Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reescrevendo estórias: A cigarra e a formiga

 

17/09/2008

Autor e Coautor(es)
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Análise crítica das informações; • Interpretação das fábulas com observação a relação de valores morais imbricadas nessas obras literárias.
Duração das atividades
07 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Saber que a linguagem escrita tem o poder de propagar idéias e valores através dos tempos, veja a presença marcante das fábulas e seu não envelhecimento nas gerações de crianças. • Saber que é por meio da criatividade humana que um texto amplamente conhecido pode sofrer alterações e ganhar novo fôlego e público de interesse.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- utilização do laboratório de informática;
- aula interativa em grupos em sala de aula e no laboratório de informática;


ATIVIDADE 1


O professor apresentará aos estudantes a fábula A CIGARRA E A FORMIGA:
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para se aproveitar! O verão é para se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque e quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para a cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo!
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.


Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9


Após a leitura do texto, os alunos devem ser divididos em pequenos grupos. Nestes grupos os estudantes devem indicar uma relação de palavras que caracterizam as personagens Cigarra e Formiga.

ATIVIDADE 2
No laboratório de informática os alunos devem inicialmente acessar o site:


http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm

O vídeo é uma versão animada da fábula " A Cigarra e a Formiga" que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os alunos. Vale a pena comentar que este é um texto antigo e amplamente conhecido.

Neste momento, o professor deve registrar todos os apontamentos dos alunos. Observando os comentários dos estudantes, o professor indicará ou não a necessidade de pesquisa. Exemplo: pode-se orientar uma pesquisa com os estudantes para o significado da expressão valores morais e das palavras associadas a esses valores que os alunos indicaram na relação de palavras que realizaram na atividade 1. O professor deve conduzir a pesquisa, de forma que os alunos ao final da atividade conheçam o conceito de fábula.
Esses são alguns sites que podem ser indicados aos estudantes para conhecerem esse conceito:


http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html


http://br.geocities.com/mitologica_2000/hisfabulas.htm

 

ATIVIDADE 3


Ainda no laboratório de informática, o professor indicará o site abaixo para os alunos acessarem. Trata-se de um recurso de áudio que retrata uma nova versão para a fábula  "A Cigarra e a Formiga". Nesta versão a cigarra transforma-se em uma cantora famosa e a moral da estória está em uma relação equilibrada entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo. Os alunos devem retomar a lista de características para as personagens Cigarra e Formiga desenvolvida na atividade 1 e promover as alterações necessárias.
Retornando à sala de aula o professor pode promover uma discussão sobre a versão abordada na mídia questionando aos estudantes sobre os pontos que concordam em cada versão da fábula apresentada .

 


ATIVIDADE 4


Em sala de aula os alunos devem elaborar, em pequenos grupos, a própria versão para a fábula. A criatividade deve partir de cada grupo e o professor deve orientar os alunos para que não façam cópias, pois a atividade consiste em reescrever a fábula, ou seja, com a ótica de um novo olhar.

ATIVIDADE 5


Essa atividade se constituirá da tarefa de transposição da estória criada em cada grupo por uma história em página web. Para isso os alunos poderão criar wikis. Cada wiki será formada pelo texto criado em sala de aula e enriquecida com imagens e links que agreguem informações ao texto, seja para esclarecer o significado de alguma palavra ou levar mais informação ao leitor da wiki. Ao final da atividade os grupos devem interagir, fazendo comentários uns nos textos dos outros, na própria estrutura da wiki.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fábulas: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Leituras para o professor: Definição wiki: Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. O termo "Wiki wiki" significa "super-rápido" no idioma havaiano. Já em maori Wiki significa "fim-de-semana". É também a forma diminutiva de Wikitoria, versão Maori do popular nome cristão Victoria. Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Wiki (com um 'W' maiúsculo) e WikiWikiWeb. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki Para criar a página web wiki uma das estruturas gratuitas disponíveis é o site: http://www.wikispaces.com/
Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento. AUTO-AVALIAÇÃO Agora é o momento de refletir sobre sua produção e envolvimento nas atividades propostas. INSUFICIENTE Deixou de participar de alguma das atividades propostas, seja ela individual, discussão no grupo ou contribuição na elaboração da fábula e wiki. REGULAR Cumpriu as atividades propostas, porém com ressalvas, como por exemplo, atraso para entregar, falta de contribuição nas tarefas no grupo constituído para elaboração da fábula e wiki. SATISFATÓRIA Cumpriu todas as atividades propostas, contribuindo nas atividades em grupo e participando ativamente nas atividades coletivas, expondo seus posicionamentos, sugestões e executando tarefas na elaboração da fábula e wiki em grupo. MAIS QUE SATISFATÓRIA Além dos itens apresentados na categoria satisfatória, neste caso a postura do estudante é de fazer “algo mais”, ou seja, demonstrando com isso iniciativa na condição de estudante. Exemplo: no período disponível no laboratório de informática, tentou organizar o grupo na distribuição das tarefas para elaboração da wiki da fábula, apresentou sugestões aos trabalhos dos colegas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 157 classificações

  • Cinco estrelas 72/157 - 45.86%
  • Quatro estrelas 47/157 - 29.94%
  • Três estrelas 37/157 - 23.57%
  • Duas estrelas 0/157 - 0%
  • Uma estrela 1/157 - 0.64%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • magnalda, Lyceu de Goiânia , Goiás - disse:
    magnaldavitorino@yahoo.com

    26/03/2013

    Quatro estrelas

    Ótimo! Muito acessível para quem está iniciando.


  • sandra brozinga, E.E.José Madureira Horta , Minas Gerais - disse:
    sandrabrozinga@yahoo.com.br

    14/09/2012

    Cinco estrelas

    É tudo o que eu precisava. Excelente.


  • Deolinda Aparecida de Oliveira Andrade, Escola Estadual Duque de Caxias , Paraná - disse:
    deolinda.andrade@gmail.com

    19/05/2012

    Quatro estrelas

    Achei ótima a aula, todas as aulas do prtal do professor estão de PARABÉNS. Sou professora do ensino fundamental adoro aulas criativas com dinâmicas. Um abraço.


  • Suylam Ramos, Escola Municipal Odilon Andrade , Bahia - disse:
    suylam.ramos@hotmail.com

    23/04/2012

    Cinco estrelas

    Esta atividade é excelente para explorar sobre a importância do trabalho em nossas vidas.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mj-cardoso2012@bol.com.br

    06/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns sua sugestão é muito boa.


