Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Geometria: formas do cotidiano

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Reconhecer, ler e interpretar distintas representações das formas bidimensionais e tridimensionais em construções arquitetônicas.
- Apresentar sua compreensão, por meio da comunicação verbal ou escrita, das características e relações das formas conhecidas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A construção das formas e dos conceitos geométricos
Estratégias e recursos da aula

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/problematizacao.gif

 

Observe a imagem
  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/geometira.gif

O que vê?
A maioria das coisas que nos cercam, foram pensadas milimetricamente por mentes brilhantes. A determinação do que é belo e harmônico surge quase que de forma natural nas mentes humanas

Momento 1 - Sala de Aula

Professor,
Iniciar a aula levando o aluno a observar e relatar o que observa pode ser uma interessante estratégia de ensino, pois o levará a construir e reconstruir conceitos científicos a partir do que já conhece.
A Geometria é tida como uma das partes da Matemática. Se formos analisar historicamente, no tempo de Pitágoras, a Matemática era relacionada a quatro áreas do conhecimento, sejam elas: Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.
Hoje, comumente a definimos como a parte da Matemática que estuda formas curvas, planas e espaciais, bem como suas superfícies e volumes. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/instrumentalizacao.gif

Trabalhe com seus alunos os conceitos dos poliedros e não-poliedros apresente as semelhanças e diferenças no quadro de giz. Um bom método seria selecionar vários livros didáticos (do ensino fundamental  e médio) e solicitar para que os alunos em grupo analisem e verifiquem como cada um dos livros apresenta os poliedros.
Após o estudo cada grupo deverá responder as seguintes questões que posteriormente serão apresentadas a toda classe:

  • Como sei o que é um poliedro?E o que não é poliedro?Como podemos definir?
  • Que tipo de poliedros existem?
  • Qual os poliedros apresentados e citados na maioria dos livros?

Após a apresentação de cada grupo, estabeleça, com os alunos, conceitos para poliedros, não-poliedros, e outras formas que definam.

 

Momento 2 - Laboratório de Informática

 Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática, se nunca trabalhou com os alunos, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
 


 Atividade 01 - Exploração do Recurso Educacional 
 Los sólidos platónicos

Os alunos deverão explorar cada sólido apresentado no recurso educacional apresentado acima.

 

Atividade 02 - Atividade Interativa

Dentre os objetos de aprendizagem disponibilizados no RIVED, o que trata de Geometria apresenta atividades que oportunizam ao aluno a leitura e a análise das formas geométricas presentes em nosso cotidiano. Os alunos realizarão as atividades 01 e 02 do objeto "Geometria":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/geometira_01.gif

Se estiver online clique na imagem para acessar o objeto.


Se estiver offline terá que fazer o download do objeto  no endereço http://rived.proinfo.mec.gov.br/modulos/matematica/geometria.zip, na página do RIVED, na seguinte url: http://rived.proinfo.mec.gov.br

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif

Momento 3 - Laboratório de Informática (Duplas)

A atividade 03 do objeto "Geometria" propõe que os alunos, em duplas,  iniciem nomeando as formas que encontrarem e vendo se uma outra dupla consegue localizá-las na cidade pelas suas dicas. Terá melhor êxito aquela dupla que mais formas geométricas conhecer.

Vamos lá?!?


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/CATARSE.gif 

Individualmente os alunos deverão, registrar em forma de síntese, com ilustrações, em no máximo duas laudas, os traços essenciais de objetos que sejam poliedros e de objetos que não sejam poliedros.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Los sólidos platónicos Animação/simulação
Recursos Complementares

Software POLY
Software gratuito que permite construir e explorar poliedros, bem como analisar sua planificação.
Para download acessar: http://www.peda.com/poly/

poly


Vídeo - Poliedros de Platão
Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=mNAmA6ittsw
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 6/12 - 50%
  • Quatro estrelas 5/12 - 41.67%
  • Três estrelas 1/12 - 8.33%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria de Lourdes Cruz, prefeitura do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - disse:
    mlourdesscruz@yahoo.com.br

    05/12/2014

    Cinco estrelas

    Bom trabalho, bem apresentado. Conteúdo importante que foi visto de maneira clara e simples, com certeza foi utilizar em aulas.


