Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Propagandas: quanto vale uma mulher na mídia?

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula visa estimular a visão crítica das propagandas, contribuindo para que os alunos reconheçam as mensagens transmitidas sobre os papéis sexuais e as relações pessoais.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;
- Uso jornais e revista;
- Uso do Laboratório de Informática.

Sugestão:

O professor poderá trazer jornais e revistas para a implementação destas aulas, usar o que está disponível na escola ou ainda poderá entrar em contato com algum jornal da sua região solicitando uma doação para a escola. No site da Associação Nacional dos Jornais: www.anj.org.br é possível identificar quais são os jornais que possuem programas de Leitura de Jornal na Escola e, portanto, possuem uma política de distribuição de jornais para a escola.

Motivação
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se eles assistem televisão. Dentro desta investigação, poderá perguntar também se eles assistem as propagandas, e se recordam de algumas delas.
Após ouvir as opiniões dos alunos, cada aluno receberá uma frase para ser preenchida, sem precisar se identificar. A frase é: “As propagandas são....”. Concluída este preenchimento eles deverão entregá-las ao professor, que deverá guardá-las numa caixinha, para no final da aula retomar estas frases.

Em seguida, sugerimos que o professor apresente o recurso, o qual consiste de um vídeo, bem curto, de 30 segundos, intitulado “Comercial Skol- Casamento”(Fig. 1), disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=n3M4SUCNdWY&feature=related. Acesso em 28 Out. 2009.

Figura 1- Imagem do vídeo “Comercial Skol-Casamento”

Após a apresentação do vídeo, sugerimos que o professor faça algumas perguntas acerca deste, introduzindo o tema da aula “Propagandas: quanto vale uma mulher na mídia?” Estas perguntas podem ser:

· O que o noivo diz no vídeo?
· Vocês concordam com a conduta dele? Por quê?
· Ele representa o que a sociedade cobra a todo tempo das pessoas, sobretudo as mulheres, e o que é?
· O que leva as pessoas a quererem se enquadrar no estereótipo padrão de beleza?
· Há a presença do machismo nesta propaganda?
· Porque a noiva também não questionou se o noivo ia permanecer como ele é hoje?

O objetivo destas indagações é instigar o debate, a participação dos alunos, sobretudo, a tomada da consciência da força destas propagandas.

ATIVIDADE 1
O professor solicitará que os alunos se dividam em grupos de cinco pessoas. Cada grupo representará uma agência de publicidade e terá como atividade preparar um comercial para divulgar um novo produto no mercado. Haverá disputa entre os grupos, sendo que o fabricante (professor) que elegerá o melhor comercial. O professor deverá avisar que o produto é uma camisinha, e que eles terão 20 minutos para prepararem os cartazes e a apresentação da propaganda.

Para a realização desta atividade os grupos receberão cartolinas, canetas esferográficas, colas, jornais, revistas e tesouras.
Finalizada esta confecção, o representante de cada grupo (“dono da agência”), deverá mostrar sua propaganda ao fabricante, buscando convencê-lo a comprar o produto. Assim que todos os grupos apresentarem, o fabricante (o professor) falará que mudou de idéia e que agora quer lançar um novo produto, um anticoncepcional.
Assim, os grupos terão 15 minutos para preparar um novo comercial, contudo, o cartaz não pode ser mudado. Por isso, os grupos podem apenas acrescentar novas figuras.
Feito isso, os grupos farão a apresentação do novo comercial, e o fabricante deverá ver as lacunas de cada um, contudo, deverá elogiar o esforço, o empenho e a participação dos grupos.

Ao final, o professor deverá discutir com os grupos: 
* Qual o objetivo das propagandas?

* Como elas tentam ve nder o seu produto?

* Elas apresentaram todas as características dos produtos?

* Quais características são apresentadas e quais são excluídas?

* Como elas influenciam os comportamentos dos consumidores.

ATIVIDADE 2
Como continuidade, e dentro do intuito de problematização das propagandas, o professor deverá passar outro vídeo denominado “Mídia e valores” (Fig. 2)”, com duração de 3 minutos e 56 segundos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MVGtNV-IPBk. Acesso em 28 Out. 2009.

Figura 2- Imagem do Vídeo “Mídia e valores”

Estando os alunos ainda divididos em grupos, o professor perguntará o que acharam do vídeo. Após os alunos manifestarem suas opiniões, terão como atividade para ser feita em grupo a discussão dos aspectos tratados neste. Contudo, para auxiliá-los terão algumas questões norteadoras, as quais seguem abaixo:

· Para vocês mulher e mídia é uma relação desigual? Por quê?
· Quais os valores que a mídia tem transmitido?
· Há a uma imposição da mídia à mulher? Se sim, qual é esta imposição?
· As mulheres que estão sempre na mídia correspondem a mulher brasileira?
· O que podemos fazer para mudar as imagens estereotipadas ou irreais que as propagandas e a mídia em geral apresentam?

Os alunos deverão anotar suas considerações numa folha, porquanto quando todos os grupos finalizarem esta atividade eles serão convidados a formarem um círculo, a fim de que possam partilhar com os outros grupos seus achados e opiniões.
Cabe ao professor durante e ao término da atividade ressaltar a importância da criticidade das propagandas e do que vemos na mídia, a fim de não nos tornamos presas fáceis de imposições de padrões de beleza e de vida.

ATIVIDADE 3
O professor entregará a cada grupo as fichas que foram preenchidas no início da aula acerca das propagandas. Os alunos deverão ler e analisar se concordam ou não com o que foi escrito, podendo acrescentar, bem como adequar esta frase.
Após todos os grupos finalizarem esta análise, deverão ler oralmente suas considerações acerca desta.
Objetiva-se, com esta atividade, averiguar se os alunos conseguiram avançar, no que diz respeito, à criticidade do que vêem na mídia televisa.
O professor deverá concluir a aula dizendo a importância do olhar crítico e apurado para o que vemos.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão dos alunos em relação ao tema motriz, o reconhecimento da força e perigo oculto das propagandas. Além disso, o professor pode avaliar se houve evolução dos conhecimentos que eles apresentavam sobre as propagandas, tomando por base suas impressões do início ao término da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adriana, Secretaria estadual de educação , São Paulo - disse:
    adriosl@gmaill.com

    20/02/2012

    Cinco estrelas

    Boa abordagem! atual e realista! Parabéns!


  • Silvana, PEDRO II UNIDIDADE MUNICIPAL DE EDUCACAO , São Paulo - disse:
    silvanassd@professor.sp.gov.br

    20/12/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhoso, vou realizar esta aula nest novo ano, gostei muito, e leva eles a realidade, muito bom.


  • dalba pereira costa, colegio estadual joao veloso do carmo , Goiás - disse:
    dalba_rv@hotmail.com

    31/03/2010

    Cinco estrelas

    sempre eu pensei que a maneira de se avaliar tanto o aluno e o resultado do trabalho do professor procedem dessa maneira descrita nessa aula


  • Adriana Lima de Jesus, Escola Municipal Dr. Wilson da Costa Falcão , Bahia - disse:
    adrianakamilla@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa sua aula, a interdisciplinaridade é importante na nossa prática pedagógica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.