  • Aracélia Barros Vieira, U.I.Amélia Mendes Ferreira , Maranhão - disse:
    aracelia_vieira@hotmail.com

    07/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua metodologia de trabalho.É uma aula q desperta o interesse dos alunos sobre a importancia da leitura e escrita em nossa vida e ainda os faz refletirem sobre a situação moral e social do individuo na sociedade.Maravilha!!!


  • girlene, helena de aguiar dias , Ceará - disse:
    girlene.girl@yahoo.com.br

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    adorei essa aula vou passar para os meus alunos


  • LINDALVA MELO, E.E. profª Mirtes Rosa de Menodnça , Amazonas - disse:
    soulindamelo@hotmail.com

    07/02/2012

    Cinco estrelas

    Estava procurando algo que me inspirasse em m inhas aulas de redação e foi aqui que encontrei. Parabéns!


  • valquiria, SMAS , Paraíba - disse:
    valquiriacubati@gmail.com

    02/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito legal as indicações, principalmente porque abre muitas possibilidades de adaptações.


  • Julia cristina, Colegio Esatadual prof edimar wright , Paraná - disse:
    julia.crisoliveira@hotmail.com

    30/12/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela essa aula!Aula que irei trabalhar sim,e que concerteza meus alunos vao adorar ! Obrigadapo compartinhar conosco !


  • claudia, EMEIEF MARIA THEREZA , São Paulo - disse:
    claudiaregina.souza@terra.com.br

    21/12/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante, vou adaptar a realidade da minha sala de aula. Obrigada


  • Ana, Colégio Evangélico Martin Luther , Paraná - disse:
    ana.grenzel@hotmail.com

    26/10/2011

    Cinco estrelas

    Gostei!Achei de mais! Há eu sou criança e usei a fabula para faser um trabalho de portugues!


  • deliene monteiro, Escola Ginásio João XXIII , Bahia - disse:
    deliene1@hotmail.com

    22/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente! Muito criativa,os alunos gostam desse método de aula,porque ficar só na sala é cansativo;pena que à escola da qual faço parte não tem internet ainda,mas assim que tiver estarei trabalhando e,lhe enviarei o resultado.


  • Angelita Pereira de Sousa, E.E.I.E.F. Plácido Monteiro Gondim , Ceará - disse:
    angelitapereiradesousa@hotmail.com

    17/10/2011

    Cinco estrelas

    Conteúdo maravilhoso. vai me ajudar muito.


  • maria paz, unilago , São Paulo - disse:
    pazzz23@hotmail.com

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    e muito bom esse seu projetoparabens sempre preciso de pesquezar trabalho por esse motivo procurei neste site obrigado excelente


  • Andréa Pereira Ramos , Escola Noemy da Rodoffer ; , São Paulo - disse:
    andrea.tjl@hotmail.com

    19/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, e foi bom relembrar dessa história minha mãe me contava quando tinha meus nove anos isso já faz 18 anos atrás. Muito bom mesmo Rita....


  • Rosa Branca dos Santos de Oliveira, EEEFM DR HORACIO CARELLI MENDES , Rondônia - disse:
    rosaesio@hotmail.com

    14/09/2011

    Quatro estrelas

    Brilhante aula Rita. Gosto muito da sua versão. Já anotei sua aula, posso desenvolver com meus alunos, não é?! Obrigada! Um bom trabalho pra ti, querida. Abraços.


  • aline , aline , Paraná - disse:
    alineinterlin@hotmail.com

    14/07/2011

    Cinco estrelas

    eu gostei mt da aula tb achei bem criativa interessante,ou seja nota 100000000


  • Francinésia Vieira de Abreu, Secretaria Municipal de Educação de MANAUS , Amazonas - disse:
    france.abreu@gmail.com

    30/06/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da proposta. O uso de tecnologias para atrair a atenção dos educandos facilitará a aquisição de conhecimentos, além de trabalhar os valores morais.


  • Valdivino Soares Costa , Assis Vasconcelos , Acre - disse:
    vald.soares@hotmail.com

    02/06/2011

    Cinco estrelas

    Considero a aula excelente, pelo fato de a mesma levar de forma espontania o aluno a refletir sobre suas praticas, principalmente no momento em que os mesmos participam de varias atividades feitas de forma sequenciadas.


  • marco , Particular , Paraná - disse:
    teachermarco1@hotmail.com

    24/05/2011

    Três estrelas

    Só precisa arrumar a palavra "estória" que é herança errada da língua inglesa, lá tem "story" e "history" - mas aqui só tem história, seja fictícia ou real.


  • Elenita Vicente de Lima, Escola Municipal Aruanda , Paraíba - disse:
    Elenita1vicente@gmail.com

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    Excelente qualidade,tem tudo a ver com a forma de trabalhar a tecnologia a serviço da educação. Parabéns!!!!!!


  • Tatiane, Professor Otaviano da Silveira Junior , Mato Grosso do Sul - disse:
    taty_bastos@hotmail.com

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    Simplesmente fantástica essa aula


  • Lucélia Ribeiro Coelho, CEAP , Maranhão - disse:
    lucelia_balsas@hotmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    Excelente material. Muito bom para aula de produção textual das turmas menores. Parabéns


  • jucimara raupp da rosa chaves, prefeitura m. osorio , Rio Grande do Sul - disse:
    jucimara.raupp@hotmail.com.br

    01/05/2011

    Quatro estrelas

    Um trabalho bem estruturado e organizado, gostei e aprendi muito. Estou procurando dinâmicas para trabalhar valores com os alunos.


  • Barbara Patricia Lopes, ATALIBA NOGUEIRA BARAO , São Paulo - disse:
    barbara.patricia.lop@hotmail.com

    18/04/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula, a reconstrução da fábula em grupo possibilita opiniões diversas de toda a sala.


  • Lucirez Cantuária de Souza, EE DONA ARABELA DE ALMEIDA COSTA , Minas Gerais - disse:
    lucyortegal@yahoo.com.br

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa, mais uma fonte, mais uma aula diferente. Vou aproveitá-la ao máximo. Obrigada!!


  • Sandra, Colégio Fênix , São Paulo - disse:
    snalinvialle@gmail.com

    04/04/2011

    Quatro estrelas

    Amei. Trabalho com o 4ºano em uma escola particular e este texto me foi muito útil. As crianças amaram também tanto o texto (fábula) quanto as atividades.( Fiz algumas adaptações de acordo com o material que possuía no momento.)


