12/01/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
- Sente-se na rodinha com os alunos e deixem que eles façam exposições acerca das diferenças e da inclusão, direcione essa discussão de modo que eles percebam as diferenças entre si. Solicite a presença de familiares ou funcinários de etnias diferentes, convide também PNEEs e peça que eles contem suas histórias de vida. As crianças devem observá-los e, se possível, até tocarem neles,notando as semelhanças e diferenças físicas.
História (Floquinho da Noite)
Floquinho da Noite era uma ovelhinha negra linda, porque foi o Papai do Céu que a fez. Ela morava numa cabana pertinho do lago e gostava muito de fazer novos amigos.
Alguns animaizinhos a consideravam interessante, pois acreditavam que só ovelhas branquinhas eram importantes. Um dia, Floquinho da Noite quis brincar de roda com os bichos da floresta que se divertiam próximo a sua casinha. Mas eles não deixaram, porque o caracol disse que ela era muito pretinha. Então, ela foi embora triste, muito, muito triste.
Quando deitou na relva, percebeu que uma tempestade se aproximava. Com medo, os amiguinhos, ao longe, gritavam assustados e choravam. Floquinho da noite não pensou duas vezes: saiu correndo e levou, sobre seu lombo, todos os bichinhos e os aqueceu dentro de sua cabaninha.
Quando passou a tempestade, surgiu o arco-íris da amizade e todos estavam brincando de roda, muito à vontade.
Filme: O Patinho Feio
Era uma vez ...
Uma patinha que teve quatro patinhos muito lindos, porém quando nasceu o último, a patinha exclamou espantada:
- Meu Deus, que patinho tão feio!
Quando a mãe pata nadava com os filhos, todos os animais da quinta olhavam para eles:
- Que pato tão grande e tão feio!
Os irmãos tinham vergonha dele e gritavam-lhe:
- Vai-te embora porque é por tua causa que toda a gente está a olhar para nós!
Afastou-se tanto que deu por si na outra margem. De repente, ouviram-se uns tiros. O Patinho Feio observou como um bando de gansos se lançava em voo. O cão dos caçadores persegui-o furioso.
Conseguiu escapar do cão mas não tinha para onde ir, não deixava de andar. Finalmente o Inverno chegou. Os animais do bosque olhavam para ele cheios de pena.
- Onde é que irá o Patinho Feio com este frio? Não parava de nevar. Escondeu-se debaixo de uns troncos e foi ali que uma velhinha com um cãozinho o encontrou.
- Pobrezinho! Tão feio e tão magrinho!
E levou-o para casa.
Lá em casa, trataram muito bem dele. Todos, menos um gatinho cheio de ciúmes, que pensava: "Desde que este patucho está aqui, ninguém me liga".
Voltou a Primavera. A velha cansou-se dele, porque não servia para nada: não punha ovos e além disso comia muito, porque estava a ficar muito grande.
O gato então aproveitou a ocasião.
- Vai-te embora! Não serves para nada!
A nadar chegou a um lago em que passeavam dois belos cisnes que olhavam para ele. O Patinho Feio pensou que o iriam enxotar. Muito assustado, ia esconder a cabeça entre as asas quando, ao ver-se reflectido na água, viu, nada mais nada menos, do que um belo cisne que não era outro senão ele próprio.
Os cisnes desataram a voar e o Patinho Feio fugiu atrás deles.
Quando passou por cima da sua antiga quinta, os patinhos, seus irmãos, olharam para eles e exclamaram:
- Que cisnes tão lindos!
Trabalhando LIBRAS
1. Leve um alfabeto de LIBRAS ilustrado para que as crianças reconheçam e se familiarizem com ele, ensine os sinais a eles.
2. Peça para que os alunos digam seus nomes utilizando apenas os sinais.
3. Monte um diagrama com os alunos:
· Tire cópias do alfabeto de LIBRAS (duas cópias para cada criança). Em seguida entregue figuras de animais com palavras de fácil reconhecimento para eles (ex. sapo, pato, lago, etc). e uma folha em branco.
· Peça para que os alunos sentem-se em duplas e entregue o material preparado anteriormente para cada dupla, e peça para que eles completem o diagrama em branco com as letras avulsas, de acordo com a figura presente em cada linha. Deve ser formada a palavra inteira, sendo que, para isso, os alunos se ajudem mutuamente. A atividade termina quando o diagrama estiver completo
Quatro estrelas 31 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/12/2012
Cinco estrelasExelente,parabéns e muito obrigada por ter compartilhado.
09/11/2012
Cinco estrelasADOREI O PLANO DE AULA. SOU ALUNA DE PEDAGOGIA E PESQUISANDO SITES PARA FAZER UM TRABALHO SOBRE INCLUSAO DE ALUNOS SURDOS EM SALAS REGULARES ENCONTREI ESTE QUE ESTA ME AJUDANDO MUITO. OBRIGADA
09/10/2012
Cinco estrelasAMEI ESTE PLANO E MELHOR SERÁ A EXECUÇÃO DELE.
28/02/2012
Quatro estrelasadorei
06/02/2012
Três estrelasParabéns pela metodologia ;buscava exemplos para um trabalho e encontrei aqui...buscava experiencia para saula de aula e encontrei aqui.obrigada....bjs
09/06/2011
Cinco estrelasesta boa as opções de texto mas deveriam enfatisar mais no desenvolvimento psiquico e cognitivo do portador.mayara professora auxiliar.
