Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bolha de capacitação - Desenvolvimento motor - Ensino especial

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • As dificuldades de interação ao mundo pelos deficientes motores
  • Consciência corporal
Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento právio necessita ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

(Conceito de bolha: travamento das percepções externas, alheio aos estímulos externos )

Reunir a turma na sala e passar os videos:

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=T_GuEEj8BoU

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=660D5QhL3Uc

Reunir a turma no pátio e discorrer sobre a dificuldade de integração, na sociedade, dos deficientes motores. Propor a observação do caminho feito pelos alunos à acessibilidade. Será que realmente existe? Já se pensou como surdo? Já se imaginou como deficiente motor? Mais que imaginar agora, vamos nos passar por portadores de algumas destas características.

Material a ser usado: Corda, gase, pedaços de esparadrapo, algodão e caneta hidrocor.

Com a corda, ou com as cordas, se vai prender um membro do corpo do aluno. Pode ser uma mão, uma perna, um braço. A sensação será a de ter o membro e não conseguir usá-lo, problema semelhante aos das pessoas que perdem os membros durante as fases da adolescência e adulta.

Professor, é muito interessante que se explique até a necessidade, muitas vezes, do psicólogo para ajudar no tratamento das pessoas que têm de aprender a usar membros antes não usados com frequência justamente por continuarem a sentir os membros perdidos.

Recursos Complementares
Avaliação
Reflexão sobre o aprendido em prova teórica.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Inês Baraldi Zonzini, CEF 10 , Distrito Federal - disse:
    inesbaraldi@bol.com.br

    14/05/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. Trabalho pela inclusão na minha escola e vou utilizar a atividade na semanado deficiente com o objetivo de sensibilizar alunos e demais profissionais.


  • Elizabete Gomes Corrêa Rodrigues, Escola Municipal Edinê Rodrigues , Goiás - disse:
    elizabetegomescorrearodrigues@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Que beleza! Tnho um netinho de 7 anos e não estou conseguindo alfabetizá-lo.Na escola ele só sociabiliza,a professora não tem ajuda e não é permitido a nossa companhia.Estamos precisando de companheiros neta jornada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.