  • LIRIA, EEB.Cel Cid Gonzaga , Santa Catarina - disse:
    liria.tajuli@yhaoo.com.br

    18/03/2011

    Cinco estrelas

    escelente, é mais uma fonte de ajuda, obrigada


  • Silvana Ferreira, EE JAIME FERREIRA LEITE , Minas Gerais - disse:
    silvaninhaliz@hotmail.com

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito.Há riqueza de detalhes no planejamento ,tornando a explicação do mesmo muito claro.Além disso , a fábula "A cigarra e a formiga "é bem conhecida ,comovente e de fácil entendimento.Parabéns


  • vilma aparecida da silva, ESCOLA ESTADUAL JOAO CATARINO DE SOUZA , Mato Grosso - disse:
    vilmamateus29@hotmail.com

    13/03/2011

    Quatro estrelas

    Maravilhosa essa sugestão de aula, irei aplicá-la com os alunos. Parabéns...


  • raphaella chaves, dom diogo de souza , Rio Grande do Sul - disse:
    raphaella_gc@hotmail.com

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    achei otima! parabens!


  • Adriana Ribeiro de Lima, EEEFM MARIA BALBINA PEREIRA , Paraíba - disse:
    adrianalimasb@gmail.com

    05/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, professora!Adorei a sugestão.Irei aplicá-la já na próxima semana.Obrigada.


  • Sidisléia Santos Souza, COLEGIO MUNICIPAL MARIA ELEONORA CAJAIBA , Bahia - disse:
    sidisleia@hotmail.com

    26/02/2011

    Quatro estrelas

    Muito rica esta aula,através desta fábula podemos trabalhar vários conceitos como solidariedade,a importância do lazer na vida do individuo... parabéns!!!


  • Auberjane Elmiro Farias, MONSENHOR XIMENES EEFM , Ceará - disse:
    auberjane@hotmail.com

    13/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, gostei muito da sugestão dessas aulas. É uma forma bem dinâmica de trabalhar os valores morais, além de estar trabalhando outras atividades.


  • Teodolina Damiana Rêgo Bezerra, CE DORGIVAL PINHEIRO DE SOUSA , Maranhão - disse:
    teodolinazerra@hotmail.com

    11/02/2011

    Cinco estrelas

    Aula bem criativa, dinâmica e certamente proporcionará ao alunado uma interação. A aula já inicia mostrando valores. Parabéns!!!!


  • Luzanira de Sousa Gonçalves, HILDEBERTO BARROSO EEFM , Ceará - disse:
    nilagsousa@gmail.com

    26/01/2011

    Quatro estrelas

    Adorei...É uma sugestão de aula magnífica! Parabéns!


  • michelle canuto, ufpb , Paraíba - disse:
    michellecanuto@hotmail.com

    26/11/2010

    Quatro estrelas

    é prazeroso ver como se pode trabalhar uma histótia aparentemente inocente , conceitos tão básicos de caráter e conduta


  • Myrceia Carolyne Guimaraes da Costa, E E E F M PROF CESAR PINHEIRO , Pará - disse:
    myrceia@yahoo.com.br

    24/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante e dinâmica esta atividade. Assim que o laboratório de informática for implantado em minha escola, desenvolverei-a integralmente, enquanto isso, fazendo as adaptações necessárias, trabalharei outros textos seguindo algumas orientações desta proposta que utilize produção textual e pesquisa na biblioteca.


  • TÂNIA CÂNDIDA LEONEL PAPA, EE HITLER SANSAO , Mato Grosso - disse:
    tanialjg@gmail.com

    13/11/2010

    Três estrelas

    ACHEI INTERESSANTE ESSA ATIVIDADE E VOU ACRESCENTÁ-LA NAS MINHAS.


  • karine vitoria martins correa, dom vicoso , Minas Gerais - disse:
    karine07@yahoo.com.br

    26/10/2010

    Quatro estrelas

    achei muito bom as aulas e muito fundamental


  • Divina Elias da Silva, COLEGIO ESTADUAL PLINIO JAIME , Goiás - disse:
    divin_aes@hotmail.com

    14/10/2010

    Cinco estrelas

    maravilhosa essa aula gostei muito. Parabéns.


  • Roberto Luiz Ferreira, Escola Estadual Lamounier Godofredo , Minas Gerais - disse:
    robertoferreira1521@yahoo.com.br

    29/09/2010

    Cinco estrelas

    O trabalho com as fábulas permite ao professor: ensinar e discutir diversos valores éticos e morais; explorar a criatividade dos alunos através da reelaboração textual e o contato com as novas tecnologias que são uma fonte de conhecimento se usadas de maneira consciente e ética.


  • cas, Secretaria Municipal de Educação de CRISOPOLIS , Bahia - disse:
    lera-08@hotmail.com

    25/09/2010

    Quatro estrelas

    A sugestão da aula é muito criativa. Traz atividades práticas para os alunos, despetanto assim o desejo de aprender.


  • p, EMEF PE FRANCISCO RIEGER , Rio Grande do Sul - disse:
    piperpaulo@yahoo.com.br

    23/09/2010

    Quatro estrelas

    Boa aula colega. Um grande abraço.


  • valeria fernandes de souza, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO , Rio de Janeiro - disse:
    fernandesval@hotmail.com

    23/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula! Muito bem elaborada.


  • Ana Paula de Sousa Silva, ESC MUL FRANCISCA BORGES DOS REIS , Piauí - disse:
    paulapiaui@yahoo.com.br

    15/09/2010

    Quatro estrelas

    Adorei sua aula , Parabéns


  • Angelina Ferreira Castilho Sarturi, EEB NILO PECANHA , Santa Catarina - disse:
    angelina.sarturi@hotmail.com

    14/09/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns!!! Adorei sua aula.


  • Angelina Ferreira Castilho Sarturi, EEB NILO PECANHA , Santa Catarina - disse:
    angelina.sarturi@hotmail.com

    14/09/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns!!! Achei um ótimo incentivo a leitura.


  • Soeli Reis Kunz, Secretaria Municipal de Educação de SAO PAULO DAS MISSOES , Rio Grande do Sul - disse:
    soekunz@yahoo.com.br

    11/09/2010

    Quatro estrelas

    ótima


  • Andreia Garcia Faria, Feliciano Sodré / Frederico Villar , Rio de Janeiro - disse:
    professora.dequinha@gmail.com

    22/08/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante esta sugestão de aula e queria aproveitar pra parabenizar à criadora dela!Agradeço, ainda, por ter compartilhado conosco tal ideia, que porei em prática em breve, assim que eu voltar a trabalhar com o Ensino Fundamental. Ou pode trabalhar tb com o Ensino Médio? Um abraço.


