Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Inclusão nas séries iniciais

 

12/01/2009

Autor e Coautor(es)
wanessa sousa de paula
imagem do usuário

BRASILIA - DF ESC LA SALLE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A importância de pesquisar sobre como está acontecendo a inclusão de crianças com necessidades especiais nas séries iniciais do ensino regular, o trabalho dos professores envolvidos nessa experiência com a tarefa de derrubar barreiras e enfrentar o desafio de trabalhar com a diversidade em sala de aula. Trazer a conhecimento, instrumentos que facilitem o convívio dos alunos com pessoas especiais
Duração das atividades
3 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O conceito de inclusão; Promover discussões sobre as características físicas e culturais de cada criança; LIBRAS.
Estratégias e recursos da aula

 - Sente-se na rodinha com os alunos e deixem que eles façam exposições acerca das diferenças e da inclusão, direcione essa discussão de modo que eles percebam as diferenças entre si. Solicite a presença de familiares ou funcinários de etnias diferentes, convide também PNEEs e peça que eles contem suas histórias de vida. As crianças devem observá-los e, se possível, até tocarem neles,notando as semelhanças e diferenças físicas.

  1. Desenho de observação
    · Leve para sala de aula figuras, fotos ou ilustrações que representem pessoas negras, brancas, indígenas, japoneses e PNEEs e cole-os em uma cartolina. Em seguida, deixe que as crianças percebam as diferenças entre eles, para, então, fazerem um desenho de observação. Várias curiosidades irão surgir e, assim, esta torna-se uma ótima oportunidade de valorizar a diversidade de características culturais e físicas de cada pessoa.
    · Prepare um mural onde ficarão expostos os desenhos dos alunos. Para isso, reúna os desenhos e cole-os em uma folha de papel pardo. Como atividade complementar construa um texto coletivo onde os alunos falem sobre as diferenças.

 

  1. História e Filme

                               História (Floquinho da Noite)

       Floquinho da Noite era uma ovelhinha negra linda, porque foi o Papai do Céu que a fez. Ela morava numa cabana pertinho do lago e gostava muito de fazer novos amigos.
      Alguns animaizinhos a consideravam interessante, pois acreditavam que só ovelhas branquinhas eram importantes. Um dia, Floquinho da Noite quis brincar de roda com os bichos da floresta que se divertiam próximo a sua casinha. Mas eles não deixaram, porque o caracol disse que ela era muito pretinha. Então, ela foi embora triste, muito, muito triste.
    Quando deitou na relva, percebeu que uma tempestade se aproximava. Com medo, os amiguinhos, ao longe, gritavam assustados e choravam. Floquinho da noite não pensou duas vezes: saiu correndo e levou, sobre seu lombo, todos os bichinhos e os aqueceu dentro de sua cabaninha.
      Quando passou a tempestade, surgiu o arco-íris da amizade e todos estavam brincando de roda, muito à vontade.

  • Leia a história bem devagar . No decorrer da leitura, eles podem apresentar suas dúvidas, assim como fazer comentários sobre a narrativa. Depois, entregue as ilustrações dos animais para as crianças, assim como um papel com o desenho da floresta. Peça que recontem a trama, mas sem o auxílio do conto escrito

                                           

                                                                           Filme: O Patinho Feio
 

Era uma vez ...

Uma patinha que teve quatro patinhos muito lindos, porém quando nasceu o último, a patinha exclamou espantada:
- Meu Deus, que patinho tão feio!
Quando a mãe pata nadava com os filhos, todos os animais da quinta olhavam para eles:
- Que pato tão grande e tão feio!
Os irmãos tinham vergonha dele e gritavam-lhe:
- Vai-te embora porque é por tua causa que toda a gente está a olhar para nós!
Afastou-se tanto que deu por si na outra margem. De repente, ouviram-se uns tiros. O Patinho Feio observou como um bando de gansos se lançava em voo. O cão dos caçadores persegui-o furioso.
Conseguiu escapar do cão mas não tinha para onde ir, não deixava de andar. Finalmente o Inverno chegou. Os animais do bosque olhavam para ele cheios de pena.
- Onde é que irá o Patinho Feio com este frio? Não parava de nevar. Escondeu-se debaixo de uns troncos e foi ali que uma velhinha com um cãozinho o encontrou.
- Pobrezinho! Tão feio e tão magrinho!
E levou-o para casa.
Lá em casa, trataram muito bem dele. Todos, menos um gatinho cheio de ciúmes, que pensava: "Desde que este patucho está aqui, ninguém me liga".
Voltou a Primavera. A velha cansou-se dele, porque não servia para nada: não punha ovos e além disso comia muito, porque estava a ficar muito grande.
O gato então aproveitou a ocasião.
- Vai-te embora! Não serves para nada!
A nadar chegou a um lago em que passeavam dois belos cisnes que olhavam para ele. O Patinho Feio pensou que o iriam enxotar. Muito assustado, ia esconder a cabeça entre as asas quando, ao ver-se reflectido na água, viu, nada mais nada menos, do que um belo cisne que não era outro senão ele próprio.
Os cisnes desataram a voar e o Patinho Feio fugiu atrás deles.
Quando passou por cima da sua antiga quinta, os patinhos, seus irmãos, olharam para eles e exclamaram:
- Que cisnes tão lindos!

