Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adição e subtração de frações

 

27/11/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular soma e subtração de frações.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Frações equivalentes •Mínimo Múltiplo Comum
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Soma e subtração de frações” com seus alunos. Para iniciar verifique como estão os conhecimentos sobre frações. Para isto, faça alguns questionamentos como:

                     • Quando dividimos um quadrado em quatro partes e pintamos somente uma obtemos que fração?
                     • Qual o valor do numerador ? E do denominador ?
                     • Como se lê a fração obtida?
                     • Esta fração é do tipo própria, imprópria ou aparente ?

               Para iniciar, seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
                     • “Em um recipiente, adicione um quarto de litro de água fervente ao conteúdo de uma vasilha. Mexa bem. Em seguida, adicione um quarto de litro de água gelada. Coloque a mistura em taças ou recipiente único e leve-a ao freezer até endurecer. Qual a quantidade total de água nessa receita?” 
                     • “E se misturássemos um terço de litro de água fria. Qual seria a quantidade total de água na receita?

               Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.

               Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/somarsubtrairfraccoes.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1190/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg. Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1190/imagens/Aula_36_Fig01.jpg

               Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre soma e subtração de frações.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1190/imagens/Aula_36_Fig02.jpg

               Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.

               Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo soma e subtração de frações. Peça aos seus alunos que cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1190/imagens/Aula_22-Fig04.jpg, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1190/imagens/Aula_36_Fig03.jpg


               Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1190/imagens/Aula_30_Fig3.jpg localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.

               Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Higor, Japão - disse:
    higorfffcade@hotmail.com

    08/09/2012

    Cinco estrelas

    eu gostei quando eu imprimi saiu sertinho, voçes viram que eu falo brasileiro mais eu moro no japão


  • clecia, escola publica , Pernambuco - disse:
    luciclecialupicina@hotmail.com

    08/10/2011

    Cinco estrelas

    Adorei,vc e um grande colaborador para nos educador. Parabens e continue assim.


  • Hiandra Bárbara Götzinger, EEB SANTOS DUMONT , Santa Catarina - disse:
    hiandra@brturbo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei muito interessante este plano de aula, ainda não tive a possibilidade de aplicar com meus alunos pois este ano não estou trabalhando com turmas de 5ª série ou 6º ano, mas quando voltar a trabalhar farei o teste de usar esta aula!


  • Márcia Alves de Souza, BENEDITO LAZARO DE CAMPOS DR , São Paulo - disse:
    marcitauau@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Gostei muito da demostração da aula vou adquirir a metodologia pra o meu dia-a-dia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.