Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Funções da linguagem

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Conscientizar-se de que em todos os momentos do dia estabelecemos comunicação;
 Que há diferentes formas de comunicação;
 Que a comunicação se faz com diferentes intenções;
 Que cada função tem um nome conforme suas características.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Demonstrar habilidades básicas de leitura;
 Saber que a comunicação necessita dos elementos: emissor, receptor, canal de comunicação, código.

Estratégias e recursos da aula
  • Sites da Internet;
  • xerox;
  • trabalho em grupo.

AULA 1
ATIVIDADE 1

O professor levará os alunos ao laboratório de informática para pesquisarem sobre as funções da linguagem. Antes, porém, deverá conversar com os alunos sobre o assunto. Deverá perguntar a eles se já perceberam que durante o dia todo usamos a linguagem com diferentes finalidades como querer convencer alguém de alguma coisa, informar-se sobre algo, transmitir uma emoção, conversar só por conversar. E perguntar se sabiam que cada uma dessas funções recebe um nome específico.

Importante: Professor, você deverá saber que:

  • emissor: é aquele que envia a mensagem;
  • receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário;
    canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida;
  • código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar;
    a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar;
  • contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

Em seguida, como são alunos do ensino médio, convidar os alunos a entrarem em um dos sites abaixo, para responderem às seguinte questões.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%B5es_da_linguagem


http://www.graudez.com.br/literatura/funling.htm


http://www.brasilescola.com/redacao/as-funcoes-linguagem.htm

  • Quais são as funções da linguagem?
  • Quais as características de cada função?


AULA 2
ATIVIDADE


O professor deverá entregar uma cópia do conteúdo abaixo para cada aluno e com base nele deverá propor exercícios de fixação e avaliação em grupo.

SISTEMATIZAÇÃO


1-Função expressiva ou emotiva: Centrada no emissor. Características: discurso em 1ª pessoa; julgamentos subjetivos; interjeições com valor emotivo; entonações características (oral); figuras literárias e criações literárias

2- Função conativa ou apelativa: Centrada no receptor. Os anunciados visam influenciar o comportamento do destinatário da mensagem.
Características: verbos no imperativo; emprego de vocativos e uso de pronomes de 2ª pessoa ( tu/vós ou você/vocês )
Aplicação: textos publicitários, políticos e linguagem comum

3-Função referencial: Centrada no referente. O importante é o conteúdo da informação. A linguagem é precisa, direta e objetiva.
Características : neutralidade do emissor objetividade e precisão conteúdo informacional e uso de 3ª pessoa
Aplicação: jornalismo, cartas comerciais, redações técnicas, manuais de instruções, bulas de remédios, relatórios, resenhas, resumos, informes e descrições, na propaganda – informações gerais sobre o produto ou serviço.

4-Função fática: Centrada no contato físico ou psicológico. Tudo o que na mensagem serve para estabelecer, manter ou cortar o contato.
O objetivo é chamar a atenção do receptor e assegurar que este não se desligue.
O conjunto organizado de expressões traz pouca informação.
Características: manifestação da necessidade ou desejo de comunicação e manutenção dos vínculos sociais.
Aplicação: conversas telefônicas e informais, propaganda e música

5-Função metalinguística: Centrada no código, serve para dar explicações ou dar precisão ao código utilizando pelo emi ssor. Metalinguagem é uma linguagem
que fala da própria linguagem. Tem por objetivo a língua usada como forma de expressão.
Características: f orne cer informações conceituais, definições e explicações.
Aplicação: textos explicativos e di dáticos, linguagem científica, dicionários,
Comentários explicativos ou descritivos de fotografia (imagem) e análises.

6-Função poética ou estética: Centrada na própria mensagem. A função poética não abrange só a poesia, no entanto é nessa forma de expressão
que a função é dominante . A função poética está sempre presente que a forma e a estrutura da mensagem reforçam ou modificam o seu conteúdo. Ela suplementa
ou modifica o sentido denotativo da mensagem.
Características: ritmo; jogo das sonoridades; estrutura; grafismo; espacialidade; figuras de harmonia, repetição e pensamento.

Observação: as seis funções da linguagem não se excluem, mas também não se encontram, necessariamente, todas reunidas numa mesma mensagem.
Numa mensagem, é muito raro encontrar apenas uma dessas seis funções. Há sobreposição das funções, mas sempre uma será dominante de acordo
com o objetivo da mensagem.

Exercícios:


I- O professor deverá colocar os alunos em grupo de três alunos para, com base na pesquisa e com a numeração acima atribuída às funções, identificar as comunicações feitas abaixo. O trabalho deverá ser entregue para avaliação.


a) Alô! Você está me ouvindo? Um momento, por favor. Vou desligar. ____

b) POÉTICA
Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo) ___

c) Tirinha I


____

d) Tirinha II

___

e) DEMAIS
Tudo eu já fiz pra te esquecer,
Mas foi em vão
E agora quero voltar....

Todas essas noites passei sem dormir
Com os olhos a jorrar...

Quando um amor é demais
Não se pode jogar fora.
Olho para esses casais
Com um sonho na memória...

Mahatma Gandhi, Krishna, Deus
Mas só você pode me saltar agora....

ARNALDO ANTUNES e NANDO REIS
_____

f) Museu de arte contemporânea – aberto das 9:00 às 18:00 horas
R. do ouvidor, nº 507 – rio de janeiro. ___
g) Soft – a espuma de banho com hidratante, umectante e vitamina e .____

h) “Ah! Perdi a tramontana! Agarrei a garrafa que estava na minha frente
E abri a cabeça da santa criatura com uma pancada horrível!
De nada mais me lembro. Ouvi um berro, um clamor. Senti o pânico em redor de mim
E corri para a rua como um ébrio. Foi quando ...”
(Monteiro Lobato- “Cidades Mortas” – p. 91) ____

i) Olá, como vai?
Eu vou indo, e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo, correndo,
Pegar meu lugar no futuro. E você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono
Tranqüilo, quem sabe?
Quanto tempo ... (Sinal fechado- Paulinho da Viola – 1974) _____

j) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights." ____
k) Psiu! É com você que eu estou falando.____

l) Hei! Hei! Vocês se lembram de mim?

Importante: O gabarito a seguir o ajudará a fazer a avaliação do exercício.

a) 4 b) 5 c) 5 d) 5 e) 1 f) 3 g) 5 h) 1 i) 2 j) 2 k) 4 l) 4

II- Nas comunicações abaixo foram feitas as identificações das funções e algumas não estão corretas. Faça a correção.

a) Na escola: uma aula sob re vocab ulário (sinônimos), o diálogo entre o professor e os alunos constitui uma metalinguagem.____

b) “kuka fresca”
(assistência técnica de geladeiras e freezers) Função poética _____

c) verão colorido. Verão coloram a.
(batom colo rama) Função poética _____

d)" - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"
Função conativa _______

e) Na definição: o ventanista foi agarrado.
o que quer dizer ventanista?
ventanista quer dizer: ladrão que penetra nas casas pela janela. Função poética ____

f) Na propaganda:
Você sabe o que é injeção eletrônica ?
é um processo de ... (o texto explica o que é
E mostra as vantagens do carro “y”, que é equipado com esse dispositivo.
Função metalinguística ____

g) “Coca cola é isso aí.”
O caráter onomatopaico do verso é realçado pelo som fricativo “ss”,
Ao ranger o ruído que é produzido quando se abre o refrigerante.
O som simboliza um convite ao consumidor para abrir uma garrafa do refrigerante. Função metalinguística ____

e) O verbo infinitivo

Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
Função metalingüística ____

Importante: Professor, o gabarito vai ajudá-lo a avaliar a tarefa dos alunos.

a) certo b) certo c) certo d) falso, é fática e) falso, é metalinguística f) certo
g) falso, é poética e) falso, é poética

Aula 3

Atividade

O professor deverá fazer a correção para esclarecer possíveis dúvidas.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante a observação da participação dos alunos em todas as atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 23 classificações

  • Cinco estrelas 17/23 - 73.91%
  • Quatro estrelas 3/23 - 13.04%
  • Três estrelas 3/23 - 13.04%
  • Duas estrelas 0/23 - 0%
  • Uma estrela 0/23 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Nely, IESA , Distrito Federal - disse:
    teachernely@bol.com.br

    09/03/2014

    Três estrelas

    gostei. Vou trabalhar com meus alunos.


  • MÁRCIA RIBEIRO DE ALMEIDA, E.E.PROFESSORA GERALDA EUGÊNIA DA SILVA , Minas Gerais - disse:
    marciaribeirodealmeida@gmail.com

    23/05/2013

    Quatro estrelas

    Achei ótima as suas aulas,vou usá-las como refência.Parabéns!


  • Maria de Fatima, Escola Estadual Professor José Constantino , Pernambuco - disse:
    professorafatima78@hotmail.com

    26/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente !!! Pretendo receber informações de aulas no e- mail .


  • 007, E.E.E.O. , Mato Grosso - disse:
    joyceapguijf@hotmail.com

    06/06/2012

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito para realizar minha rova.