  •  Peça para que os alunos discutam sobre o filme, falem sobre o que acharam e que conclusões chegaram.

                                                 

                                                                             Trabalhando LIBRAS

1. Leve um alfabeto de LIBRAS ilustrado para que as crianças reconheçam e se familiarizem com ele, ensine os sinais a eles.
2. Peça para que os alunos digam seus nomes utilizando apenas os sinais.
3. Monte um diagrama com os alunos:

· Tire cópias do alfabeto de LIBRAS (duas cópias para cada criança). Em seguida entregue figuras de animais com palavras de fácil reconhecimento para eles (ex. sapo, pato, lago, etc). e uma folha em branco.
· Peça para que os alunos sentem-se em duplas e entregue o material preparado anteriormente para cada dupla, e peça para que eles completem o diagrama em branco com as letras avulsas, de acordo com a figura presente em cada linha. Deve ser formada a palavra inteira, sendo que, para isso, os alunos se ajudem mutuamente. A atividade termina quando o diagrama estiver completo

  • Se possível leve um intérprete de LIBRAS e uma pessoa surda para que se interajam com os alunos, e troque esperiências.

 

 

Avaliação
durante todo o processo
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 31 classificações

  • Cinco estrelas 13/31 - 41.94%
  • Quatro estrelas 16/31 - 51.61%
  • Três estrelas 1/31 - 3.23%
  • Duas estrelas 1/31 - 3.23%
  • Uma estrela 0/31 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elizabete, estadual e municipal , São Paulo - disse:
    elizabete_guedes@yahoo.com.br

    13/12/2012

    Cinco estrelas

    Exelente,parabéns e muito obrigada por ter compartilhado.


  • fabiana soares da silva, ANHANGUERA EDUCACIONAL , São Paulo - disse:
    fabisoares.30@hotmail.com

    09/11/2012

    Cinco estrelas

    ADOREI O PLANO DE AULA. SOU ALUNA DE PEDAGOGIA E PESQUISANDO SITES PARA FAZER UM TRABALHO SOBRE INCLUSAO DE ALUNOS SURDOS EM SALAS REGULARES ENCONTREI ESTE QUE ESTA ME AJUDANDO MUITO. OBRIGADA


  • RISOLENE, CEI DONA NENZINHA , Ceará - disse:
    risolene.fernandes@bol.com.br

    09/10/2012

    Cinco estrelas

    AMEI ESTE PLANO E MELHOR SERÁ A EXECUÇÃO DELE.


  • Mônica de oliveira, uninove , São Paulo - disse:
    oliveira.ml2011@bol.com.br

    28/02/2012

    Quatro estrelas

    adorei


  • Ruthineiia Guimaraes, UNIASSELVI , Santa Catarina - disse:
    ruthy.blu2@hotmail.com

    06/02/2012

    Três estrelas

    Parabéns pela metodologia ;buscava exemplos para um trabalho e encontrei aqui...buscava experiencia para saula de aula e encontrei aqui.obrigada....bjs


  • mayara, antonio gomes da silva , Pernambuco - disse:
    mayara22@gata.com

    09/06/2011

    Cinco estrelas

    esta boa as opções de texto mas deveriam enfatisar mais no desenvolvimento psiquico e cognitivo do portador.mayara professora auxiliar.