27/05/2010
Cinco estrelasOi adorei as diferentes metodologias que foi usado nesse projeto, simples mas de fácil entendimento. Parabéns....teve uma combinação perfeita...história e filme....pra que mais prazerozo que assistir um filme, ainda mais com um objetivo...ensinar e aprender...por que na verdade, nós profissionais da Educação Inclusiva aprendemos todo dia com o nosso alunado...e para terminar um show de bola..ensinar LIBRAS...é um trabalho de formiguinha, mas uma vez ensinado nunca se esquece.....
30/03/2010
Quatro estrelasAchei muito legal a forma de trabalhar com a inclusão de crianças com necessidades especiais.É muito importante frisar sobre isso.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, adorei a sua aula, de forma simples e criativa,mas rica em objetividade, mostrou que podemos sim trabalhar e desenvolver com os educandos as atividades como um todo.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo seu material. Se a maioria da população soubesse aproveitar esse meio de comunicação com esse fim, tenho certeza que muita coisa iria melhorar. Um beijo. Juscelina
24/03/2010
Duas estrelasAs aulas não fomentam a compreensão da produção da exclusão e os modos de lidar com as particularidades de sujeitos ou de grupos sociais, hierarquizando-as.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela metodologia utilizada para trabalhar um tema tão complexo. Bom saber que tenho colegas criativas e determinadas como você.
24/03/2010
Quatro estrelasOla, Adorei sua aula professora Wanessa, tenho certeza de que conseguiu atingir seu objetivo, tenho certeza que as crianças devem começar desde cedo a incluir amigos portadores de necessiodades especiais em saala de aula. Elisabete
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula tambem poderia ser desenvolvida usando fantoche e envolvendo os alunos no momento de contar a história, e se envover na historia e no tema que ali seria abordado que é PNEEs. Mas a aula foi muito bem bolada tb ensinar o alfabeto de LIBRAS e alguns sinais basicos para interagir com os alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasO plano de aula é muito interessante. Esta aula é imprescindível, pois contempla a diversidade, a inclusão de portadores de deficiências físicas com a finalidade de romper o preconceito. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasBom dia! Achei este plano de aula muito bom. Além de preparar nossa criança para a Inclusão Social mostra aosprofessores a importância da escola propiciar o novo de forma simples e didática. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasObs.: correção do comentário anterior. O plano de aula é muito interessante. Esta aula é imprescindível, pois contempla a diversidade, a inclusão de portadores de necessidades especiais no ensino regular tendo como finalidade romper com o preconceito. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasOlá... Achei muito interessante este plano de aula, pois fazer os nossos alunos entendam e vivenciarem as dificuldades que muitas vezs nossas crianças especiais enfrentam, seria uma maneira de inclusão e concientização da realidade, pois somente quando se vivencia uma dificuldade na "pele" é que damos valor no que temos.
24/03/2010
Quatro estrelasOla, Adorei sua aula professora Wanessa, tenho certeza de que conseguiu atingir seu objetivo, tenho certeza que as crianças devem começar desde cedo a incluir amigos portadores de necessiodades especiais em saala de aula. Elisabete
24/03/2010
Quatro estrelasoi gostei muito de sua aula e o tema que hoje temos que envolver os nossos alunos nessa questao da inclusao a sua metologia e muito boa. parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns! Simples e criativo! Vou aproveitar a ideia para usar em minhas aulas. Estou terminando uma pós em Educação Especial, Deficiência Auditiva, e achei muito interesante, bem de encontro ao que venho aprendendo.
24/03/2010
Cinco estrelasConsidero que toda manifestação a inclusão, seja ela qual for, é valida. Desde muito cedo percebemos uma série de preconceitos, o mais famoso atualmente é o social. Prepararmos nossa criança discrimanadora ou discriminada a enfrentá-los é um ponto de partida para uma sociedade mais justa.
24/03/2010
Quatro estrelasSimplis criativo e dinamico vou aproveitar e utilzar em sala de aula quando for necessario.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns!!!!! sua ideia e excelente, devemos mostrar para os alunos que todos somos exatamente iguais, apesar de algumas diferenças fisicas!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito apropriada a escolha das histórias para trabalhar o trma inclusão.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito da apresentação desse plano de aula ajuda as crianças de forma simples e singela que não se deve fazer diferença com os outros pela sua cor, crença, ou raça que somos todos iguais e que nas necessidades todos nos ajudammos mutuamente sem se importar com as diferenças fisicas existentes, porque diferenças só existe na cabeça de pessoas preconceituosas e sem instrução.
24/03/2010
Quatro estrelasoi amiga Parabéns, pelas sua aula com um tema tão interessante inclusão. adorei
24/03/2010
Quatro estrelasOi colega!Achei muito interessante sua aula pois, gosto muito de trabalhar esse tema. Tenho certeza que aprenderei mais.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Excelente e facil de aplicar principalmente nas séries iniciais. Estava precisando de uma atividade assim pois na sala de aula em que trabalho existem crianças com deficiência auditiva e é necessário que possamos desenvolver trabalhos assim para que todos venham ter conhecimento do alfabeto em libra.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DESTE PROJETO
24/03/2010
Quatro estrelasadorei este plano de aula simples e criativo. trabalha de forma sutil, mas de maneira carinhosa e que faz com que a criança guarde para sempre que não existe pessoas diferentes só por causa da sua cor, religião, ou qualquer outra coisa, somos todos iguais com os mesmos direitos de ir e vir e é esse o papel do educador de instruir de informar.