25/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, você deverá salvar o vídeo: De onde vem o sal? em uma mídia de DVD ou CD, de modo que você possa reproduzi-lo em um tocador de DVD. Providencie também um pouco de sal de cozinha comum refinado e um pouco de sal grosso.
Aula 1: Obtenção do sal
Na sala divida os alunos em grupos de cinco integrantes, identifique os grupos por números ou letras (grupo 1, grupo 2, ...). Em seguida, mostre sal grosso e o sal comum para eles. Pergunte aos alunos qual deles é mais utilizado na sua casa. Peça para que os alunos registrem no caderno as principais diferenças entre eles.
Figura 1 – Sal de cozinha comum (à esquerda) e sal grosso (à direita)
Fonte: http://www.enxaqueca.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/07/sal.jpg Acesso em 30 de outubro de 2009
Em seguida, reproduza o vídeo na própria sala de aula. Os alunos deverão assistir ao vídeo e em seguida escrever em seu caderno como é o processo de produção do sal de cozinha.
De onde vem o sal?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=828
Figura 2 – sal retirado das salinas
Esse vídeo fala sobre a produção do sal de cozinha.
Depois da exibição do vídeo, reserve aproximadamente 20 minutos para que os alunos escrevam sobre o processo de produção do sal.
Aula 2: Propriedades do sal
Após isso, leve os alunos para o laboratório de informática. Mantenha os alunos nos mesmos grupos. Depois que os alunos de organizarem, pergunte para eles quais são os elementos químicos presentes no sal de cozinha? Para responder essa pergunta os alunos poderão pesquisar nos livros didáticos e/ou na internet. Depois da pesquisa, explique aos alunos que a molécula do sal é formada pelos átomos de cloro (Cl) e de sódio (Na).
Depois da pesquisa, os alunos deverão abrir a simulação a seguir. Essa simulação explica como é formada a molécula do sal de cozinha e os conceitos sobre ligação iônica.
O Sal
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16872
Figura 3 – Tela inicial do recurso
Os alunos deverão utilizar as informações presentes n a simulação para responder as questões abaixo:
1 – O que é hipertensão?
2 – Qual o tipo de ligação química existente na molécula de cloreto de sódio?
3 – Explique como ocorre a ligação iônica.
Professor, utilize esse momento para explicar ou para revisar os conceitos sobre a ligação iônica.
A simulação possui um exercício sobre Estrutura de Lewis e sobre os sais no geral, o aluno é pontuado de acordo que acerta as questões:
Figura 4 – Atividade sobre a Estrutura de Lewis
Depois da simulação, pergunte aos alunos qual o formato de um grão de sal grosso? Pegue novamente o sal grosso e mostre para os alunos. Depois das respostas, explique para eles que o sal é formado por ligações iônicas, por isso, é considerado um sólido iônico. E um das características desse tipo de substâncias é de formar cristais.
Figura 5 – Ligações intermoleculares do cloreto de sódio
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/cloreto-sodio.htm Acessado em 03/11/2009
Após a explicação, os alunos deverão pesquisar na internet e/ou nos livros didáticos as características do sal de cozinha:
Tabela 1 – Informações sobre o cloreto de sódio
Professor, você deverá completar a tabela acima com as informações que os seus alunos deverão pesquisar sobre o cloreto de sódio.
Após a atividade, peça para que cada grupo faça um relatório sobre as informações que apresentadas pelo vídeo e pela simulação.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o sal? | Vídeo |
O sal | Animação/simulação |
Sugestão de aula
Professor, utilize essa aula caso queira trabalhar de maneira diferente o vídeo como se obtém o sal?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=148
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