  • Cedúlia Pais, Escola Estadual Castro Alves , Mato Grosso do Sul - disse:
    cedulia_pais@hotmail.com

    27/05/2010

    Cinco estrelas

    Oi adorei as diferentes metodologias que foi usado nesse projeto, simples mas de fácil entendimento. Parabéns....teve uma combinação perfeita...história e filme....pra que mais prazerozo que assistir um filme, ainda mais com um objetivo...ensinar e aprender...por que na verdade, nós profissionais da Educação Inclusiva aprendemos todo dia com o nosso alunado...e para terminar um show de bola..ensinar LIBRAS...é um trabalho de formiguinha, mas uma vez ensinado nunca se esquece.....


  • Ana Claudia Pinheiro, Escola Estadual Professor Otaviano Cardoso , Amazonas - disse:
    claudiapinheiro.ana@gmail.com

    30/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito legal a forma de trabalhar com a inclusão de crianças com necessidades especiais.É muito importante frisar sobre isso.


  • Dirce Alice Moreno, EE JOSÉ FERREIRA LIMA , Mato Grosso do Sul - disse:
    dircealice@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, adorei a sua aula, de forma simples e criativa,mas rica em objetividade, mostrou que podemos sim trabalhar e desenvolver com os educandos as atividades como um todo.


  • Juscelina, MARCIA NUTI MOLINA , São Paulo - disse:
    jupedrali@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo seu material. Se a maioria da população soubesse aproveitar esse meio de comunicação com esse fim, tenho certeza que muita coisa iria melhorar. Um beijo. Juscelina


  • Gercina Santana Novais, ESEBA/UFU , Minas Gerais - disse:
    gercinanovais@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    As aulas não fomentam a compreensão da produção da exclusão e os modos de lidar com as particularidades de sujeitos ou de grupos sociais, hierarquizando-as.


  • Patrícia Veloso, EMEF IRACI RODRIGUES DE FARIAS MELO , Paraíba - disse:
    patriciapvb1977@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela metodologia utilizada para trabalhar um tema tão complexo. Bom saber que tenho colegas criativas e determinadas como você.


  • Elisabete, Escola Municipal Raimundo Candido de Araujo , Mato Grosso do Sul - disse:
    betinha4betinha@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ola, Adorei sua aula professora Wanessa, tenho certeza de que conseguiu atingir seu objetivo, tenho certeza que as crianças devem começar desde cedo a incluir amigos portadores de necessiodades especiais em saala de aula. Elisabete


  • Aldaci Santos de Jesus, ESCOLA MUNICIPAL FAUSTO DE AGUIAR CARDOSO , Sergipe - disse:
    aldaci.dp@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula tambem poderia ser desenvolvida usando fantoche e envolvendo os alunos no momento de contar a história, e se envover na historia e no tema que ali seria abordado que é PNEEs. Mas a aula foi muito bem bolada tb ensinar o alfabeto de LIBRAS e alguns sinais basicos para interagir com os alunos.


  • Islane Alves da Silva, ESCOLA DE ENSINO FUND SALOMÉ DA ROCHA BARROS , Alagoas - disse:
    islanealves@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O plano de aula é muito interessante. Esta aula é imprescindível, pois contempla a diversidade, a inclusão de portadores de deficiências físicas com a finalidade de romper o preconceito. Parabéns!


  • Márcia Alvite, MARIA DELPHINA C NEVES PROFA EMEIEF , São Paulo - disse:
    marciaalvite@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bom dia! Achei este plano de aula muito bom. Além de preparar nossa criança para a Inclusão Social mostra aosprofessores a importância da escola propiciar o novo de forma simples e didática. Parabéns!


  • Islane Alves da Silva, ESCOLA DE ENSINO FUND SALOMÉ DA ROCHA BARROS , Alagoas - disse:
    islanealves@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Obs.: correção do comentário anterior. O plano de aula é muito interessante. Esta aula é imprescindível, pois contempla a diversidade, a inclusão de portadores de necessidades especiais no ensino regular tendo como finalidade romper com o preconceito. Parabéns!


  • Simone Ester Eidt Vilaverde, E.M.Arthur Campos Mello , Mato Grosso do Sul - disse:
    simone_eidt@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá... Achei muito interessante este plano de aula, pois fazer os nossos alunos entendam e vivenciarem as dificuldades que muitas vezs nossas crianças especiais enfrentam, seria uma maneira de inclusão e concientização da realidade, pois somente quando se vivencia uma dificuldade na "pele" é que damos valor no que temos.


