17/12/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Conscientizar-se de que em todos os momentos do dia estabelecemos comunicação;
Que há diferentes formas de comunicação;
Que a comunicação se faz com diferentes intenções;
Que cada função tem um nome conforme suas características.
Demonstrar habilidades básicas de leitura;
Saber que a comunicação necessita dos elementos: emissor, receptor, canal de comunicação, código.
AULA 1
ATIVIDADE 1
O professor levará os alunos ao laboratório de informática para pesquisarem sobre as funções da linguagem. Antes, porém, deverá conversar com os alunos sobre o assunto. Deverá perguntar a eles se já perceberam que durante o dia todo usamos a linguagem com diferentes finalidades como querer convencer alguém de alguma coisa, informar-se sobre algo, transmitir uma emoção, conversar só por conversar. E perguntar se sabiam que cada uma dessas funções recebe um nome específico.
Importante: Professor, você deverá saber que:
Em seguida, como são alunos do ensino médio, convidar os alunos a entrarem em um dos sites abaixo, para responderem às seguinte questões.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%B5es_da_linguagem
http://www.graudez.com.br/literatura/funling.htm
http://www.brasilescola.com/redacao/as-funcoes-linguagem.htm
AULA 2
ATIVIDADE
O professor deverá entregar uma cópia do conteúdo abaixo para cada aluno e com base nele deverá propor exercícios de fixação e avaliação em grupo.
SISTEMATIZAÇÃO
1-Função expressiva ou emotiva: Centrada no emissor. Características: discurso em 1ª pessoa; julgamentos subjetivos; interjeições com valor emotivo; entonações características (oral); figuras literárias e criações literárias
2- Função conativa ou apelativa: Centrada no receptor. Os anunciados visam influenciar o comportamento do destinatário da mensagem.
Características: verbos no imperativo; emprego de vocativos e uso de pronomes de 2ª pessoa ( tu/vós ou você/vocês )
Aplicação: textos publicitários, políticos e linguagem comum
3-Função referencial: Centrada no referente. O importante é o conteúdo da informação. A linguagem é precisa, direta e objetiva.
Características : neutralidade do emissor objetividade e precisão conteúdo informacional e uso de 3ª pessoa
Aplicação: jornalismo, cartas comerciais, redações técnicas, manuais de instruções, bulas de remédios, relatórios, resenhas, resumos, informes e descrições, na propaganda – informações gerais sobre o produto ou serviço.
4-Função fática: Centrada no contato físico ou psicológico. Tudo o que na mensagem serve para estabelecer, manter ou cortar o contato.
O objetivo é chamar a atenção do receptor e assegurar que este não se desligue.
O conjunto organizado de expressões traz pouca informação.
Características: manifestação da necessidade ou desejo de comunicação e manutenção dos vínculos sociais.
Aplicação: conversas telefônicas e informais, propaganda e música
5-Função metalinguística: Centrada no código, serve para dar explicações ou dar precisão ao código utilizando pelo emi ssor. Metalinguagem é uma linguagem
que fala da própria linguagem. Tem por objetivo a língua usada como forma de expressão.
Características: f orne cer informações conceituais, definições e explicações.
Aplicação: textos explicativos e di dáticos, linguagem científica, dicionários,
Comentários explicativos ou descritivos de fotografia (imagem) e análises.
6-Função poética ou estética: Centrada na própria mensagem. A função poética não abrange só a poesia, no entanto é nessa forma de expressão
que a função é dominante . A função poética está sempre presente que a forma e a estrutura da mensagem reforçam ou modificam o seu conteúdo. Ela suplementa
ou modifica o sentido denotativo da mensagem.
Características: ritmo; jogo das sonoridades; estrutura; grafismo; espacialidade; figuras de harmonia, repetição e pensamento.
Observação: as seis funções da linguagem não se excluem, mas também não se encontram, necessariamente, todas reunidas numa mesma mensagem.
Numa mensagem, é muito raro encontrar apenas uma dessas seis funções. Há sobreposição das funções, mas sempre uma será dominante de acordo
com o objetivo da mensagem.
Exercícios:
I- O professor deverá colocar os alunos em grupo de três alunos para, com base na pesquisa e com a numeração acima atribuída às funções, identificar as comunicações feitas abaixo. O trabalho deverá ser entregue para avaliação.
a) Alô! Você está me ouvindo? Um momento, por favor. Vou desligar. ____
b) POÉTICA
Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo) ___
c) Tirinha I
____
d) Tirinha II
___
e) DEMAIS
Tudo eu já fiz pra te esquecer,
Mas foi em vão
E agora quero voltar....
Todas essas noites passei sem dormir
Com os olhos a jorrar...
Quando um amor é demais
Não se pode jogar fora.
Olho para esses casais
Com um sonho na memória...
Mahatma Gandhi, Krishna, Deus
Mas só você pode me saltar agora....
ARNALDO ANTUNES e NANDO REIS
_____
f) Museu de arte contemporânea – aberto das 9:00 às 18:00 horas
R. do ouvidor, nº 507 – rio de janeiro. ___
g) Soft – a espuma de banho com hidratante, umectante e vitamina e .____
h) “Ah! Perdi a tramontana! Agarrei a garrafa que estava na minha frente
E abri a cabeça da santa criatura com uma pancada horrível!
De nada mais me lembro. Ouvi um berro, um clamor. Senti o pânico em redor de mim
E corri para a rua como um ébrio. Foi quando ...”
