23/11/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Conhecer a origem e a evolução dos suportes da escrita.
Participar da produção de textos orais e escritos sobre o tema.
História da escrita.Suportes da escrita.
O professor deverá organizar uma apresentação em powerpointe ou um painel com imagens dos suportes da escrtita. Em seguida, mostra para as crianças
discute com elas a função dos suportes , de modo que as crianças façam relações e compreendam a utilidade dos suportes em cada em epóca.
Para essa atividade o professor organiza os seguintes materiais;
O professor corta o caule em lascas finas e as crianças batem com cuidado para não quebrar as fibras. Depois arrumam as lacas lado a lado e coloque cola. Deixe secar durante uma semana para as crianças usarem. Sugira ao alunos a escrita da receita do papiro.
SUGESTÃO DE LIVROS
O livro da Escrita. Ruth Rocha.Melhoramentos.
O livro do Papel. Ruth Rocha.Melhoramentos.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DA ESCCRITA
http://www.youtube.com/watch?v=URMUwg9iFXA&feature=related
http://http://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA&feature=related
Observar se os alunos:
Relatam informações relacionadas a origem e a evolução dos suportes da escrita.
Participa da produção de textos orais e escritos sobre o tema.
Participa da confecção do papiro.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!