Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Veja o filme e leia o clássico

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer um clássico da literatura; conhecer uma produção em linguagem audiovisual com temática baseada em um clássico da literatura, estabelecendo comparações entre a linguagem de um texto teatral e uma produção cinematográfica; produzir um texto teatral.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar quais os conhecimentos dos alunos sobre o clássico Romeu e Julieta.
Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Levar para exibição em sala de aula o filme "O Casamento de Romeu e Julieta"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1202/imagens/casamento-de-romeu-e-julieta-poster01.jpg

Dados sobre o filme:
País/Ano de produção: Brasil, 2005
Duração/Gênero: 93 min., Comédia
Direção de Bruno Barreto
Roteiro de Jandira Martini, Marcos Caruso e Bruno Barreto
Elenco: Marco Ricca, Luana Piovani, Luís Gustavo, Martha Mellinger, Mel Lisboa, Leonardo Miggiorin, Cybele Jácome, Rafael Golombek, Marina Person
.


Antes de exibir o filme, provocar os alunos a observarem a linguagem audiovisual por meio do seguinte roteiro:

Quem é o autor, o diretor e produtor ?
Quem fez o roteiro ?
Qual o tema do vídeo?
Como as personagens demonstraram o tema?
Quais recursos foram utilizados (luz, som , cenário, etc.)?
Você acha que o vídeo é uma ficção ou um documentário?


Assistir filme e discutir as informações solicitadas pelo roteiro.

2ª aula:

Exibir  Romeu e Julieta, disponível no Portal do Professor.

Estimular que os alunos infiram  pontos em comum entre a obra de William Shakespeare e o filme assistido. Pedir que leiam "Romeu e Julieta" , disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000087.pdf para compararem "tramas e dramas".

3ª aula:


Após a leitura, em data previamente combinada, discutir com os alunos as impressões sobre o texto, contextos típicos da sociedade da época, semelhanças e diferenças com a temática abordada no filme. 

Durante as discussões, estimular que todos os comentários sejam exemplificados com o trecho do texto a que se referem, perguntando-lhes: “qual trecho causou-lhe essa impressão?” É importante que entendam que não existem respostas certas. Para promover e ampliar o debate, estimular comentários sobre personagens, descrições, pensamentos e sentimentos.

Discutir a estrutura do texto teatral: atos, cenas, personagens, texto principal e texto secundário, diálogos. Provocar reflexões sobre as características da produção em linguagem audiovisual e da produção literária : quais as diferença entre os recursos disponíveis nas diferentes linguagens - texto teatral e o cinema?

Propor que os alunos escrevam, em grupos, um texto teatral envolvendo a temática da obra de Shakespeare, realizando-se, posteriormente, a apresentação para os demais. É importante acompanhar a escrita do texto, discutindo-se as características do gênero. Promover a revisão textual com leitura compartilhada entre os membros do grupo, fazendo-se ajustes necessários.


4ª aula:


Discutir que para montagem de uma peça é preciso definir papéis: diretor, atores, responsáveis pela sonoplastia, figurino e cenário .
Lembrar que é preciso que o texto teatral seja lido dramatizando-o.
Observar e orientar a distribuição de papéis, garantindo-se a sinergia do trabalho em grupo.
Organizar os ensaios.


5ª aula:
Promover as apresentações dos grupos.
Filmar as apresentações para auto-avaliação dos grupos posteriormente. Discutir as diferenças entre os textos escritos e as encenações.


 



 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Romeu e Julieta Vídeo
Recursos Complementares
"A Biblioteca Digital de Peças Teatrais - BDTeatro - proporciona acesso à coleção de peças teatrais através de pesquisa nas informações de catalogação (Autor/Tradutor, Título, Assunto, Gênero, Resumo, Número de personagens, Atos ou Cenas) ou através de pesquisa no texto completo das peças. A interface também proporciona acesso aos textos completos das peças teatrais de domínio público ou devidamente autorizados pelos autores. " Disponível em http://www.bdteatro.ufu.br/
Avaliação
Observar como os alunos estabelecem relações entre a trama do texto e a trama da produção cinematográfica, bem como as características específicas de cada linguagem. Promover a auto-avaliação dos grupos revendo suas apresentações, bem como discutindo como ocorreu a divisão de papéis e o trabalho em equipe.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 2/14 - 14.29%
  • Quatro estrelas 11/14 - 78.57%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 1/14 - 7.14%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carmen Amorim do Nascimento, EE - COLEGIO ESTADUAL EURICLES DE MATOS , Bahia - disse:
    carmen22a@hotmail.com

    07/08/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito!


  • iraci ferreira, E.E.djalma Ferreira de Sousa , Mato Grosso - disse:
    prof_iraciferreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua aula.,você foi muito criativa.Parabens.


  • Marcia Helena Spinelli, Secretaria Municipal de Educação de CAMPO GRANDE , Mato Grosso do Sul - disse:
    marcia_spinelli@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Querida Eliane! parabéns por sua criativa, participativa e moderna experiência em sala de aula. Sou professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental (final) e tbem amo planejar minhas aulas dessa forma... e como temos bons resultados não é mesmo? Também estou cursando para preparação da Coordenação das Tecnologias da Escola e foi através do e-proinfo que tive a felicidade de conhecer seus trabalhos e peço licença autoral para adaptá-los ao meu planejamento. Grata e abraços!!!


  • Eliana Tavares Queiroz, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    eliana.tqueiroz@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    COMENTÁRIOS:É uma aula riquissima estabecendo a compreensão dos problemas sociais da época nos diferentes momentos, e relacionando a trama do texto e apresentação cinematográfica. Mariana Sampaio, Eliana Queiroz, Daniel Luiz ambos da E.E.F.M.Tome Gomes dos Santos Paramoti-ce


  • Ana Joana Darc de Sousa, colegio estadual Gricon e Silva , Goiás - disse:
    anajoana20007@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é muito interessante, vou usa-la com meus alunos


  • Rosana Oliveira Mendes de Azevedo, EE DR. JOAQUIM A. C. MARQUES , Mato Grosso - disse:
    ro.mendes_@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Eliane,parabéns pela elaboração desta aula.Sou professora de Língua Portuguesa e procuro propor minhas aulas desta forma, pois acredito que assim, possibilito ao meu aluno estabelecer inferências àquilo que lhe proponho na construção do saber. Abraços...


  • Elissandra Andrade Lins Alves, ESCOLA DE ENSINO FUND SALOMÉ DA ROCHA BARROS , Alagoas - disse:
    elissandra_eli@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Eliane! Sua criatividade além de ser participativa, ela renova a experiência em sala de aula. A aula é prazerosa e estabelece a compreensão dos problemas sociais da época nos diferentes momentos levando os discentes a fazer relações entre a trama e a apresentação cinematográfica que nos dias atuais vem causando expectativas positiva em relação à aprendizagem. Parabéns pela elaboração da aula!


  • José Minervino da Silva Neto, ESCOLA ESTADUAL JUVENAL LOPES F DE OMENA , Alagoas - disse:
    minervino84@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns! Infelizmente, muitos de nossos alunos não têm acesso aos clássicos, ou só conhece-os através de um filme, que distorce o enredo mediante as adaptações. Precisamos usar a sala de aula para sanar essas deficiências. Sua ousadia em confrontar os gêneros e fundi-los com a montagem da peça é louvável. Principalmente, porque os alunos serão os agentes desta ação.


  • Maria Lucilene Ponciano da Silva, Secretaria Estadual de Educação , Acre - disse:
    lucileneponciano.czs@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótimo


  • Angelita de C. B. Radünz, EMEF ANTONIO ESTANISLAU AYROSO , Santa Catarina - disse:
    angelita.educacao@jaraguadosul.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante a sua aula. Considero muito válido trabalhar os clássicos, especialmente apresentando uma nova leitura.


  • maria das neves Gonçalves de Almeida, UFCG , Paraíba - disse:
    neves.sonhos@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    A aula muito criativa, ummma forma fatástica de instigar a leitura , a oralidade e a escrita. È dessa forma que formaremos leitores e escritores.


  • Dulcileide Novais Borges, Colegio Estadual João das Botas , Bahia - disse:
    dulceborges@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora.O passo a passo orienta o aluno a buscar a construção do seu trabalho de forma objetiva e envolve o desenvolvimento de analise,interpretação,leitura,escrita,dentre outras.


  • Rachel, Escolas Municipais , Rio Grande do Sul - disse:
    rachelivanir@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei essa aula bastante dinâmica e propositiva, vindo ao encontro dos objetivos gerais da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental – PCNs. Além disso, é uma aula rica em possibilidades e permite trabalho em conjunto com o professor de Artes para o desenvolvimento de atividade de criação do texto teatral, produção e apresentação da peça. Utilizei sua aula como referência no meu curso de Tecnologia na Educação-NIDI, na utilização de mídias. Parabéns!! Excelente!!


  • Liliane Souza da Silva Tavares, COLÉGIO ESTADUAL MINISTRO RAUL FERNANDES , Rio de Janeiro - disse:
    liilianet@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns professora, amei sua aula!!!! Simples, possível de fazer e interessante!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.