27/11/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Soma e subtração de frações” com seus alunos. Para iniciar verifique como estão os conhecimentos sobre frações. Para isto, faça alguns questionamentos como:
• Quando dividimos um quadrado em quatro partes e pintamos somente uma obtemos que fração?
• Qual o valor do numerador ? E do denominador ?
• Como se lê a fração obtida?
• Esta fração é do tipo própria, imprópria ou aparente ?
Para iniciar, seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
• “Em um recipiente, adicione um quarto de litro de água fervente ao conteúdo de uma vasilha. Mexa bem. Em seguida, adicione um quarto de litro de água gelada. Coloque a mistura em taças ou recipiente único e leve-a ao freezer até endurecer. Qual a quantidade total de água nessa receita?”
• “E se misturássemos um terço de litro de água fria. Qual seria a quantidade total de água na receita?”
Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.
Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/somarsubtrairfraccoes.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão . Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre soma e subtração de frações.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo soma e subtração de frações. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
Três estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/09/2012
Cinco estrelaseu gostei quando eu imprimi saiu sertinho, voçes viram que eu falo brasileiro mais eu moro no japão
08/10/2011
Cinco estrelasAdorei,vc e um grande colaborador para nos educador. Parabens e continue assim.
24/03/2010
Três estrelasAchei muito interessante este plano de aula, ainda não tive a possibilidade de aplicar com meus alunos pois este ano não estou trabalhando com turmas de 5ª série ou 6º ano, mas quando voltar a trabalhar farei o teste de usar esta aula!
24/03/2010
Duas estrelasGostei muito da demostração da aula vou adquirir a metodologia pra o meu dia-a-dia