21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Aula 1
Professor, para iniciar esta aula discuta com seus alunos sobre seus hábitos alimentares, porém direcione os depoimentos no sentido da “forma” como se alimentam e não “do que” se alimentam.
Sugestões de questionamentos:
• Come assistindo TV?
• Come fazendo outras atividades?
• Toma líquido com a comida?
• Com que velocidade você ingere a comida?
• Para que serve mastigar a comida?
• Quantas vezes devemos mastigar a comida?
Para discutir as últimas questões oriente os alunos para o desenvolvimento de uma atividade que demonstra o processo da mastigação.
Dica! – A atividade é relativamente simples e divertida de realizar. Pode ser feita em duplas, trios ou até mesmo em pequenos grupos. Diferentes tipos de alimentos podem ser utilizados, o que permite uma comparação e análise maior dos resultados obtidos.
VERIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA MASTIGAÇÃO
Organize duplas para realizar esta atividade e solicite uma aula antes para que cada dupla traga uma peneira fina e uma colher pequena.
Providencie um pedaço de cartolina para cada dupla e um pacote de amendoim torrado com casca (de boa procedência e qualidade – pode ser comprado em qualquer mercado e torrado em casa no forno convencional) e uma colher de sopa e copos descartáveis.
Importante! – Providencie alimentos de boa qualidade (amendoim, biscoitos ou outro que for utilizar) e oriente os alunos para que realizem a atividade utilizando medidas de higiene (lavar bem as mãos) na manipulação dos alimentos.
Distribua para cada dupla um pedaço de cartolina e um copo descartável com cerca de 60 amendoins.
PROCEDIMENTOS
• Sobre a cartolina deverão ser preparados 12 montinhos com quatro amendoins cada, formando duas fileiras de seis montinhos.
• Sobre a primeira fileira deverá ser escrito “apenas mastigado” e abaixo do primeiro montinho escrever (sem mastigar), no segundo montinho escrever “2x” e nos montinhos seguintes escrever “5x”, “10x”, “20x” e “30x”, respectivamente (que significa o número de vezes que aquele montinho será mastigado).
• Na segunda fileira deverá ser escrito “mastigado, lavado e peneirado” e nos montinhos escrever o mesmo que da fileira anterior.
• Na primeira fileira os amendoins serão apenas mastigados (exatamente o número de vezes indicado), por um dos alunos da dupla, e depositados novamente sobre a cartolina (com saliva, quando houver).
• Na segunda fileira os amendoins deverão ser mastigados (também somente o número de vezes indicado) e em seguida colocados sobre a peneira. A seguir são “lavados” sob água da torneira, escorridos e com auxílio da colher pequena colocados novamente sobre a cartolina. (veja foto)
Dica! – Oriente para que entre a mastigação de um montinho e outro a peneira seja lavada para evitar resíduos da mastigação anterior.
A foto a seguir demonstra aproximadamente o que deverá ser observado pelos alunos com o processo da mastigação dos amendoins.
Após a realização da atividade retome os questionamentos: para que serve a mastigação e quantas vezes devemos mastigar?
Se o objetivo da mastigação é iniciar a digestão reduzindo o tamanho do alimento para que ele possa ser absorvido, esta deve ser apropriada para que a digestão ocorra de maneira satisfatória.
Peça, em seguida, para que as duplas reflitam a respeito das questões a seguir e registrem sem seus cadernos suas opiniões:
• Na pressa normalmente mastigamos o alimento apenas o suficiente para que possamos engoli-lo. Qual a conseqüência disso?
• Todos os alimentos devem ser mastigados o mesmo número de vezes?
• Além da redução do tamanho do alimento, a mastigação provoca a liberação de saliva. Comparando o amendoim mastigado duas vezes com o mastigado 30 vezes, o que pode ser observado em relação à saliva?
• Qual o papel da saliva no processo da mastigação e da digestão?
Aula 2
Inicie a aula pedindo para que as duplas apresentem as conclusões registradas para os questionamentos finais da aula anterior.
Leve os alunos ao laboratório de informática para explorar o recurso hipertexto “Fisiologia - sistema digestivo” do portal do professor. Através desse recurso os alunos poderão compreender o funcionamento do sistema digestivo por meio de descrição de seus órgãos, funções e peculiaridades.
Oriente para que explorem o recurso, principalmente acessando a “Tela 1 de Anatomia” e a “Tela 1 de Etapas”.
O recurso pode ser acessado em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2292 e também está disponível no seguinte endereço:http://www.planetabio.com/digestao.html
Esse recurso reforça e complementa o que já foi apresentado na aula anterior.
Peça para que os alunos explorem o recurso recomendado respondendo as seguintes questões:
• Quais os diferentes tipos de dentes e quais suas funções?
• Qual o papel da língua na mastigação?
• Qual o objetivo do processo de mastigação e insalivação?
RECURSOS COMPLEMENTARES
Os alunos podem aprender e se divertir em alguns jogos didáticos relacionados à importância da higienização dos dentes, no seguintes endereços:
http://www.brincandoseaprende.com.br/php/atividade.php?nrati=2548
http://www.brincandoseaprende.com.br/php/atividade.php?nrati=1617
Este vídeo Apresenta anatomia da cavidade bucal propriamente dita, suas delimitações, enfocando os dentes (tipos), palatos (mole e duro) e úvula:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3188
Este planeta tics apresenta um texto para ser trabalhado com alunos com a história “O ataque do Furadentes”, seguida de sugestões de atividades e perguntas relacionadas à saúde bucal.
http://www.planeta.sitedaescola.com/modules/planet/transfer.php?1244/pdf
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que a mastigação faz parte do início do processo da digestão.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que uma mastigação adequada contribui para uma digestão melhor.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o processo da mastigação como forma inicial de reduzir o alimento facilitando o processo da digestão.
MESTRE - 10,0 pontos
Identifico os diferentes tipos de dentes e seu papel na mastigação. Compreendo o processo da mastigação e reconheço a importância da mastigação adequada para uma boa digestão.
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/11/2013
Cinco estrelasMuito boa, simples e interessante, faz com os alunos visualizem o processo de mastigação que é interno, saindo apenas da teoria.
24/03/2010
Cinco estrelasComplementando minha avaliação da aula, achei o conteúdo cabível dentro do contexto e informações aos estudantes conforme o nível de ensino, procedimentos e adequado aos recursos didáticos do mesmo. A atividade prática servirá para a autoavaliação dos estudantes conforme higiene e conteúdo disciplinático.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o conteúdo desta aula, torna o aprendizado mais natural e interessante. Os cartazes que ele propôs faz com que os alunos entendam melhor a impostância de uma boa mastigação, tornando o conteúdo mais fácil, pois eles podem observar o tempo de digestão dos alimentos.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasMuitíssimo interessante esta atividade prática, espero um dia poder utilizá-la quando me formar; conheço muitas pessoas que não se alimentam direito ou possuem um metabolismo um pouco diferente e percebi que elas não mastigam direito o alimento. Outro detalhe legal e importante é a absorção dos nutrientes que não será perfeita, sendo grande parte perdida no bolo fecal. Parabéns Alfredo pela atividade simples e de suma importância na educação.