  • Elisabete, Escola Municipal Raimundo Candido de Araujo , Mato Grosso do Sul - disse:
    betinha4betinha@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ola, Adorei sua aula professora Wanessa, tenho certeza de que conseguiu atingir seu objetivo, tenho certeza que as crianças devem começar desde cedo a incluir amigos portadores de necessiodades especiais em saala de aula. Elisabete


  • elisandre tavares da silva diogo, COMPLEXO EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL ANEXO I , Maranhão - disse:
    elisandretavares@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    oi gostei muito de sua aula e o tema que hoje temos que envolver os nossos alunos nessa questao da inclusao a sua metologia e muito boa. parabens.


  • Rosemar de Fátima Gonçalves Leal, JARDIM ESCOLA MUNICIPAL ALCINA DE ALMEIDA , Rio de Janeiro - disse:
    irdesjleal@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns! Simples e criativo! Vou aproveitar a ideia para usar em minhas aulas. Estou terminando uma pós em Educação Especial, Deficiência Auditiva, e achei muito interesante, bem de encontro ao que venho aprendendo.


  • Adriana Diniz Wuerges, EEB Profesor \laércio Caldeira de Andrada , Santa Catarina - disse:
    adrianawuerges@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considero que toda manifestação a inclusão, seja ela qual for, é valida. Desde muito cedo percebemos uma série de preconceitos, o mais famoso atualmente é o social. Prepararmos nossa criança discrimanadora ou discriminada a enfrentá-los é um ponto de partida para uma sociedade mais justa.


  • Urçula Brito, ui:Euridice Almeida , Maranhão - disse:
    umbmb@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Simplis criativo e dinamico vou aproveitar e utilzar em sala de aula quando for necessario.


  • tatiane Macedo dos Santos, JOAO OSMIR PAES DE CAMARGO EMEEF , São Paulo - disse:
    taty_tms@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!!!!! sua ideia e excelente, devemos mostrar para os alunos que todos somos exatamente iguais, apesar de algumas diferenças fisicas!!!!!


  • Marlene Rezende do Nascimento, DRE/ Paranoá , Distrito Federal - disse:
    marlenerezende@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito apropriada a escolha das histórias para trabalhar o trma inclusão.


  • Alexandra Conde Vieira, AIRTON DE MEDEIROS EMEI , São Paulo - disse:
    alexandraconde2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito da apresentação desse plano de aula ajuda as crianças de forma simples e singela que não se deve fazer diferença com os outros pela sua cor, crença, ou raça que somos todos iguais e que nas necessidades todos nos ajudammos mutuamente sem se importar com as diferenças fisicas existentes, porque diferenças só existe na cabeça de pessoas preconceituosas e sem instrução.


  • Ana holanda, ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA , Alagoas - disse:
    anaholsilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    oi amiga Parabéns, pelas sua aula com um tema tão interessante inclusão. adorei


  • Edilene Nazaré Medeiros Coutinho, ESC MUN COUTO DE MAGALHÃES , Roraima - disse:
    Edy.coutinho@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Oi colega!Achei muito interessante sua aula pois, gosto muito de trabalhar esse tema. Tenho certeza que aprenderei mais.


  • LUCIENE SIMONE, Escola Municipal , Rio Grande do Norte - disse:
    lucienesimone61@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Excelente e facil de aplicar principalmente nas séries iniciais. Estava precisando de uma atividade assim pois na sala de aula em que trabalho existem crianças com deficiência auditiva e é necessário que possamos desenvolver trabalhos assim para que todos venham ter conhecimento do alfabeto em libra.


  • ROSIMEIRE MELGAÇO , EJA. APAE .TAMBEM PARA ESCOLA TABELIAO DA ROXA. , Minas Gerais - disse:
    rosinhamelgaco@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO DESTE PROJETO


  • katiatoledonerisdossantos, AIRTON DE MEDEIROS EMEI , São Paulo - disse:
    katiatoledo123@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    adorei este plano de aula simples e criativo. trabalha de forma sutil, mas de maneira carinhosa e que faz com que a criança guarde para sempre que não existe pessoas diferentes só por causa da sua cor, religião, ou qualquer outra coisa, somos todos iguais com os mesmos direitos de ir e vir e é esse o papel do educador de instruir de informar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.