  • SAMIRA MARIA ARAUJO, EE MIGUEL GONTIJO , Minas Gerais - disse:
    samiramentac@yahoo.com.br

    08/08/2010

    Cinco estrelas

    A aula é bem diferente, pois alia o uso da internet ao gênero tradicionalmente trabalhado em sala de aula, o que dá mais movimento e amplia a ideia do texto explorado. Excelente!


  • REGIANE LIMA RODRIGUES, UI DEPUTADO GALENO EDGAR BRANDES , Maranhão - disse:
    regianerodrigues30@hotmail.com

    07/08/2010

    Quatro estrelas

    Estava precisando de uma bela ideia para trabalhar fabula essa é ótima,parabéns!


  • FRANCISCA GARDÊNIA DE JESUS PEREIRA, EM ARTHUR MEDEIROS CARNEIRO , Piauí - disse:
    francisca_gardenia@hotmail.com

    06/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa essa aula. Vou colocá-la em prática!


  • ELIEL RIBEIRO DA SILVA, CE PAULO RAMOS , Maranhão - disse:
    profeliel@ig.com.br

    04/08/2010

    Três estrelas

    A aula além de interessante é bastante significativa. Os alunosgostaram.


  • VERA LÚCIA MACHADO DE RESENDE, EE ARACILDA CÍCERO CORRÊA DA COSTA , Mato Grosso do Sul - disse:
    verinha.resende@hotmail.com

    17/07/2010

    Três estrelas

    Gostei muito de sua aula.


  • Maria Jose da Silva Cardoso Ramos, Escola Municipal Prefeito Alvaro Brandão , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    14/07/2010

    Cinco estrelas

    Aulas muito significativas.Já trabalhei com esta fábulas e foi muito bom.Pretendo trabalhar ela da forma como vc trabalhou.Beijoss..Parabéns.


  • REGIANE APARECIDA DOS SANTOS FRANCO, WILSON ANTONIO GONCALVES E.M. , São Paulo - disse:
    regianinhaasantos@yahoo.com.br

    13/07/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhoso, uma aula diferente e criativa. Parabéns!


  • Claudia Tibaes, JACYRA VIEIRA BARACHO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    cttrabalho@gmail.com

    13/07/2010

    Quatro estrelas

    Boa tarde! Falar de fábulas é bem divertido, eu acho. Gostei. Os alunos com certeza irão gostar. Um abraço. Claudia Tibaes S.J.C - SP


  • RUTH GOMES DE MOURA, EE EMANNUEL PINHEIRO , Mato Grosso do Sul - disse:
    ruthgmoura@hotmail.com

    22/06/2010

    Quatro estrelas

    Adorei, vou utilizar nas minhas aulas ,valeu.


  • VERA LÚCIA RAMOS CORDEIRO, uneb- Plataforma freire de pedagogia , Bahia - disse:
    ramoscordeiro.veralucia@gmail.com

    12/05/2010

    Quatro estrelas

    Adorei está fábula. É muito interessante a forma de se trabalhar reescrevendo estórias. Parabéns espero que tenha novas estratégias de se trabalhar, principalmente para alunos do 5º ano. Fico grata se receber mais


  • LUZIA, EEFM GOV. MANOEL DE CASTRO FILHO , Ceará - disse:
    lluzia_ribeiro@hotmail.com

    20/04/2010

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DA AULA, POIS ESTOU TRABALHANDO COM FABULA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO E USEI AS ATIVIDADES NO LABORATORIO DE IMFORMATICA


  • MARIA IVONETE DE SOUSA MENDES, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    im_ivonete@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Com essa aula nós educadores em interação com nossos educandos podemos descobrir através da Linguagem Digital o prazer da leitura, respeitando os valores diversificados encontrados nas fábulas, sem contar que os alunos buscarão através da ferramenta informática os mais diversos falares e uma compreensão maior do meio em que vivem. A produção textual ficará com um recheio volumoso, onde o professor sentirá satisfação para o que deseja alcançar no seu aluno(a).


  • Marli Leal, Escola Estadual Bom Pastor , Minas Gerais - disse:
    marlilsantos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é excelente. Se me autorizarem, quero aplicá-las com meus alunos do 3º ano do ensino fundamental. Nota 10. abraços.


  • Danielle Cecilia da Silva Milanin, ESC INSTITUTO SANTA JULIANA , Acre - disse:
    danymilanin@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    essa é uma forma divertida de ensinar


  • Florcena Ferreira, EEEFM RODOLFO AUGUSTO TRECHAUD E. CURVO , Mato Grosso - disse:
    rick.caue@brturbo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Interessante e prazerosa essa aula. Abraços.


  • Joelma Luiz Rossales, EE ERNESTO SOLON BORGES , Mato Grosso do Sul - disse:
    joelma_rossales@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua aula.Acredito que aulas bem planejadas contribuiem de maneira mais significativa no aprendizado dos alunos.


  • Nara Rubia Garcia Santos, ESCOLA MUNICIPAL MAURO ALMEIDA , Bahia - disse:
    tezinha08@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei mutio desta aula, pois ela é muito rica e prazerosa, com esta fabula o aluno poderá ir além da sua imaginação e conseguir fazer uma interpretação de texto bastante produtiva melhorando seus conchecimentos de leitura, e entendimento do texto.


  • Maria Ilza, CEAAT , Bahia - disse:
    ilzamello@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei legal! E vou utilizá-la! Pois é preciso estimular a leitura e a produção de texto de uma forma significativa ao educando.


  • CLAUDEMIR JOSE RISSO, PARANA C E DO E MEDIO PROF , Paraná - disse:
    claudemirjrisso@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa, apliquei com uma turma de 6ª série e foi um grande sucesso. Parabéns.


  • Alvaci Monteiro Lins, ESC ALMIRANTE TAMANDARE , Pernambuco - disse:
    alvacilins@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Sandra Mara da Rocha Costa, ESC EST SANTA TEREZINHA , Goiás - disse:
    Sandram762009@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante desta aula, pois é rica em recursos, através de usos da tecnológia.


