14/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita produzida pelos alunos.
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.Em uma conversa informal questionar os alunos sobre quais histórias infantis eles já ouviram ou assistiram, qual mais gostaram, etc.
• 1ª etapa Em círculo, leia para os alunos a história Os três Porquinhos e anuncie que esse texto será recontado pelo grupo. Após será feito um livro que será exposto no mural da escola.
• 2ª etapa
As crianças irão assistir no data show o desenho dos Três porquinhos, observando o enredo da história.
3ª etapa
Questionamentos orais sobre os acontecimentos, recuperando a história com base em algumas passagens da narrativa. Por exemplo: “Como era a casa dos três porquinhos? Qual casinha era mais resistente? Por quê?.
Observe aos poucos os trechos vistos e lidos. Logo após, solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.
• 4ª etapa
Inicie a produção do texto Os três Porquinhos, seguindo as mesmas orientações da 3ª etapa.
• 5ª Etapa
Releia o texto produzido pelos alunos. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.
• 6ª etapa
Apresente o texto produzido pelos alunos em roda no qual será feito a troca dos mesmos entre os alunos da turma para que todos possam ter acesso às produções dos colegas.
• 7ª etapa
Discuta com todas as ilustrações que farão parte de cada história e inicie a confecção dos livros ressaltando sobre a importância seqüencial dos fatos na história.
• 8ª etapa
Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos e ilustrados pelos alunos, com base no que foi trabalhado em sala de aula.
• 9ª etapa
Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.
Produto final
Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser exposto no mural, onde todos terão acesso aos trabalhos dos alunos.
Através da produção dos livros confeccionados pelos alunos, observar se houve a participação de todos durante o processo, e se conseguiram identificar que na linguagem oral e escrita existem algumas diferenças, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!