Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O JORNAL NA SALA DE AULA : leitura e escrita

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·  Aumentar sua competência linguístico-discursiva.

·  Conhecer mais um gênero textual: a notícia de jornal.

·  Interagir com os colegas na produção de trabalhos coparticipativos.

.  Conscientizar-se da realidade, através das informações contidas num jornal.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler e escrever outros gêneros textuais: narrativas literárias, narrativas em quadrinhos, bilhetes.

Estratégias e recursos da aula

      O ensino de Língua Portuguesa deve se pautar em uma prática constante de leitura e escrita, o que pressupõe um trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizem as práticas linguísticas reais. Por isso, a escola deve reproduzir as formas sociais de leitura e escrita da maneira mais verossímil possível.

      Somando-se a isso, se objetivos diferentes exigem diferentes textos que, por sua vez, exigem tipos específicos de leitura e de escrita, caberá à escola prover seus alunos com a diversidade de “textos do mundo”. São diferentes leituras e escritas para diferentes textos.

      É nesse momento que o jornal na sala de aula configura-se como um forte aliado da escola na execução dessa tarefa, mobilizando os alunos internamente, incentivando a leitura como prática interessante e desafiadora.

ATIVIDADES E RECURSOS

     1ª etapa

a)    Distribuir diferentes jornais aos alunos que trabalharão em duplas. (Esses jornais poderão ter sido solicitados aos próprios alunos antecipadamente).

b)    Discussão oral: função social do jornal enq uanto meio de comuni cação e sua importânci a na formação de opi niões.

FUNÇÃO SOCIAL:  informar e formar opiniões.

IMPORTÂNCIA: divisão democrática de informações.

c)    Orientação da observação dos alunos para a 1ª página do jornal: título, data, local de produção e circulação, preço...

d)    Observação atenta da manchete do jornal que aparece em destaque na 1ª página: tipo de letra, ilustração, motivo da escolha daquela notícia como destaque dentre tantas outras notícias.

e)    Observação dos resumos das notÍícias que comporão o jornal e discussão oral das mesmas.

O QUE SE DEVE OBSERVAR: o que aconteceu, como, quando, onde, ilustração, importância da notícia para a população em geral.

        Todas essas atividades deverão oportunizar a livre expressão dos alunos, permitindo-lhes expor seus conhecimentos e opiniões e esclarecendo suas dúvidas.

undefined

2ª etapa

a)    Os alunos lerão notícias de diversos jornais e escolherão as que mais lhes interessarem.

b)    Apresentação oral da notícia escolhida, para todos os colegas.

c)    Em um grupão, os alunos discutirão as notícias apresentadas. O nível das discussões deverá ser coerente com a realidade da turma e serão sempre intermediadas pela professora.

3ª etapa

a)      Montagem de um mural: em duplas, os alunos recortarão notícias dos jornais que serão agrupadas por temas ou outros critérios escolhidos democraticamente. Por exemplo: “Notícias que agradam o leitor” e “Notícias que desagradam o leitor”.

b)    Para ilustração das notícias, os alunos poderão recortar gravuras de jornais ou revistas.

c)     A professora selecionará uma notícia e a colocará em destaque em um cartaz, retroprojetor, data show ou outro recurso atraente para analisar, juntamente com os alunos, a formatação e os recursos próprios do gênero: ausência de travessões, textos em colunas, títulos em negrito, informações  necessárias para uma comunicação eficaz (o assunto, elementos envolvidos, local do acontecimento, causas, consequências, data, dados complementares) etc.

d)    Distribuição de uma notícia xerocada para a retirada de informações:

        undefined 

e)    Atividade escrita sobre a notícia e jornal:

      Responda em seu caderno:

      (A professora analisará, juntamente com seus alunos, se a notícia contém todos os dados necessários a uma perfeita compreensão)

      * Qual é o fato noticiado?

      * Onde  e quando aconteceu ou acontecerá?

      * Quais são os personagens envolvidos?

      * A notícia esclarece quem são os personagens?

      * São personagens conhecidos no cenário nacional?

      * É uma notícia completa?

      * Quais informações estão faltando para que a notícia seja compreendida por qualquer leitor?

      * Qual é a fonte de onde foi retirada a notícia?

f)       A professora distribuirá  diferentes figuras de jornais para os alunos criarem, em duplas, suas próprias notícias.

g)    A professora fará a correção dos textos, após exp licar aos alunos que toda a matéria de jornal passa por um revi sor antes de ser publicada. Depois os alunos passarão a limpo as suas notícias que substituirão aqueles recortes de notícias que estavam no mural.

      

Atividades complementares

Recursos Complementares

Bibliografia:
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas.
* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.

Avaliação

A professora avaliará durante todo o processo de realização das atividades se o aluno:

* participou de maneira cooperativa na sua dupla

* Emitiu suas opiniões e respeitou as opiniões dos colegas

* Conseguiu extrair as informações dos textos jornalísticos

* Redigiu a sua notícia com competência, demonstrando conhecer as marcas textuais desse gênero.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 3/7 - 42.86%
  • Quatro estrelas 4/7 - 57.14%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edna Dantas, Escola Municipal Amadeu Araújo , Rio Grande do Norte - disse:
    ednadantasmjn@hotmail.com

    29/08/2013

    Cinco estrelas

    Gostei bastante dessas idéias para trabalhar em sala de aula. Muito obrigada!!!! Vou utilizar com certeza.


  • Larissa, CAEE-Sala de Recursos , Minas Gerais - disse:
    laricrisferrari@hotmail.com

    08/11/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa aula.


  • neli araujo teles, Colégio Estadual Cruzeiro do Sul , Paraná - disse:
    nteles28@hotmail.com

    01/09/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns!!! Bem planejada a aula.


  • Maria José, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte , Minas Gerais - disse:
    m.jnascimento@yahoo.com.br

    23/05/2012

    Cinco estrelas

    Belo trabalhoo, estou criando um jornal de sala, turma 3º ano. aceito sugestões.


  • Maria Célia, E. E. Felizarda Russano , Minas Gerais - disse:
    marceliamr@oi.com.br

    19/05/2012

    Quatro estrelas

    Adorei as sugestões... Vou adaptá-las para minhas aulas. Muito obrigada. Abração.


  • monique, universidade positivo , Paraná - disse:
    moniquenery@ymail.com

    09/04/2012

    Quatro estrelas

    adorei aula bem produtiva...


  • claudinéa, Escola Municipal Prof. Guilherme Mártires. , Pará - disse:
    clau-ww@hotmail.com

    02/09/2010

    Cinco estrelas

    A atividade apresentada é de suma importancia para professores poderem trabalhar com este recurso.muito obrigada!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.