  • sandra Helena, MATEUS SOBRINHO SEDE EEF , Ceará - disse:
    sandrahelena.limaferreira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    achei uma excelente sugestão de aula , bastante interativa e criativa, levando o aluno a produzir textos com criatividade e realizados atividades lúdicas.


  • Islândia Maria Soares Teixeira, JOSEFA BRAGA BARROSO EEFM , Ceará - disse:
    islandiateixeira@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ACHEI MUITO CRIATIVO E INTERESSANTE TRAZER UMA "HISTORINHA DE INFÂNCIA" PARA O ENSINO MÉDIO E HAVER TODA ACEITAÇÃO NA SALA.


  • mari elza do amaral garcia, EM PROFª. MARIA EULÁLIA VIEIRA , Mato Grosso do Sul - disse:
    marielzagarcia@terra.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei... Gostei muito desta aula,vou usar nos meus planos de aula.... Amiga ja conhecia varias formas da historia da cigarra e da formiga, mas amei essa.Parabens. Fábulas: parte 2 [Categorias Literárias]


  • Silvia Helena Piovan Rizzato, CANDIDO PORTINARI , São Paulo - disse:
    silviarizzato@netsite.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei!!!


  • carlos vieira dos santos, ESCOLA ESTADUAL JOSE DE MATOS TELES , Sergipe - disse:
    car-88@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito dinâmica e bem elaborada.


  • Josiany de Cássia Nunes Sodré, E E E F M DR MAROJA NETO , Pará - disse:
    josysod@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito bom seu projeto de aula. Com certeza colocarei em prática com meus alunos assim que nosso laboratório começar a funcionar. Obrigada pela sugestão.


  • Luciana Teixeira Pinto, NAZARE GUERRA EEFM , Ceará - disse:
    lucynna123@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da sua aula ela é bastante criativa e dinâmica, possibitando à nós professores interagir com os professores do lei,permitindo-nos juntamente c/ os alunos conviverem com as tecnologias existentes na escola,certamente irei utilizar sua sugestão nas minhas próximas aulas,parabés e obrigada pela ajuda.


  • Antonio Evelardo Vieira Bié, EEFM CEL. MANOEL RUFINO MAGALHÃES , Ceará - disse:
    evelardobie@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Precisamos obter qualidade nos rendimentos de nossos alunos. Sua atividade, Rita de Cássia, faz-me lembrar um projeto que hora desenvolvemos em nossa e Escola de Ensino Profissional Cel. Manoel Rufino em Santa Quitéria, - O Projeto Roda de Leitura, onde o professor indica várias obras que são lidas e apresentadas pelos alunos leitores. Parabéns pelas aulas! É fundamental proporcionarmos o poder de discernimento pela intertextualização que dá mais vida aos conteúdos e saber aos educandos.


  • CLEONICE SAMPAIO DA SILVA, ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CRUZ , Bahia - disse:
    cleo-sampaio@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante, gostei bastante, creio que será excelente para trabalhar com os alunos.


  • eliane sanches dias pinto de campos, ESCOLA DE ENSINO FUND DR ORLANDO ARAUJO , Alagoas - disse:
    eliane_aldias@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Estamos aqui praticando no laboratório de informática da rede municipal de ensino em Maceió e encontrei sua aula, parabéns espero criar outras melhores como a sua. Você conseguiu colocar em prática sua aula? qual foi o resultado? me adc no seu msn e poderemos trocar mais idéias, ok! um abraço e sucesso. eliane.


  • Aracilene de Jesus Queiroz Barbosa, COLEGIO ESTADUAL VISCONDE DE MAUA , Bahia - disse:
    aracilenequeiroz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI!!! tRABALHAR COM VÁRIAS VERSÕES DA FÁBULA PERMITE QUE O ALUNO PERCEBE QUE ELE TAMBÉM PODE REESCREVER O TEXTO , PODE SER AUTOR.


  • FRANCISCO AURENI DE ALMEIDA MENDES, E E E F M REMIGIO FERNANDEZ , Pará - disse:
    marcoaureliozoom@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Adorei suas sugestões, professora. Parabéns! Vou analisá-las para o curso de mídias que estou realizando aqui no Pará.


  • Ducarmo Teixeira de Morais Ferreira, COL EST JD GUANABARA , Goiás - disse:
    roberduca@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Com uma aula assim, leva os alunos à obter dotes e preceitos de cidadania. Proporciona uma grande interação entre eles e favorecendo uma ampla visão de pensamento. E houve o uso riquíssimo de materiais pedagógicos, inclusive o do Laboratório de Informática. Parabéns a autora


  • Marlizeth Rojas do Nascimento, EMEF MAGDALENA TAGLIAFERRO , Rondônia - disse:
    marlyzeth_rojas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa sua aula, eu tb já trabalhei esta fábula com meus alunos do 6º ano e foi muito legal.


  • Rogéria Paulino dos Santos, ESCOLA ESTADUAL DR. PAULO DE CASTRO SARMENTO , Alagoas - disse:
    rogeriap.2008@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula foi muito bem elaborada, muito criativa. com ela, a professora conseguiu implantar uma metodologia construtivista, usando recursos tecnológicos com o objetivo de atrair a atenção do aluno e induzido-os a refletirem sobre temas pertinentes e de suma importância para a construção de seus futuros valores pessoais, morais etc.


  • rosangela felix dos santos, COL EST PERILO RODRIGUES DE MOURA , Goiás - disse:
    rosangelafelixsantos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Como é bom vermos exemplos de boas aulas e , ássociar à nossa realidade , adoro trabalhar com fábulas que trazem ricas contribuições...


  • Maria Cesario, CEJAT - CENTRO EDUCACIONAL JOSÉ ARMANDO TORRES , Rio Grande do Norte - disse:
    mariahkk@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    É louvavel a sua aula... pois nos servirá para também podermos, realmente, trabalharmos com outras fábulas; não só no ensino fundamental, como também adaptá-las a realidade do ensino médio.


  • Maria do Socorro Calado Cavalcanti Silva, ESCOLAR SANTOS DUMONT , Pernambuco - disse:
    mariadosocorroccs@gmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    Excelente material


  • cosme roque filho, EEFM ENEAS OLIMPIO DA SILVA , Ceará - disse:
    juniorroque33@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parbéns a sua aula com certeza irá atingir os objetivos desejados.