  • antonio junior chaves , Consultório , Pará - disse:
    antonio_lobao@hotmail.com

    31/01/2011

    Cinco estrelas

    Muito Bom Me Ajudou, e Muito Obrigado


  • FERNANDA TEICHMANN, CEDUP GETULIO VARGAS , Santa Catarina - disse:
    feh.smo@gmail.com

    28/04/2010

    Quatro estrelas

    Fascinante! Comprova que é possível utilizar as tecnologias de informação e comunicação na sala de aula, inclusive no fascinante mundo da Matemática!


  • FERNANDA TEICHMANN, CEDUP GETULIO VARGAS , Santa Catarina - disse:
    feh.smo@gmail.com

    28/04/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante, pois valida a ideia de que a interdisciplinaridade abre portas incríveis para instigar o aluno na busca do conhecimento e (re) descobrir o fantástico mundo da Matemática!!!


  • FERNANDA TEICHMANN, CEDUP GETULIO VARGAS , Santa Catarina - disse:
    feh.smo@gmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    A sugestão de aula é de grande valia, pois nos faz valer da interdisciplinaridade, buscando novos mecanismos de ensino/aprendizagem capazes de fazer com que o aluno se sinta motivado e instigado a (re) descobrir o fantástico mundo da Matemática!!!


  • joelson silva sales, E.E.E.F.M Antonio Francisco Gomes , Pernambuco - disse:
    joeljededias@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO! EXCELENTE


  • Cássio João Lourenço dos Reis, CEFAPRO/Sedauc-mt , Mato Grosso - disse:
    profcassiocefapro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula professora parabéns.


  • Beatriz Alves da Silva, Faculdade Santa Terezinha , Distrito Federal - disse:
    beatrizhrma@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito boa, porém infelismente nossa rede educacional pública é precária e ainda não há tantos recursos para passarmos todos esses conhecimentos, que de certa forma ajudam e muito no processo ensino aprendizagem...PArabéns por sua linda elaboração de aula..


  • ocivaldo pinheiro, E E E F M JOSE AGOSTINHO GUERRA , Pará - disse:
    ocivaldosp@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O roteiro da aula está ótimo. Mas, o programa citado Poly não é gratuíto como foi colocado, é Shareware, ou seja tem limitações de uso e período. Portanto, é pago. Outra desvantagem, que está disponível para download apenas para windows e Macintosh. Lembrando que os laboratórios de informática das escola públicas usam o sistema operacional Linux (ubutun, kurumin, linux educacional). Nesse caso o uso do laboratório com o software fica no papel.


  • Maria José Francisco Parreira, Secretaria de Educação do Estado , Acre - disse:
    parreiramj@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula com idéias novas de trabalho incluindo o laborátorio de informatica que é algo que nós professores precisamos nos apropriar. Nós ainda temos dificuldades de trabalharmos nos laboratórios.


  • roger trindade gomes, EEEF PROF REGINA BANHOS PAIXAO , Espírito Santo - disse:
    rogertrindade@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito boa aula>>> criativa e interesante para os alunos


  • SUELI DE BRITO, ESCOLAS REUNIDAS CASTRO ALVES , Bahia - disse:
    sueli.zeu@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sou professora de Matemática e Geometria no Ensino Fundamental da rede Estadual e gostaria de saber onde posso conseguir o material manipulado pelos alunos no vídeo sobre hexaedros ou o material que posso utilizar para confeccionar os mesmos. Já construir muitos sálidos com eles mas sempre com Duplex mas, não ficou legal como o exibido, principalmente com aqueles cortes. Agradeço antecipadamente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.