Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Influência de línguas de origem africana no nosso vocabulário

 

28/01/2010

Autor e Coautor(es)
SEBASTIANA RIBEIRO
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM PROFª ANTONIA CANDIDA DE MELO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer palavras de origem africanas introduzidas na Língua Portuguesa e em nosso vocabulário diário;

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Questionar se reconhecem que uma mesma palavra pode ter diferentes nomenclaturas.
Estratégias e recursos da aula
       

Usamos diariamente palavras oriundas do vocabulário africano. Portanto será repassado para os alunos como se deu a introdução dessas palavras em nosso vocabulário. Desta forma estaremos  valorizando a formação da cultura afro brasileira.

No primeiro momento será questionado a diversidade de nomenclaturas existentes para uma mesma palavra,  de mesmo sentido, tendo como base o texto "Culturas africanas influenciaram nosso idioma" de Heidi Strecker, encontrado no site /http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u24.jhtm  acessado em 08/11/09.

Depois, na sala de aula ou na Sala de Tecnologias, será apresentado aos alunos o arquivo de audio " Diversidade e Preconceito" que apresenta as influências da cultura africana no Brasil.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/3928/dominio-em-geo-0004.mp3

Poderá ser preparada uma apresentação de imagens de palavras que tem várias nomenclaturas e, dentre elas, as de origem africana. Exemplo: moleque, quitanda, gangorra etc, relacionando-as a  imagens (ou desenhos) para que assimilem melhor a proposta.

 Utilizar ainda, como apoio, o vídeo Palavras Africanas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11683/videomaiseducacaopalavrasafricanas.mpg

Para finalizar e verificar a aprendizagem será distribuído aos alunos atividades escritas para que demonstrem o que aprenderam. Serão atividades objetivas em que relacionarão imagens à palavras de origem africana.

A partir de então serão também confeccionados painéis e cartazes em que deverão relacionar palavras de origem africana a imagens com vocabulários rotineiramente usados pelas pessoas. As atividades são em nível de leitura e alfabetização tais como atividades escritas xerocadas de ligar a imagem à palavra de origem africana, e ainda outras atividades objetivas em que deverão relacionar objetos e palavras com nomes de origem africana. Essas atividades são as rotineiramente realizadas em toda classe de alfabetização, tais como: separe em sílabas, ligue, construa frases, ditados etc, devendo aí o professor usar a criatividade para elaboração destas.

Recursos Complementares

 No site abaixo o professor poderá verificar outras palavras do vocabulário brasileiro.

http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u24.jhtm

Avaliação
A avaliação será feita durante a realização das atividades observando participação e interesse da turma.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sueli, Apoio a alfabetização , Minas Gerais - disse:
    su.ely@hotmail.com

    07/05/2012

    Cinco estrelas

    Muuito boa essa aula. Vou adptar para minha tuma de terceiro ano EF.


  • REGINA CÉLIA FERREIRA, ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ROMEU DE CASTRO MENEZES , Ceará - disse:
    reginacelia007@hotmail.com

    03/11/2011

    Quatro estrelas

    EXCELENTE TRABALHO! AQUI ,TAMBÉM TRABALHAMOS ESSE PROJETO EM TODAS AS SÉRIES DO ENSIMO MÉDIO. NOSSOS ALUNOS SE APRESENTAM MUITO BEM . O QUE É IMPORTANTE É FAZER ENTENDER QUE TODOS SOMOS IRMÃOS . CONHECER E ENTENDER A HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA FAZ PARTE DA NOSSA EDUCAÇÃO.


  • alyrio, ESPMT , Mato Grosso - disse:
    alykel@terra.com.br

    28/06/2011

    Cinco estrelas

    excelente abordagem metodológica. Problematizando a questão e gerando competências ao aluno sobre o contexto.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.