JUIZ DE FORA - MG
Universidade Federal de Juiz de Fora
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza
Disciplina
Tema
Ensino Médio
Artes
Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio
Artes
Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio
Artes
Arte Visual: Canal
Ensino Médio
Artes
Arte Visual: Estruturas sintáticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender melhor a tendência POP ART: contexto
Conhecer algumas obras e artistas na linha POP
Relacionar arte e sociedade, arte e vida.
Produzir fotomontagens em torno da pop arte, realizando uma crítica ao consumismo exacerbado da atualidade.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber que nos anos 50/60 iniciou-se uma mudança substancial no conceito de arte, rediscutindo o papel e a função do/a artista. A passagem da arte moderna para a arte contemporânea trouxe novas pautas que alargaram o conceito de arte. Nesse mesmo período, há uma indiscutível aproximação da arte com as problemáticas sociais. A Pop Arte traz um diálogo e uma crítica sobre o consumismo, a moda e a industrialização acelerada da sociedade norte-americana, o que viria afetar as sociedades capitalistas pelo mundo, inclusive a nossa.
Estratégias e recursos da aula
Inicie a aula apresentando algumas imagens de obras de arte. Artistas como Andy Warhol (1928-1987), Roy Lichtenstein(1913- ), Jasper Johns (1930- ), David Hockney (1937- ), Robert Rauschenberg (1925- ), Richard Hamilton (1922-), entre outros.
"O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?" Richard Hamilton, Colagem, 1956.
Indague o alunado sobre o que estão vendo. Se eles reconhecem as imagens utilizadas pelo artista. Qual a relação da obra com cenas do cotidiano?
Peça ao grupo que descreva oralmente os elementos encontrados na construção da obra, aquilo que chama atenção deles/as. Chame atenção sobre o título da obra: o que será que o artista estava querendo dizer com o título-pergunta que lança?
A partir da obra de Hamilton é possível apresentar as pautas da arte pop com clareza, quer dizer, quando o artista nos provoca a revisar se são as "coisas" que consumimos, que ambicionamos ter, é que são capazes de tornar-nos diferentes. Na obra do artista, as relações entre cotidiano e arte ficam claras, afinal o artista se apropria de imagens de eletrodomésticos, alimentos, estereótipos do feminino e do masculino e compõe uma fotomontagem irônica e crítica.
Arremate a discussão lançada com o texto: "Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana. A defesa do popular traduz uma atitude artística contrária ao hermetismo da arte moderna. Nesse sentido, a arte pop se coloca na cena artística que tem lugar em fins da década de 1950 como um dos movimentos que recusam a separação arte/vida. E o faz - eis um de seus traços característicos - pela incorporação das histórias em quadrinhos, da publicidade, das imagens televisivas e do cinema."
Em seguida à discussão, peça ao grupo que faça duas fotomontagens inspiradas em Hamilton, porém utilizando elementos que cada um julgue indispensáveis à vida humana, em uma e com elementos que considerem supérfluos, puro consumismo, na outra. Atrás do trabalho ou no caderno, fazer uma produção textual levando em consideração todos os conteúdos trabalhados durante as aulas e argumentando sobre sua própria produção visual.
Critérios para avaliação: participação nas discussões (oralidade, argumentação e pertinência com o tema), participação e empenho na realização das fotomontagens (avaliação técnica), pertinência e coerência na produção textual.
Olá And´rea! Adorei a sua aula sobre Pop Art. Não sei se recebeste a revista Bravo deste mês, saiu uma matéria sobre o pai da Art Pop: Andy Warhol, inclusive na revista veja o mesmo aconteceu. Considero um movimento bastante importante e pertinente, pois trata-se da realidade que acontece no meio em que nossos alunos vivem. A arte do consumismo, é fabulosa. Parabéns