28/01/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
- Reconhecer palavras de origem africanas introduzidas na Língua Portuguesa e em nosso vocabulário diário;
Usamos diariamente palavras oriundas do vocabulário africano. Portanto será repassado para os alunos como se deu a introdução dessas palavras em nosso vocabulário. Desta forma estaremos valorizando a formação da cultura afro brasileira.
No primeiro momento será questionado a diversidade de nomenclaturas existentes para uma mesma palavra, de mesmo sentido, tendo como base o texto "Culturas africanas influenciaram nosso idioma" de Heidi Strecker, encontrado no site /http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u24.jhtm acessado em 08/11/09.
Depois, na sala de aula ou na Sala de Tecnologias, será apresentado aos alunos o arquivo de audio " Diversidade e Preconceito" que apresenta as influências da cultura africana no Brasil.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/3928/dominio-em-geo-0004.mp3
Poderá ser preparada uma apresentação de imagens de palavras que tem várias nomenclaturas e, dentre elas, as de origem africana. Exemplo: moleque, quitanda, gangorra etc, relacionando-as a imagens (ou desenhos) para que assimilem melhor a proposta.
Utilizar ainda, como apoio, o vídeo Palavras Africanas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11683/videomaiseducacaopalavrasafricanas.mpg
Para finalizar e verificar a aprendizagem será distribuído aos alunos atividades escritas para que demonstrem o que aprenderam. Serão atividades objetivas em que relacionarão imagens à palavras de origem africana.
A partir de então serão também confeccionados painéis e cartazes em que deverão relacionar palavras de origem africana a imagens com vocabulários rotineiramente usados pelas pessoas. As atividades são em nível de leitura e alfabetização tais como atividades escritas xerocadas de ligar a imagem à palavra de origem africana, e ainda outras atividades objetivas em que deverão relacionar objetos e palavras com nomes de origem africana. Essas atividades são as rotineiramente realizadas em toda classe de alfabetização, tais como: separe em sílabas, ligue, construa frases, ditados etc, devendo aí o professor usar a criatividade para elaboração destas.
No site abaixo o professor poderá verificar outras palavras do vocabulário brasileiro.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/05/2012
Cinco estrelasMuuito boa essa aula. Vou adptar para minha tuma de terceiro ano EF.
03/11/2011
Quatro estrelasEXCELENTE TRABALHO! AQUI ,TAMBÉM TRABALHAMOS ESSE PROJETO EM TODAS AS SÉRIES DO ENSIMO MÉDIO. NOSSOS ALUNOS SE APRESENTAM MUITO BEM . O QUE É IMPORTANTE É FAZER ENTENDER QUE TODOS SOMOS IRMÃOS . CONHECER E ENTENDER A HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA FAZ PARTE DA NOSSA EDUCAÇÃO.
28/06/2011
Cinco estrelasexcelente abordagem metodológica. Problematizando a questão e gerando competências ao aluno sobre o contexto.