JUIZ DE FORA - MG
Universidade Federal de Juiz de Fora
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial
Artes
Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Relacionar temas e formas que podem representar o mundo.
Produzir um desenho, colagem, pintura, ou ainda técnica mista, que represente formas reconhecíveis do mundo.
Criar uma composição em que os elementos escolhidos permitam uma leitura poética do trabalho produzido.
Dar conta de articular idéias e argumentos sobre o próprio trabalho.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ver a aula do Portal do Professor: "Figuração e Abstração: aparências e sentidos"
Saber sobre: arte figurativa
Estratégias e recursos da aula
Relembrar com o grupo o conceito de figuração e de arte figurativa. Peça que o grupo fale exemplos de elementos, formas reconhecíveis que poderiam representar a idéia que hoje temos de mundo. Ir escrevendo no quadro as sugestões que forem surgindo (ex: frutas, animais, meios de transporte, construções, etc.)
Pedir ao grupo que crie um trabalho artístico (pode haver uma escolha prévia da técnica ou deixar que cada aluna/o decida qual meio de expressão quer utilizar) com alguns dos elementos citados, mas é importante que haja na composição uma linha poética. Ou seja, que o trabalho não se transforme simplesmente numa prateleira de itens, mas que contenha um sentido que relacione os elementos escolhidos.
Apresentar a obra de Frida Kahlo como referencial é uma alternativa interessante, pois a artista mexicana incansavelmente representou sua biografia, sua história de vida, bem como a flora, a fauna e iconografias da cultura mexicana em suas pinturas. Discuta a obra abaixo com o grupo pontuando os inúmeros elementos que fazem parte da cena criada pela artista (a própria artista no centro vestida de vermelho, Diego Rivera em seu colo como um bebê, o dia, a noite, sol e lua, uma deusa mexicana que os ampara, o cão - animal de estimação da artista, cactos, raízes, e outros elementos):
"O abraço amoroso entre o universo, a terra (México), eu, Diego e o senhor Xólotl", Frida Kalho, 1949.
Para além da avaliação do resultado visual e técnico do trabalho proposto, verifique junto de seus alunos e alunas a questão poética, ou seja, se o trabalho produzido permite/ou provoca uma leitura das imagens, cores, formas escolhidas para a sua composição. O que se quer evitar é um desfile de imagens sem intertextualidade.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.