  • Nice Leite Lozich, EE Professora Nadir de Oliveira , Mato Grosso - disse:
    nicelozich@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Na Busca de material para preparar um plano de aula cujo o tema é " Resgatando Valores- Usando Fábulas", encontrei um tesouro, o seu trabalho. Obrigada por compartilhar conosco este material de grande valia! Vamos utilizar.


  • Daniella Betin, GERMINAL FERRARI PROF EMEIF , São Paulo - disse:
    daniellabetin@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito boa !!!!!


  • Maria Amalia Romeiro Martins, EESPSG CLEONICE MIRANDA DA SILVA , Mato Grosso - disse:
    mariaarmartins@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo esse plano de aula, com ele percebi o quanto é possivel trabalhar com os alunos de uma forma intertativae assim estimulado-os a utilização dos recursos tecnologicos.


  • Claudeci Ferreira de Andrade, Col. João Carneiro dos santos , Goiás - disse:
    confissaoanjo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    São excelentes aulas, pena que na minha escola não tem laboratório algum.


  • CARLA, Argentina - disse:
    CARLAVCE@GMEIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EU ACHEI OTIMO MUITO BOA A AULA DELA


  • EGBERTO SALES DE LIMA, EEF SANTO ANTONIO I , Ceará - disse:
    edelima39@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito interessante seu plano de aula. Certa vez me disseram que na escola "muito se cria e muito mais se copia". Vale a pena copiar seu plano. Só nos falta o laboratório de informática. Seu plano é muito rico e cheio de ideias e sugestões de sites. Abraços.


  • Tereza Roberta Cordeiro, INST ED SANTA LUCIA EDUC INF E ENS FUNDAMENTAL , Rio Grande do Norte - disse:
    roberta_meg16@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula... Amei a sugestão e irei colocá-la em prática amanhão mesmo. Muito obrigada!!!


  • Ana Celia Santos Souza Sobrinho, COLEGIO ESTADUAL JOANA DE FREITAS BARBOSA , Sergipe - disse:
    anacss_sobrinho@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Meu nome é Ana Celia, sou professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Meus alunos são todos de escola pública e tem muita fificuldade para aprender. Após a leitura do roteiro da aula "A cigarra e a formiga" percebi como a elaboração do material facilitará o professor a desenvolver a aula seguindo o passo a passo. Achei importante também a variedade de recursos utilizados pelo professor como: vídeo, tv, computador, livros de histórias, laboratórios de informática que ajudam a aprender.


  • Mirla Dias Teixeira, Colégio Estadual São José , Ceará - disse:
    mirladtmaria@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Essa aula foi um achado e veio em boa hora, pois pude usá-la em um projeto "primeiro Aprender" desenvolvido aqui na escola e em todo o estado do Ceará.O projeto ,assim como essa aula, trabalha os gêneros literários.Valeu!!!


  • Maria Diana dos Santos Silva, UI JOANA LIMA DE MACEDO , Maranhão - disse:
    diana_serva@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom, trabalhar com esse tipo de texto ajuda o aluno compreender certos valores que possa ainda não ter atentado.


  • Maria Elizabete da Silva, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DR MARIO GOMES DE BARROS , Alagoas - disse:
    mariaelizabetedasilva.tialha.s@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Um bom meio de divulgação para as colegas que tem dificuldades em elaborar projetos...


  • MARIA IVONE CARNEIRO ARAÚJO, COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA , Bahia - disse:
    ivonemaria2@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Pró, trabalhei esta semana com fábulas e para introduzir analisamos as fábulas “A Formiga Boa” e “A Formiga Má”. Vendo seu planejamento vou aproveitar algumas idéias e desenvolvê-las na sala. Amei. Beijos, Ivone - BA


  • Manuela Cristina Cordeiro Neves, LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA GOVERNADOR EEFM , Ceará - disse:
    manu-ird@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Parabéns pela sua sugestão de aula. Precisamos de pessoas criativas como você dentro da escola. Você conseguiu transformar uma simples fábula em um rico trabalho que explora a linguística e os valores morais, além de utilizar recursos que hoje são de fácil acesso ao professor e que deve ser explorado, por exemplo o computador.


  • Jeanne da Silva Cavalcante, E E E M PROF PAULO FREIRE , Pará - disse:
    jeanneda@bol.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei excelente a sugestão, da pra adaptar para outras séries. Parabéns professora.


  • Celina Pereira Mancuelho, EE ADÊ MARQUES , Mato Grosso do Sul - disse:
    celinamancuelho@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula era o que eu estava precisando para concretizar a minha aula sobre releituras e intertextualidade. A sugestão me foi muito válida. A abordagem foi bastante parecida com a qual estava utilizando em sala.


  • Luciana, Colégio Estadual Jamapará , Rio de Janeiro - disse:
    luferreirafaria@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente.


  • PAULA ADRIANA ARAÚJO DOS SANTOS, COLEGIO ESTADUAL SEVERIANO CARDOSO , Sergipe - disse:
    paulinha_araujo1000@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Com certeza todo planejamento de aula tem por objetivo alcançar um propósito.Por isso, parabenizo à professora pela espetacular maneira de incetivar os alunos a aprenderem através das novas tecnologias, uma vez que os alunos estarão inseridos na nova versão de educação tecnológica. Parabéns!


  • márcia alvarenga, escola estadual joaquim murtinho , Mato Grosso do Sul - disse:
    mandreialvarenga@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito interessante .Trabalha-se de formas diferente o mesmo texto,o aluno tambem interage com a tecnologia como auxilio no seu aorendizado


  • Maria Luiza, C.E. Débora Correia Lima , Maranhão - disse:
    marialuiza.machado@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A sugestão de como se deve trabalhar com fábulas foi muito boa. Parabéns!


  • thiago, MURILO SERPA CORONEL ESC MUNIC DE EDU INF E EF , Ceará - disse:
    clickparathiago@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Olá achei seu conteúdo de boa avalia vou lencionar para meus alunos era o faltava para direcionamentos das minhas aulas. Parabens!!!


  • Maria Elisabete Pereira de Andrade, EMEF Antonio Aires de Almeida , Rio Grande do Sul - disse:
    melisabetepa@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, professora! Como Orientadora Educacional costumo trabalhar com Valores e através deste trabalho percebe-se com clareza o movimento atual, além de outros benefícios, de se buscar harmonia nas relacões. Excelente trabalho para ser adaptado às séries iniciais, também. Sucesso nas suas atividades!


