29/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
· Aumentar sua competência linguístico-discursiva.
· Conhecer mais um gênero textual: a notícia de jornal.
· Interagir com os colegas na produção de trabalhos coparticipativos.
. Conscientizar-se da realidade, através das informações contidas num jornal.
Ler e escrever outros gêneros textuais: narrativas literárias, narrativas em quadrinhos, bilhetes.
O ensino de Língua Portuguesa deve se pautar em uma prática constante de leitura e escrita, o que pressupõe um trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizem as práticas linguísticas reais. Por isso, a escola deve reproduzir as formas sociais de leitura e escrita da maneira mais verossímil possível.
Somando-se a isso, se objetivos diferentes exigem diferentes textos que, por sua vez, exigem tipos específicos de leitura e de escrita, caberá à escola prover seus alunos com a diversidade de “textos do mundo”. São diferentes leituras e escritas para diferentes textos.
É nesse momento que o jornal na sala de aula configura-se como um forte aliado da escola na execução dessa tarefa, mobilizando os alunos internamente, incentivando a leitura como prática interessante e desafiadora.
ATIVIDADES E RECURSOS
1ª etapa
a) Distribuir diferentes jornais aos alunos que trabalharão em duplas. (Esses jornais poderão ter sido solicitados aos próprios alunos antecipadamente).
b) Discussão oral: função social do jornal enq uanto meio de comuni cação e sua importânci a na formação de opi niões.
FUNÇÃO SOCIAL: informar e formar opiniões.
IMPORTÂNCIA: divisão democrática de informações.
c) Orientação da observação dos alunos para a 1ª página do jornal: título, data, local de produção e circulação, preço...
d) Observação atenta da manchete do jornal que aparece em destaque na 1ª página: tipo de letra, ilustração, motivo da escolha daquela notícia como destaque dentre tantas outras notícias.
e) Observação dos resumos das notÍícias que comporão o jornal e discussão oral das mesmas.
O QUE SE DEVE OBSERVAR: o que aconteceu, como, quando, onde, ilustração, importância da notícia para a população em geral.
Todas essas atividades deverão oportunizar a livre expressão dos alunos, permitindo-lhes expor seus conhecimentos e opiniões e esclarecendo suas dúvidas.
2ª etapa
a) Os alunos lerão notícias de diversos jornais e escolherão as que mais lhes interessarem.
b) Apresentação oral da notícia escolhida, para todos os colegas.
c) Em um grupão, os alunos discutirão as notícias apresentadas. O nível das discussões deverá ser coerente com a realidade da turma e serão sempre intermediadas pela professora.
3ª etapa
a) Montagem de um mural: em duplas, os alunos recortarão notícias dos jornais que serão agrupadas por temas ou outros critérios escolhidos democraticamente. Por exemplo: “Notícias que agradam o leitor” e “Notícias que desagradam o leitor”.
b) Para ilustração das notícias, os alunos poderão recortar gravuras de jornais ou revistas.
c) A professora selecionará uma notícia e a colocará em destaque em um cartaz, retroprojetor, data show ou outro recurso atraente para analisar, juntamente com os alunos, a formatação e os recursos próprios do gênero: ausência de travessões, textos em colunas, títulos em negrito, informações necessárias para uma comunicação eficaz (o assunto, elementos envolvidos, local do acontecimento, causas, consequências, data, dados complementares) etc.
d) Distribuição de uma notícia xerocada para a retirada de informações:
e) Atividade escrita sobre a notícia e jornal:
Responda em seu caderno:
(A professora analisará, juntamente com seus alunos, se a notícia contém todos os dados necessários a uma perfeita compreensão)
* Qual é o fato noticiado?
* Onde e quando aconteceu ou acontecerá?
* Quais são os personagens envolvidos?
* A notícia esclarece quem são os personagens?
* São personagens conhecidos no cenário nacional?
* É uma notícia completa?
* Quais informações estão faltando para que a notícia seja compreendida por qualquer leitor?
* Qual é a fonte de onde foi retirada a notícia?
f) A professora distribuirá diferentes figuras de jornais para os alunos criarem, em duplas, suas próprias notícias.
g) A professora fará a correção dos textos, após exp licar aos alunos que toda a matéria de jornal passa por um revi sor antes de ser publicada. Depois os alunos passarão a limpo as suas notícias que substituirão aqueles recortes de notícias que estavam no mural.
Atividades complementares
Bibliografia:
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas.
* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.
A professora avaliará durante todo o processo de realização das atividades se o aluno:
* participou de maneira cooperativa na sua dupla
* Emitiu suas opiniões e respeitou as opiniões dos colegas
* Conseguiu extrair as informações dos textos jornalísticos
* Redigiu a sua notícia com competência, demonstrando conhecer as marcas textuais desse gênero.
Quatro estrelas 9 classificações
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07/10/2014
Cinco estrelasAjudou muito no meu trabalho de Pedagogia. Obrigada e parabéns!
30/07/2014
Quatro estrelasÓtima atividade, é possível desenvolver todas as etapas em sala de aula.
29/08/2013
Cinco estrelasGostei bastante dessas idéias para trabalhar em sala de aula. Muito obrigada!!!! Vou utilizar com certeza.
08/11/2012
Quatro estrelasMuito boa aula.
01/09/2012
Quatro estrelasParabéns!!! Bem planejada a aula.
23/05/2012
Cinco estrelasBelo trabalhoo, estou criando um jornal de sala, turma 3º ano. aceito sugestões.
19/05/2012
Quatro estrelasAdorei as sugestões... Vou adaptá-las para minhas aulas. Muito obrigada. Abração.
09/04/2012
Quatro estrelasadorei aula bem produtiva...
02/09/2010
Cinco estrelasA atividade apresentada é de suma importancia para professores poderem trabalhar com este recurso.muito obrigada!!