21/11/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
• Compreender o significado da palavra identidade;
• produzir texto descritivo.
• Atividade em grupos;
• uso da internet;
• produção de texto individual.
AULA 1
ATIVIDADE 1
Para motivar os estudantes para estudarem o tema, o professor deverá levá-los ao Laboratório de Informática para assistirem ao vídeo disponível em:
http://tv.estadao.com.br/videos,TRAILER-DE-UM-AMOR-JOVEM,8239,262,0.htm
Na sequência, ainda no laboratório, colocar os alunos em círculo e conversar com eles sobre o tema Identidade. Para iniciar, o professor poderá mostrar aos alunos cópia ampliada da carteira de identidade mostrada a seguir e conversar sobre a importância desse documento para as pessoas.
Imagem disponível em:
http://flanelapaulistana.com/wp-content/uploads/2008/06/ident.jpg
Para subsidiar a discussão sobre o assunto, o professor poderá seguir o roteiro abaixo.
• A identidade de uma pessoa pode ser definida como sendo um conjunto de características próprias e exclusivas. Quais as características principais da identidade de adolescentes como vocês?
• Vocês concordam que a nossa identidade depende da diferenciação que fazemos entre o “eu” e o “outro”?
• Vocês acham que passamos a ser alguém quando descobrimos o outro?
• Vocês acham que a comparação permite o destaque das características próprias de cada um?
• Somos o que fazemos em cada momento, em cada papel que desempenhamos, o de aluno, filho, amigo, irmão, e uma coisa não inclui necessariamente a outra. Vocês acham que mudamos nossas características de acordo com o papel que desempenhamos?
ATIVIDADE 2
O professor deverá entregar aos alunos cópia do seguinte texto:
IDENTIDADE
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou
Às vezes sou
“o meu queridinho”
Às vezes sou
“moleque malcriado”.
Para mim
Tem vezes que eu sou rei,
Herói voador,
Caubói lutador,
Jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor, peito de aço, goleador!
Mas o que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Eu sou eu, sou assim, sou menino.
Fonte: BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. 5. ed. São Paulo: Moderna, 1986, p. 10.
Na sequência, o professor solicitará aos alunos que leiam silenciosamente o texto para responderem às questões abaixo:
1. Qual o significado da palavra identidade no texto?
2. Quem pode ter dito as expressões “o meu queridinho” e “moleque malcriado”?
3. Há entre as expressões uma contradição? Sim. Não. Por quê?
4. O narrador do texto diz “Às vezes nem eu mesmo sei quem sou”. Por quê?
Depois de corrigidas e discutidas as possíveis respostas para as perguntas, o professor deverá formar 5 grupos e entregar cópias de uma tirinha a cada grupo de alunos para que eles as analisem e apresentem suas conclusões à turma.
Tirinha 1 - Identidade Secreta Revelada
Disponível em:
http://tirasdoeuricefalo.blogspot.com/2009/01/tira-do-euricfalo-n-337-identidade.html
Tirinha 2 - E nossos nomes?
Disponível em:
http://baseado. wordpress.com/2007/10/28/tirinhas-a-procura-da-identidade/
Imagem 3 - Quem sou eu?
Disponível em:
http://eusousensivelsim.blogspot.com/2009/07/quem-sou-eu.html
Imagem 4 – Quem são eles?
Disponível em:
http://coisas-do-gordo.blogspot.com/2009/10/tirinhas-do-gordo-mais-personagens.html
Ao final, o professor levará os alunos a uma conclusão sobre suas identidades. Por exemplo:
• Nós somos o que gostamos. Somos nossa comida preferida, nossas músicas, nossos filmes. Somos também os lugares que a gente curte, os amigos que fazemos, o esporte que escolhemos. Somos a estação do ano e passatempos prediletos. (...) pouco importa de onde viemos e para onde vamos, mas, quem somos, é crucial descobrir.
Importante: Professor, a conclusão acima é apenas uma sugestão para que você possa ajudar o seu aluno a fazer a dele.
AULA 2
ATIVIDADE
PRODUÇÃO DE TEXTO
O professor deverá solicitar aos alunos que escrevam um texto falando deles.
A avaliação da aula consiste em observar a participação dos alunos na atividade em grupo. Em relação às tirinhas, é importante observar se os alunos conseguiram transpor todo o sentido dos textos (tirinhas e imagens) por ocasião das análises. Escolher a produção de texto para avaliação.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/02/2015
Quatro estrelasAchei ótima essa aula. E a primeira vez que vou ensinar identidade e cultura não sabia muito bem como me posicionar, mas essa aula começou a abrir meus horizontes em relação ao tema.
01/12/2012
Quatro estrelasAchei muito legal, pois estava procurando uma atividade para trabalhar sobre identidade com meus alunos...
16/05/2012
Cinco estrelasGostei da atividade é importante pois ajuda o aluno a desenvolver a criatividade.
05/04/2011
Cinco estrelasMuito criativa!!!
06/09/2010
Quatro estrelasgostei. estou tbem tomando posse dessa prática, se me permitem. ????
15/06/2010
Cinco estrelasINTERESSANTE, DIVERTIDA E EFICIENTE PARABÉNS
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótimo