18/12/2008
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
1ª aula:
Levar para exibição em sala de aula o filme "O Casamento de Romeu e Julieta"
Dados sobre o filme:
País/Ano de produção: Brasil, 2005
Duração/Gênero: 93 min., Comédia
Direção de Bruno Barreto
Roteiro de Jandira Martini, Marcos Caruso e Bruno Barreto
Elenco: Marco Ricca, Luana Piovani, Luís Gustavo, Martha Mellinger, Mel Lisboa, Leonardo Miggiorin, Cybele Jácome, Rafael Golombek, Marina Person.
Antes de exibir o filme, provocar os alunos a observarem a linguagem audiovisual por meio do seguinte roteiro:
Quem é o autor, o diretor e produtor ?
Quem fez o roteiro ?
Qual o tema do vídeo?
Como as personagens demonstraram o tema?
Quais recursos foram utilizados (luz, som , cenário, etc.)?
Você acha que o vídeo é uma ficção ou um documentário?
Assistir filme e discutir as informações solicitadas pelo roteiro.
2ª aula:
Exibir Romeu e Julieta, disponível no Portal do Professor.
Estimular que os alunos infiram pontos em comum entre a obra de William Shakespeare e o filme assistido. Pedir que leiam "Romeu e Julieta" , disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000087.pdf para compararem "tramas e dramas".
3ª aula:
Após a leitura, em data previamente combinada, discutir com os alunos as impressões sobre o texto, contextos típicos da sociedade da época, semelhanças e diferenças com a temática abordada no filme.
Durante as discussões, estimular que todos os comentários sejam exemplificados com o trecho do texto a que se referem, perguntando-lhes: “qual trecho causou-lhe essa impressão?” É importante que entendam que não existem respostas certas. Para promover e ampliar o debate, estimular comentários sobre personagens, descrições, pensamentos e sentimentos.
Discutir a estrutura do texto teatral: atos, cenas, personagens, texto principal e texto secundário, diálogos. Provocar reflexões sobre as características da produção em linguagem audiovisual e da produção literária : quais as diferença entre os recursos disponíveis nas diferentes linguagens - texto teatral e o cinema?
Propor que os alunos escrevam, em grupos, um texto teatral envolvendo a temática da obra de Shakespeare, realizando-se, posteriormente, a apresentação para os demais. É importante acompanhar a escrita do texto, discutindo-se as características do gênero. Promover a revisão textual com leitura compartilhada entre os membros do grupo, fazendo-se ajustes necessários.
4ª aula:
Discutir que para montagem de uma peça é preciso definir papéis: diretor, atores, responsáveis pela sonoplastia, figurino e cenário .
Lembrar que é preciso que o texto teatral seja lido dramatizando-o.
Observar e orientar a distribuição de papéis, garantindo-se a sinergia do trabalho em grupo.
Organizar os ensaios.
5ª aula:
Promover as apresentações dos grupos.
Filmar as apresentações para auto-avaliação dos grupos posteriormente. Discutir as diferenças entre os textos escritos e as encenações.
Nome | Tipo |
---|---|
Romeu e Julieta | Vídeo |
Três estrelas 14 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/08/2013
Quatro estrelasGostei muito!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua aula.,você foi muito criativa.Parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasQuerida Eliane! parabéns por sua criativa, participativa e moderna experiência em sala de aula. Sou professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental (final) e tbem amo planejar minhas aulas dessa forma... e como temos bons resultados não é mesmo? Também estou cursando para preparação da Coordenação das Tecnologias da Escola e foi através do e-proinfo que tive a felicidade de conhecer seus trabalhos e peço licença autoral para adaptá-los ao meu planejamento. Grata e abraços!!!
24/03/2010
Quatro estrelasCOMENTÁRIOS:É uma aula riquissima estabecendo a compreensão dos problemas sociais da época nos diferentes momentos, e relacionando a trama do texto e apresentação cinematográfica. Mariana Sampaio, Eliana Queiroz, Daniel Luiz ambos da E.E.F.M.Tome Gomes dos Santos Paramoti-ce
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é muito interessante, vou usa-la com meus alunos
24/03/2010
Quatro estrelasEliane,parabéns pela elaboração desta aula.Sou professora de Língua Portuguesa e procuro propor minhas aulas desta forma, pois acredito que assim, possibilito ao meu aluno estabelecer inferências àquilo que lhe proponho na construção do saber. Abraços...
24/03/2010
Quatro estrelasEliane! Sua criatividade além de ser participativa, ela renova a experiência em sala de aula. A aula é prazerosa e estabelece a compreensão dos problemas sociais da época nos diferentes momentos levando os discentes a fazer relações entre a trama e a apresentação cinematográfica que nos dias atuais vem causando expectativas positiva em relação à aprendizagem. Parabéns pela elaboração da aula!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns! Infelizmente, muitos de nossos alunos não têm acesso aos clássicos, ou só conhece-os através de um filme, que distorce o enredo mediante as adaptações. Precisamos usar a sala de aula para sanar essas deficiências. Sua ousadia em confrontar os gêneros e fundi-los com a montagem da peça é louvável. Principalmente, porque os alunos serão os agentes desta ação.
24/03/2010
Quatro estrelasótimo
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante a sua aula. Considero muito válido trabalhar os clássicos, especialmente apresentando uma nova leitura.
24/03/2010
Uma estrelaA aula muito criativa, ummma forma fatástica de instigar a leitura , a oralidade e a escrita. È dessa forma que formaremos leitores e escritores.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora.O passo a passo orienta o aluno a buscar a construção do seu trabalho de forma objetiva e envolve o desenvolvimento de analise,interpretação,leitura,escrita,dentre outras.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei essa aula bastante dinâmica e propositiva, vindo ao encontro dos objetivos gerais da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental – PCNs. Além disso, é uma aula rica em possibilidades e permite trabalho em conjunto com o professor de Artes para o desenvolvimento de atividade de criação do texto teatral, produção e apresentação da peça. Utilizei sua aula como referência no meu curso de Tecnologia na Educação-NIDI, na utilização de mídias. Parabéns!! Excelente!!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora, amei sua aula!!!! Simples, possível de fazer e interessante!!!