de usar a tecnologia a nosso favor. Infelizmente ainda está distante da realidade das escolas que não têm ainda laboratório de informática.
24/03/2010
Três estrelasPercebe-se que há atividades variadas, porém é necessário que a escola seja estruturada para esse tipo de aula.Mesmo assim, gostei!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sua sugestão de ula, principalmente pela produção através da web - wikis...
24/03/2010
Cinco estrelasGostaria de parabenizá-la! Muito boa essa atividade. Ministrei uma aula utilizando a mesma fábula com algumas outras versões e comparando-as com um texto de Millô Fernandes "A Cigarra e a Formiga - 2009". A aula foi bastante proveitosa e os alunos atingiram os objetivos previstos.
24/03/2010
Três estrelasAchei bastante interessante a proposta. É legal que dá para adaptá-la e usá-la tb com outras fábulas. Parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente