01/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Identificar as características das diferentes formas de se registar os eventos hstóricos - narrativa histórica e linha do tempo.
Nenhum; esta é uma atividade de introdução ao estudo histórico
Esta atividade é dividida em três momentos:
1. redação sobre o dia
Inicialmente solicitamos aos alunos que descrevam as atividades que realizaram no dia anterior em apenas uma página do caderno.
Obs.: É conveniente que o dia anterior tenha sido um dia de rotina dos alunos. Quando realizo esta atividade na segunda-feira, por exemplo, peço que seja descrita a última sexta-feira.
2. construção da linha do dia
2.1. Solictamos aos alunos que, no verso da página utilizada para a redação, façam uma linha vertical que cruze 24 linhas da folha. E que as numere de zero a 24
Obs. A intenção é construir uma linha de tempo para a marcação das atividades realizadas. Assim, é bom orientar aos alunos para realizar a linha em cor de destaque e próximo ao lado esquerdo da página
2.2. solicitamos aos alunos que marquem na linha do tempo as atividades que foram descritas na redação sobre o dia anterior.
2.3. solicitamos aos alunos que criem marcas na linha do tempo para unir atividades contínuas que representam um mesmo momento de seu dia, uma mesma atividade
Obs.: a intenção aqui é que eles dividam seu dia em períodos
3. comparação de um formato textual com o outro
3.1. Conversar com os alunos para que comparem e percebam as diferenças entre fazer uma redação sobre o seu dia (narrativa histórica) e fazer uma linha de tempo do dia; que tipo de informações cabe numa e noutra forma; que visualização e leituras elas permitem do passado.
3.2. Solicitar que cada aluno explore as informações contidas num e noutro texto. Exemplo: o período mais longo do dia narrado é a aula, (ou o trabalho) na linha de tempo o período mais longo é o de sono...
3.3. Solicitar a dois alunos que comparem seus dias. Ai é possível explorar os conceitos de sucessão dos eventos, duração dos eventos e simultaneidade de eventos diferentes (a hora que cada um dorme e acorda) e comuns (todos estiveram na escola no mesmo horário).
4. História do dia e linha de tempo
Concluir discutindo os diferentes usos da narrativa histórica e da linha de tempo para o estudo da história.
É possível, a partir desta atividade, introduzir a divisão dos períodos históricos do ocidente (antiga, média, moderna e contemporânea) ou do Brasil (colônia, império e república) como construções teóricas e arbitrárias com o fim de facilitar o estudo da história.
Não propomos um instrumento de avaliação de conteúdo, mas uma avaliação diagnóstica de como cada aluno, ao narrar o seu dia e ao construir a linha de tempo, entende a dinensão temporal.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/01/2013
Cinco estrelasSimples, de fácil procedimento e entendimento por parte dos alunos, e abrangente. Excelente!
17/01/2011
Cinco estrelasMaravilha
28/09/2010
Cinco estrelasAchei ótimo esse trabalho! Pois , partindo do dia terão maiores dimensões.Obrigada por contribuir tão ricamente com nossa educação!
31/08/2010
Três estrelasAchei bem legal, uma vez que sai do tradicional que estamos acostumados, trabalhar com linha do tempo em épocas. Essa atividade traz para o aluno a noção de organização do tempo e o aproxima de seu próprio contexto social, mostrando que ele também é sujeito da história.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom