21/11/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Que uma língua sofre muitas interferências;
que as interferências podem aparecer na comunicação, tanto na pronúncia, quanto morfologia ou na sintaxe;
que a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social, o grau de formalidade do falante são fatores que possibilitam diferentes linguagens.
Demonstrar habilidades básicas de leitura.
- Leituras, exercícios em grupo.
- Utilização do laboratório de informática.
AULA 1
ATIVIDADE 1
Como forma de motivação para o estudo do tema "variações linguísticas, o professor levará para a sala cópias do texto O poeta da roça de Patativa do Assaré, um grande poeta popular nordestino. Foi um poeta analfabeto (sua filha é quem escrevia o que ele ditava), mas sua obra atravessou o oceano e se tornou conhecida mesmo na Europa.
O Poeta da Roça
Sou fio das mata, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mío.
Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argun menestré, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu sei o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.
Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo e na roça
Nas pobre paioça, da serra ao sertão.
(...)
Depois de lido o texto acima, os alunos deverão responder às perguntas abaixo:
ATIVIDADE 2
Levar os alunos ao laboratório para pesquisarem sobre variantes linguísticas. Para esta atividade, o professor deverá orientá-los a ler sobre o asssunto nos sites:
http://www.radames.manosso.nom.br/gramatica/variantes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_(lingu%C3%ADstica)
http://www.youtube.com/watch?v=iBHMajeluNg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_uivcX6Wyis&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=VCJEE43Dzkc
Importante: Professor, ao realizarem os exercícios abaixo, os alunos tomarão consciência de alguns problemas que eles têm em relação à língua coloquial versus língua padrão.
AULA 2
ATIVIDADE 1
1. Leiam o quadrinho abaixo, identifiquem as marcas de língua coloquial e escrevam abaixo o correspondente em língua padrão.
ATIVIDADE 2
Acrescentem três exemplos aos usos da língua coloquial/padrão.
1- Uso de “r” pelo “l” em final de sílaba e nos grupos consonantais: pranta/planta; broco/bloco; ___________________________________________________________
2- Alternância de “lh” e “i”: muié/mulher; véio/velho; _____________________________________________________________________________________________
3- Tendência a tornar paroxí ton a s as palavras proparoxít onas: arve/árvor e; figo/fígado; _________________________________________________________________
4- Redução dos ditongos: caxa/caixa; pexe/peixe; ________________________________________________________________________________________________
5- Simplificação da concordância: as menina/as meninas;__________________________________________________________________________________________
6- Ausência de concordância verbal quando o sujeito vem depois do verbo: “Chegou” duas moças; _______________________________________________________
7- Uso do pronome pessoal tônico em função de objeto (e não só de sujeito ): Nós pegamos “ele” na hora; _________________________________________________
8- Assimilação do “ndo” em “no”( falano/falando) ou do “mb” em “m” (tamém/também);________________________________________________________________
9- Desnasalização das vogais postônicas: home/homem; _________________________________________________________________________________________
10- Redução do “e” ou “o” átonos: ovu/ovo; bebi/bebe;___________________________________________________________________________________________
11- Redução do “r” do infinitivo ou de substantivos em “or”: amá/amar; amô/amor; ___________________________________________________________________
12- Simplificação da conjugação verbal: eu amo, você ama, nós ama, eles ama; ______________________________________________________________________
AULA 3
ATIVIDADE 1
Leiam agora um poema escrito por um intelectual e poeta brasileiro, Oswald de Andrade, que, já em 1922, enfatizou a busca por uma "língua brasileira",
na sequência, reescrevam o poema em língua padrão.
Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Importante: O professor deverá saber que a variação de uma língua é a forma pela qual ela difere de outras formas da linguagem sistemática e coerentemente. Uma nação apresenta diversos traços de identificação, e um deles é a língua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação em que um indivíduo se manifesta verbalmente.
ATIVIDADE 2
AULA 4
ATIVIDADE
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/07/2013
Cinco estrelasPerfect
29/10/2012
Cinco estrelasMuito interressante! Foi de grande valia para meus alunos.
30/04/2012
Quatro estrelasAulas muito criativas. Abordagem abrangente e criteriosa
13/04/2012
Cinco estrelasADOREI A AULA, VOU USÁ-LA PARA ENFATIZAR A APRENDIZAGEM.PARABÉNS!
22/03/2012
Cinco estrelasAs aulas são excelentes. Lamento não poder usá-las por completo uma vez que minha escola não dispõe de recursos como laboratório de informática.
21/03/2012
Cinco estrelasMuito boa !!!!!!!!!
21/02/2012
Quatro estrelasUm bom professor prepara-se antes de ministrar suas aulas. Essa atividade foi muito importante, pois creio ser necessário buscar novidades para nossos alunos. Agradeço pela troca de experiência e me disponho também em ajudar.
15/02/2012
Quatro estrelasGostei das atividades, só achei um pouco repetitiva a atividade nº 3 porque a atividade nº é semelhante. Talvez seja para enfatizar a língua padrão. Um grande abraço e espero por mais atividades semelhantes, irei aplicar esse plano em sala de aula.
05/04/2011
Quatro estrelasMuito boas e de acordo com nossa realidade
06/03/2011
Quatro estrelasas são dinamicas e estão dentro da realidade do adolescente, parabéns! espero poder em breve ver mais novidades. Obrigada
21/02/2011
Duas estrelasinfelizmente ao reescrevermos um texto estamos mantendo o preconceito linguístico.
27/07/2010
Uma estrelaTrabalhar com variações implica reconhecer e respeitar a diferença. Solicitar que os alunos "reescrevam" em língua "padrão" é voltar à estaca zero no que diz respeito à variabilidade e à aceitação das diferenças linguísticas.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente sequencia de atividades. Adoramos trabalhar textos do Poeta Patativa do Assaré.