(Monteiro Lobato- “Cidades Mortas” – p. 91) ____
i) Olá, como vai?
Eu vou indo, e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo, correndo,
Pegar meu lugar no futuro. E você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono
Tranqüilo, quem sabe?
Quanto tempo ... (Sinal fechado- Paulinho da Viola – 1974) _____
j) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights." ____
k) Psiu! É com você que eu estou falando.____
l) Hei! Hei! Vocês se lembram de mim?
Importante: O gabarito a seguir o ajudará a fazer a avaliação do exercício.
a) 4 b) 5 c) 5 d) 5 e) 1 f) 3 g) 5 h) 1 i) 2 j) 2 k) 4 l) 4
II- Nas comunicações abaixo foram feitas as identificações das funções e algumas não estão corretas. Faça a correção.
a) Na escola: uma aula sob re vocab ulário (sinônimos), o diálogo entre o professor e os alunos constitui uma metalinguagem.____
b) “kuka fresca”
(assistência técnica de geladeiras e freezers) Função poética _____
c) verão colorido. Verão coloram a.
(batom colo rama) Função poética _____
d)" - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"
Função conativa _______
e) Na definição: o ventanista foi agarrado.
o que quer dizer ventanista?
ventanista quer dizer: ladrão que penetra nas casas pela janela. Função poética ____
f) Na propaganda:
Você sabe o que é injeção eletrônica ?
é um processo de ... (o texto explica o que é
E mostra as vantagens do carro “y”, que é equipado com esse dispositivo.
Função metalinguística ____
g) “Coca cola é isso aí.”
O caráter onomatopaico do verso é realçado pelo som fricativo “ss”,
Ao ranger o ruído que é produzido quando se abre o refrigerante.
O som simboliza um convite ao consumidor para abrir uma garrafa do refrigerante. Função metalinguística ____
e) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar
Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito
E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
Função metalingüística ____
Importante: Professor, o gabarito vai ajudá-lo a avaliar a tarefa dos alunos.
a) certo b) certo c) certo d) falso, é fática e) falso, é metalinguística f) certo
g) falso, é poética e) falso, é poética
Aula 3
Atividade
O professor deverá fazer a correção para esclarecer possíveis dúvidas.
A avaliação ocorrerá durante a observação da participação dos alunos em todas as atividades.
Quatro estrelas 23 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/03/2014
Três estrelasgostei. Vou trabalhar com meus alunos.
23/05/2013
Quatro estrelasAchei ótima as suas aulas,vou usá-las como refência.Parabéns!
26/11/2012
Cinco estrelasExcelente !!! Pretendo receber informações de aulas no e- mail .
06/06/2012
Cinco estrelasMe ajudou muito para realizar minha rova.
20/05/2012
Cinco estrelasMuito esclarecedor.
19/05/2012
Três estrelasGostei das explicaçoes, foram práticas com exemplos de aplicação. Os exercícios ajudou a fixar as diversas funcões! Parabéns!
29/03/2012
Cinco estrelasme ajudou muito valeu...muito obrigado.
20/02/2012
Cinco estrelasBela iniciativa, está me acrescentando bastante. Site é ótimo. Meus parabéns!!
14/02/2012
Quatro estrelasGostei muito e me auxiliou nesta aula.
28/09/2011
Cinco estrelasótima explicação e sugestões de atividades.
24/09/2011
Cinco estrelasadorei a aula,vou fazer uma prova sobre funcões da linguagem,e com om exercicio melhorou bastante meu entendimento.
10/08/2011
Cinco estrelasMuito Bom msm.
18/05/2011
Cinco estrelasótimos exercicíos,parabêns professora.abraços kercia
15/05/2011
Cinco estrelasAdorei os exercícios Estão de parabéns!!
18/04/2011
Cinco estrelasgostei muito da aula,valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
13/04/2011
Três estrelaseu gostei axei bem interessante
31/03/2011
Cinco estrelasapós a explicação do professor, com certeza ele saberá identificar a função da linguagem. Gostei da abordagem do material, completo.
27/03/2011
Cinco estrelasGostei muito.
13/03/2011
Cinco estrelasAcredito na importancia do aluno estudar os genêros literarios, sua aula me ajudou a concluir minhas explicações de forma mais clara para os alunos, parabéns! aproveitei suas atividades para trabalhar como revisão da materia.
13/03/2011
Cinco estrelasamei essa aula, me ajudou bastante. parabéns
09/03/2011
Cinco estrelasHá bem pouco tempo descobri este site, que tem ajudado bastante na minha prática pedagógica. Com esta aula não foi diferente. O assunto está bem conciso e há uma variedade razoável de atividades. A colega está de parabéns. Espero, em breve, poder compartilhar as minhas práticas.
17/10/2010
Quatro estrelasADOREI!!!!...e tenho feito semelhante. Trabalhar as funções da linguagem é algo que gosto muito. Na hora deles produzirem seus textos, já fiz o seguinte, em turmas diferentes:1. confecção de uma flor e baseado nela produzir um texto com cada umas das funções - predominando cada uma delas, é claro!; 2) o mesmo com um objeto "valioso" ( não materialmente) trazido por eles, o mesmo com foto trazida leles com algum objeto...saem textos maravilhosos! Um abraço
27/05/2010
Cinco estrelasGostei muito de sua aula. Parabéns!