01/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
*Aprender a usar o M antes do p e do B.
*Construir uma escrita ortográfica.
1ª etapa
a) A professora contará aos alunos a seguinte história :
O macaco professor
Há muitos e muitos anos, no tempo em que os bichos ainda falavam, professor Macaco ensinava aos seus alunos:
__Não se esqueçam, crianças! Nas palavras, antes de P e B, usamos o M!
Todos aprenderam, menos o Pato. Também pudera! Só pensava em jogar Bola!
Então o professor Macaco teve uma bela ideia: pulou, pulou, pulou... até o seu rabo formar um M.
O Pato morreu de rir. E nunca mais esqueceu que, nas palavras, antes do P do Pato e do B de Bola, usamos o M de Macaco.
b) A professora estimulará seus alunos a dramatizarem a história do Macaco Professor. Os cartões dos três personagens serão usados para ilustrar a apresentação. Vários grupos poderão se apresentar, considerando que esta atividade é muito agradável para as crianças. Elas terão a oportunidade de praticar a linguagem oral e, certamente, a história e as figuras dos personagens ficarão gravadas em suas memórias.
c) A professora poderá distribuir para as crianças a história escrita.
d) Os alunos desenharão em seus cadernos os personagens da história e escreverão a regrinha com lápis colorido:
Antes de P e B usamos M.
e) Os cartões feitos pela professora ficarão expostos no mural da sala .
2ª etapa
a) Cruzadinha envolvendo palavras que tenham o M antes do P e do B:
(Caça-palavras)
b) Vamos ler em voz alta as palavras abaixo:
TAPA
LOBO
SOBRINHA
SOBRA
LEBRE
BOBA
TAPAR
c) Agora, coloquem M nos espaços para vermos as novas palavras que serão formadas:
ta __ pa
lo __ bo
so __ brinha
so __ bra
le__bre
bo__ba
ta__par
d) As crianças copiarão as palavras formadas no caderno.
tampa - lombo - sombrinha - sombra - lembre - bomba - tampar
3ª etapa
Formar duplas com os alunos. Distribuir-lhes jornais ou revistas usadas para que recortem palavras que tenham M antes de P ou B.
As palavras serão coladas em cartazes que serão afixados no mural da sala, ilustrados pelos personagens da história inicial motivadora.
Bibliografia
Parâmetros Curriculares Nacionais
A professora avaliará se os alunos:
* Entenderam a história;
* Dramatizaram a história com desenvoltura;
* Demonstraram compreensão da regra ao produzir as atividades;
* Aprenderam a usar o M antes de P e B nas palavras.
Quatro estrelas 16 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/04/2015
Cinco estrelasMuito boa a aula. Sei que vou ter 95% de aproveitamento junto aos meus alunos. Parabéns!
23/03/2014
Cinco estrelasAmei e irei aplicar em minha sala. Tenho certeza que eles vão amar.
14/03/2014
Cinco estrelasMuito legal sua sugestão.
23/02/2014
Duas estrelasMaravilhosa, bem dinamica, excelente.
27/09/2013
Cinco estrelasEu gostei muito eu estou eestudando para a prova de portugues vai ter de matematica e entregada
01/10/2012
Cinco estrelasExcelente..
08/04/2012
Cinco estrelaseu estava procurando isto mesmo vou imprimir está pagina
27/01/2012
Quatro estrelasMuito dez sua ideia,fazer e compartilhar.Gostaria de dar-lhe uma sugestão com relação a estória,conte para seus alunos O M PEDE SOCORRO a venda na livraria Saraiva. Autora Maria Gorete Gonçalves vai ver como o texto aliado as imagens proporcionam uma ótima aprendizagem Abraço e parabéns!
17/09/2011
Cinco estrelasadorei
01/09/2011
Quatro estrelasAtividade maravilhosa me ajudou no preparo de minha aula e com certeza meus alunos irão entender melhor o conteúdo
26/06/2011
Cinco estrelasadorei vou utilizar com meus alunos
28/09/2010
Quatro estrelasFaltou uma atividades com a produção dos alunos onde exigiria o pensar sobre a escrita.
21/04/2010
Quatro estrelasSua aula foi muito interessante principalmente as esratégias utilizadas, gostei muito do texto e a dramatização. por coincidência trabalhei esse assunto semana passada. Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito desta aula e vou usa-la em com minha tuma
24/03/2010
Cinco estrelasPARABÉNS PELA AULA EXCELENTE.
24/03/2010
Quatro estrelasÉ um plano muito bom.