  • Francisca, PMT , Piauí - disse:
    franbraga80@yahoo.com.br

    20/05/2012

    Cinco estrelas

    Muito esclarecedor.


  • Cleyton Rivonielle Bezerra, Facape , Pernambuco - disse:
    cleyton-rivonielle@hotmail.com

    19/05/2012

    Três estrelas

    Gostei das explicaçoes, foram práticas com exemplos de aplicação. Os exercícios ajudou a fixar as diversas funcões! Parabéns!


  • ketelem maxado, sabendo com os mas velhos. , Amazonas - disse:
    ketelem.maxado@hotmail.com.br

    29/03/2012

    Cinco estrelas

    me ajudou muito valeu...muito obrigado.


  • Anderson Lima, Faculdade Maurício de Nassau , Pernambuco - disse:
    deciuslima@hotmail.com

    20/02/2012

    Cinco estrelas

    Bela iniciativa, está me acrescentando bastante. Site é ótimo. Meus parabéns!!


  • ANA FLAVIA COSTA VALENTE, seduc , Amazonas - disse:
    flaviavalente1@hotmail.com

    14/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito e me auxiliou nesta aula.


  • Ana Cândida, Col. Pe Pedro Canísio Henz -EFM , Paraná - disse:
    maenega@ibest.com.br

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    ótima explicação e sugestões de atividades.


  • wandreah, ceuma , Maranhão - disse:
    wandreah@hotmail.com

    24/09/2011

    Cinco estrelas

    adorei a aula,vou fazer uma prova sobre funcões da linguagem,e com om exercicio melhorou bastante meu entendimento.


  • Rodrigo, UTI , Pernambuco - disse:
    roodrigoll@hotmail.com

    10/08/2011

    Cinco estrelas

    Muito Bom msm.


  • kercia, CE 414 samambaia , Distrito Federal - disse:
    gatonabr@gmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    ótimos exercicíos,parabêns professora.abraços kercia


  • Margarete Larrosa, I.E.E. Marcílio Dias , Rio Grande do Sul - disse:
    margaretelarrosa@hotmail.com

    15/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei os exercícios Estão de parabéns!!


  • cândido Gaspar Coutinho, colégio realego , Rio de Janeiro - disse:
    candidocoutinho@gmail.com

    18/04/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula,valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1


  • esthefany, General Neto , Rio Grande do Sul - disse:
    fanymarques1@hotmail.com

    13/04/2011

    Três estrelas

    eu gostei axei bem interessante


  • maria aparecida lopes prieto medina, Reverendo Urbano E.E , São Paulo - disse:
    cidinha_medina@hotmail.com

    31/03/2011

    Cinco estrelas

    após a explicação do professor, com certeza ele saberá identificar a função da linguagem. Gostei da abordagem do material, completo.


  • Aurora alves , Particular , Goiás - disse:
    auroraalveszanol@hotmail.com

    27/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito.


  • maria emilia, EEEFM"VERA CRUZ" , Espírito Santo - disse:
    mariaemiliaahnert@hotmail.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    Acredito na importancia do aluno estudar os genêros literarios, sua aula me ajudou a concluir minhas explicações de forma mais clara para os alunos, parabéns! aproveitei suas atividades para trabalhar como revisão da materia.


  • mariana, Geo , Paraíba - disse:
    maris_poper@hotmail.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    amei essa aula, me ajudou bastante. parabéns


  • Fátima, Escola Municipal Mário Casasanta , Rio de Janeiro - disse:
    fenixflsss@yahoo.com.br

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    Há bem pouco tempo descobri este site, que tem ajudado bastante na minha prática pedagógica. Com esta aula não foi diferente. O assunto está bem conciso e há uma variedade razoável de atividades. A colega está de parabéns. Espero, em breve, poder compartilhar as minhas práticas.


  • Maria Marlena Gauer Ko. Freitag, Escola de Educação Básica Carlos Chagas , Santa Catarina - disse:
    mariafreitag@yahoo.com.br

    17/10/2010

    Quatro estrelas

    ADOREI!!!!...e tenho feito semelhante. Trabalhar as funções da linguagem é algo que gosto muito. Na hora deles produzirem seus textos, já fiz o seguinte, em turmas diferentes:1. confecção de uma flor e baseado nela produzir um texto com cada umas das funções - predominando cada uma delas, é claro!; 2) o mesmo com um objeto "valioso" ( não materialmente) trazido por eles, o mesmo com foto trazida leles com algum objeto...saem textos maravilhosos! Um abraço


  • Geralda Soares de Araújo, C T E P I , Bahia - disse:
    geraldaaraujo@oi.com.br

    27/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua aula. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.