  • Marcelino Rodrigues Cutrim Netto, NTE - PAÇO DO LUMIAR , Maranhão - disse:
    marcelinorodrigues30@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante o uso da ferramenta Wiki para a produção textual e para a interação leitor/autor. Parabéns, companheiros paranaenses.


  • Francica Ivonete Sampaio Gonçalves , ESCOLA MUNICIPAL CORAÇAO DE JESUS DE EDUCAÇAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL , Ceará - disse:
    cyarinha_@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Atividade 3 É uma atividde que leva o aluno a refletir o quanto é necessário o equilíbrio entre o trabalho e o lazer. Questionamentos sobre a moral da história, que lição de vida podese tirar para cada um. quanto as carctersticas elas estão contexualizadas, fazendo com que a atençao do aluno esteja mais centralizada no texto.


  • virginia vilagran pinheiro, MATIAS BECK EEFM , Ceará - disse:
    vvilagran@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Parabéns Rita e obrigada por compartilhar conosco atividade tão dinâmica. Tive a oportunidade de colocá-la em prática utilizando o labortório de informática da escola e a recepção dos alunos foi muito boa. Independente, inclusive da faixa etária e do nível de escolarização! O mais importante é que de uma maneira gostosa conseguimos trabahar leitura e produção textual de maneira lúdica e utilizando vários recursos.


  • Adiley Batista , ESc.de Ens.Médio Dom Julio Matiolli , Acre - disse:
    adiley.sm@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    parabéns professora, sua sugestão é muito boa!!!


  • Elizane Teles de Faria, CEF 05 DE PLANALTINA , Distrito Federal - disse:
    ellizlinda@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom!Adorei!Amo trabalhar com fábulas!


  • davi moura nobre, EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES , Ceará - disse:
    davi.mouran@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Diante das ferramentas expostas, a fábula é de grande importância para a leitura e a interpretação do que se lê ou pretende-se trabalhar. Nesta atividade, pudemos ver as possibilidades que o texto (gênero narrativo - fábula) pode propiciar para a integração da turma que procura construir o conhecimento junto, utilizando divresas formas de TICs.


  • maria basto de brito lima, Secretaria Municipal de Educação de MUCAMBO , Ceará - disse:
    mariabastopedagoga@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Que bom ter esta sugestão ,utilizei e foi um sucesso.Parabéns pela riqueza de matéria.


  • Edilma Correia da Conceição Torres , COLEGIO ESTADUAL ANTONIO CARLOS MAGALHAES , Bahia - disse:
    edilmatorresc@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Parabéns este estratégia de utilizar o laboratório de informática, a aula fica mais interresante e principalmente com fabula.


  • Ida Reis do Carmo, Liceu Deputado Murilo Aguiar , Ceará - disse:
    idado@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei em todos os aspectos,os recursos utilizados eo trabalho em coletivo.


  • RITA DE CÁSSIA SANTOS CÔRTES, COLEGIO ESTADUAL MARY RABELLO , Bahia - disse:
    ritalicesc@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão. no início deste ano letivo trabalhei com fábulas com meus alunos e as produções foram excelentes. Vou aproveitar as sugestões que acabo de ter acesso para enriquecer meu trabalho em outro momento.


  • Paula Cristina Marques, EE JUSCELINO KUBITSCHEC ENS FUND E MEDIO , Rio Grande do Norte - disse:
    paula-g-v@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Já trabalhei com Fábulas nas minhas aulas, a finalização das aulas foi com uma dramatização por grupo, foi muito criativa ,eles criaram os fantoches e encenaram as Fábulas. A sua aula é bastante interessante, usar a sala de computação como uma ferramenta de aprendizagem é um sucesso. As aulas tornam-se mais dinâmicas e apreciadas pelos alunos.


  • katia simone, Escola municipal AURELIO B. DE Holanda , Tocantins - disse:
    katiasborges@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


  • Elizabete Ferreira da Silva, ESCOLA ESTADUAL JOAO CARNEIRO , Bahia - disse:
    elizabetefsilva@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, pois trata-se de uma atividade onde podemos trabalhar valores com em sala de aula. Parabéns professora pela inclusão de um conteúdo tão importante! Irei colocar em prática essa aula.


  • Joana Darc Leite da Silva, EEFM EDITE ALCANTARA MOTA , Ceará - disse:
    joana_leite@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei da sugestão de trabalhar com fábulas no ensino médio pois além de trabalhar o gênero confrontando com outros textos de características diferentes vemos a questão dos valores morais que nos ajuda a repensar certos comportamenos.Valeu!


  • Rosa Branca dos Santos de Oliveira, EEEFM DR. HORACIO CARELLI MENDES , Rondônia - disse:
    rosaesio@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótima aula. Bem definido os procedimntos, as estratégias e também os recursos utilizados. Acredito que poderemos inclui seguramene essa aula em nosso planejamento. Parabéns Rita de Cássia.


  • Selma de Fátima Ludovico de Almeida Martins, Escola Dom Fernado , Goiás - disse:
    selma_kinka@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Esse plamo de aula ajudou e muito na minha prática pedagógica. utilizei-o com a turma de 6º ano e ele ficaram deslumbrados com a possibilidade de tornarem autores de seus teFiz algumas modificações pois no plano segere Reescrevendo estória: A cigarra e formiga (fábulas), eu trabalhei Reescrevendo estória: Chapeuzinho Vermelho e o resultado foi surpreendente. Espero poder contar com outras sugestões para melhorar de dinamizar cada vez as minhas aulas proporcionando assim um bom aprendizado


  • celene cheze, França - disse:
    c.cheze@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua idéia! Pena que nao posso utilizar o material proposto!


  • tania regina aldrigue, Colégio Marechal Rondon , Paraná - disse:
    taniaaldrigue@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão, muito bacana esta aula.


  • KÁTIA CILENE, escola pública , Distrito Federal - disse:
    katiacilenenovaes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, os recursos usados.


  • izabel Lopes, SOFIA HORST E M ED INF ENS FUND , Paraná - disse:
    bel_lopes_@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    MUITO BOA ESSA COLOCAÇAO SOBRE A AVALIAÇÃO GOSTEI MESMO...


  • isabel cristina de souza faro, COLEGIO ESTADUAL YEDA BARRADAS CARNEIRO , Bahia - disse:
    bebelcardeal@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da fábula escolhida. Muito interessante


  • Marly Martins Fernandes Lopes, EE DOM BOSCO , Minas Gerais - disse:
    lopes.marly@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Gostei muito da ideia de trabalhar com fábulas.Essa sugestão me ajudou bastante. Obrigada.


  • Ivonildo da Silva Reis, ALFREDO ALMEIDA MACHADO LICEU , Ceará - disse:
    ivonildo.reis@bol.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Excelente proposição de trabalho com os valores linguísticos e morais dos alunos. Atividades interessantes e envolventes utilizando os recursos multimídias disponíveis no Laboratório de Informática. Também elogio a sugestão dos sites e as possibilidades de discussão com os alunos no espaço escolar acerca de suas experiências pessoais.


  • Silvana davi E E F M Monsenhor Furtado, E E F M Monsenhor Furtado , Ceará - disse:
    silvanna-davi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente a sua sugestão , da pra adaptar para cutras séries. Parabéns professora.


  • Jorgina Souza, NTE - SÃO MATEUS , Espírito Santo - disse:
    jorginas@sedu.es.gov.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Professora Rita, A sua sugestão de aula é ótima, só acrescentaria no ítem: O que o aluno poderá aprender com esta aula, algo relacionado ao aprendizado que o aluno poderá adquirir com o uso das Tecnologias. Parabéns!!!


  • Alunos letras Unicamp 07, Universidade Estadual de Campinas , São Paulo - disse:
    romulo1988@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Prezada Professora Rita, nós, alunos de Letras, estamos desenvolvendo material didático para o EM em nosso estágio. Achamos sua proposta um tanto quanto limitada, uma vez que não vimos relação entre os objetivos propostos e a formulação/prática das aulas. Acreditamos que a abordagem não corresponde aos alunos - não tanto pelo tema, mas pela maneira infantilizada com a qual as atividades são aplicadas. Gostaríamos muito de uma resposta sua para podermos refletir em conjunto. Atenciosamente.


  • luciana lopes de farias, VIDAL VANHONI C E PROF E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    lupgua@ibest.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    A sua aula é bastante dinâmica e atrativa. Parabéns e obrigada por compartilhar conosco o seu trabalho.


  • virginia mateus da silva, e.e.m.ronaldo caminha barbosa , Ceará - disse:
    virginia.mateus@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ótima


  • ElisiêChristine Tenório, ESC.EST. PAPA JOAO PAULO II , Mato Grosso - disse:
    elisie.ch_tenorio@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    olha achei excelente,e é muito bom termos novas idéias para prender a atenção dos nossos alunos,adorei mesmo parabéns.


  • maria margarida ferreira nazario, EMEF MARIA NILDA SALAI STAHELIN , Santa Catarina - disse:
    margo_nazario@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito bom gostei


  • José Aparecido Ferreira de Araújo, EE JOAO DE FREITAS NETO , Minas Gerais - disse:
    jafahumanus@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Observei as sugestões de expluração do texto "A cigarra e as Formigas"e achei uma boa opção para trabalhar com alunos em interpretação de texto e reescrita de fábulas........


  • Marli Fiorentin, COLÉGIO ESTADUAL PE COLBACHINI , Rio Grande do Sul - disse:
    marlidf@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei a aula. Parabéns!


  • Gabriela Sousa Lima, ESCOLA DE ENSINO MEDIO ARACY MAGALHÃES MARTINS , Ceará - disse:
    gabrielacravocanela95@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    De grande valia!! No Ceará poderemos utilizar como sugestão no projeto PRIMEIRO APRENDER, que já é um sucesso!!


  • Edna Maria Wolski de Lima, JOAO CIONEK C E E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    ednawolski@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito interessante sua aula,gostei!!!


  • Genilda Rosa, EEEF ADOLFINA ZAMPROGNO , Espírito Santo - disse:
    genildardsilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da aula usando fábulas. É uma ótima sugestão Parabén Genilda


  • João Carlos Bezerra, INST. DE ENS. LATINO AMERICANO - UNID I , Mato Grosso do Sul - disse:
    profjotace@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, companheira Rita, sua sugestão, conforme já citado por vários colegas, alia a produção de textos ao uso das tecnologias da informática. Tenho certeza que será muito proveitosa também para mim no trabalho com meus alunos. Muito obrigado!


  • Gislândia Ribeiro de Santana, CENTRO EDUCACIONAL EDVAL CALASANS , Bahia - disse:
    eusouprof@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei esta estas Atividades!!!!!


  • NEUZA CRISTINA CHAGAS DOS SANTOS, EEEFM ARTUR DA COSTA E SILVA , Rondônia - disse:
    neusacristina2006@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei interessante e criativa sua aula. vou utilizá-la. Sei que preciso estimular meus alunos a ler e essa aula, com certeza, me ajudará a alcançar meu objetivo. Obrigada.


  • roseli pizarr, Colégio Divino Salvador , São Paulo - disse:
    roselipizarro24@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    exelente estava precisando desta dica obrigada.


  • Bruna Francinett Barroso Faustino Gomes, INSTITUTO ARY PARREIRAS , Rio Grande do Norte - disse:
    bbrunafran@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da proposta, é uma forma inteligente de usar a tecnologia a nosso favor. Infelizmente ainda está distante da realidade das escolas que não têm ainda laboratório de informática.


  • jonas candido de moraes, COLEGIO MUNICIPAL JOSE D ALESSANDRO , Rio de Janeiro - disse:
    jcmrjj@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Percebe-se que há atividades variadas, porém é necessário que a escola seja estruturada para esse tipo de aula.Mesmo assim, gostei!!!


  • Luiza Patricia, Escola , Mato Grosso do Sul - disse:
    patyduran.duran@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sua sugestão de ula, principalmente pela produção através da web - wikis...


  • INAIRA LEITE, EEEF Capitulina Sátyro , Paraíba - disse:
    inaira.leite@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostaria de parabenizá-la! Muito boa essa atividade. Ministrei uma aula utilizando a mesma fábula com algumas outras versões e comparando-as com um texto de Millô Fernandes "A Cigarra e a Formiga - 2009". A aula foi bastante proveitosa e os alunos atingiram os objetivos previstos.


  • maria Felicidade Penha de Lacerda Brito, EEEF ADOLFINA ZAMPROGNO , Espírito Santo - disse:
    mar.felicidade@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei bastante interessante a proposta. É legal que dá para adaptá-la e usá-la tb com outras fábulas. Parabéns!!!


  • Adriana Rodrigues de Melo, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE ANCHIETA , Alagoas - disse:
    rodrigues-drica31@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.