Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Working with Idioms - a piece of cake!

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso de Idioms.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present tense
  • Simple Past Tense
  • Vocabulary (animals, sports, everyday activities).
Estratégias e recursos da aula
Aula interativa em sala de aula

Uso da sala de vídeo

Uso do laboratório de Informática (opcional)

AULA 1

MOTIVAÇÃO

Pergunte aos alunos:

  • Do you prefer sunny days or rainy days? Why?
  • What are good things to do on a rainy day?
  • Is it possible to have fun on a rainy day?
  • What can make a person happy on a rainy day?

Em seguida, toque uma música do cantor inglês Jamie Cullum e pergunte se alguém a conhece. Provavelmente seus alunos vão a reconhecer como "a música da novela", já que esta canção faz parte da trilha sonora da novela Viver a Vida, exibida pela Rede Globo. A música se encontra no CD do cantor entitulado 'Twenty something'. Há, também, vídeos amadoes com a música do cantor disponíveis em:

undefined

Fig 1: Jamie Cullum

Fonte: http://www.jazz.com/assets/2008/2/18/Jamie_Cullum2_AG_350.jpg -  acesso em 27/11/09

Entregue, também, a letra da música para que os alunos possam acompanhar.

Após tocar a música (ou o vídeo), pergunte aos alunos:

  • Is the rain a problem to the singer?
  • How is he feeling?

Comente, então, que esta música fez parte de um filme com o mesmo nome lançado em 1952. Pergunte se eles já haviam ouvido falar de tal filme. 

Diga aos alunos que vão assistir à cena real do filme em que o personagem canta e dança a música "Singin' in the rain".

O vídeo está disponível em:

Após mostrar o vídeo, pergunte:

  • Why isn't the rain a problem to the singer?
  • Why is he so happy?

Comente que a cena deste filme serviu de inspiração para vários outros filmes, vídeos e comerciais. Um deles, usou a música "Singin'in the rain" para estampar a campanha do, então, novo Vollkswagem Golf, exibida no Reino Unido.

AULA 2

Pergunte aos alunos: Do you think it's important to save money. Why? Incentive a participação de todos.

Em seguida, escreva no quadro:

I don't know what's going to happen in the future. So, I'm saving some money for a rainy day.

Peça aos alunos que, em duplas, tentem inferir o significado da frase em destaque através do contexto.

Depois de ouvir as tentativas, explique que 'save something for a rainy day' significa 'guardar (geralmente dinheiro) para dias difíceis'.

Comente que nessa frase a palavra 'rainy' não pode ser entendida como discutido na aula anterior.

A frase acima se trata de um 'Idiom'. Comente que os idioms são também cohecidos como 'expressões idiomáticas'. As palavras que compõe o idiom não podem ser traduzidas separadamente, pois todo o conjunto carrega um único significado. Exemplifique com a frase em português "bater as botas ", que nada tem a ver com peças do vestuário. A propósito, tal expressão em inglês é "kick the bucket".

Comente, também, que em inglês há idioms formados a partir de palavras como: animais, roupas, comidas, partes do corpo, entre outros.

Observação: Idiom pronuncia-se /ídiom/ e não /aidiom/.

Para começar a praticar, vamos trabalhar com idioms relacionados a animais.

Entregue aos alunos a folha de ativid ades 1, disponível em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/idioms

AULA 3

Escreva no quadro:

_________ is a piece of cake.

Explique que o idiom acima quer dizer 'very easy'.

Pergunte à turma: Is English a piece of cake? What subject at school is a piece of cake?

Em seguida, escreva:

_________ is not my cup of tea.

Explique que este idiom se refere a coisas que não gostamos.

Pergunte: Do you like rock/pop/axé/pagode/jazz/classical music...?

Instrua os alunos a responderem da seguinte forma:

  • Caso a resposta seja positiva, devem dizer "Yes, I do" ou "Yes, I love it!"
  • Caso a resposta seja negativa, devem dizer "No, it's not my cup of tea"

Você pode repetir a pergunta substituindo o tema 'música' por 'sports' (soccer, volleyball, handball, basketball,swimming, running), ou mesmo 'everyday activities' (doing homework, cleaning the house, eating ice-cream).

Em seguida, explique o significado do idiom "I'd give my right arm to ___________", que se refere a alguma coisa que gostaríamos muito de fazer, ou ainda,  que faríamos qualquer coisa para conseguir algo. Em português falamos algo como "eu daria a vida para/por____________"

Oralmente, dê um exmplo: "I'd give my right arm to meet (nome de uma pessoa importante/famosa)".

Peça aos alunos completem as frases, começando com os seguintes verbos: MEET, SEE, GO TO, HAVE e BE. Eles devem trabalhar em duplas e um deve anotar as respostas um do outro. Ao final, peça que cada dupla fale para a turma dois exemplos, ao menos, das frases construídas por eles. 

Como atividade extra classe, entregue a folha de atividades 2, disponível em: http://www.eslhq.com/worksheets/print_worksheet.php?worksheet_id=18973

Os idioms nessa atividade não foram estudados em sala de aula. Portanto, diga ao alunos para pesquisarem em dicionários ou na internet o significado de tais expressões. Outra alternativa pode ser levá-los ao laboratório de informática, para que eles possam fazer a pesquisa juntos. Abaixo você encontra dois bons dicionários online.

AULA 4

Fazendo um cartaz.

Os alunos vão trabalhar em grupos de 3 a 4 componentes e devem confeccionar um cartaz. Para tal, devem escolher um dos idioms estudados nas aulas e, numa folha de cartolina, montar um cartaz ilustrativo. O cartaz deve conter um título (que vai ser o idiom escolhido), uma ilustração e uma frase exemplificativa. 

Sugira o uso de lápis de cor, canetas hidrocor e giz de cera para a elaboração do cartaz.

Ao final, os alunos devem apresentar seus cartazes que podem, posteriormente, ser anexados nas paredes da sala ou nos corredores da escola. 

undefined

Fig 2: Easy as pie

Fonte: http://oels.byu.edu/student/idioms/idioms/images/easy_as_pie.jpg - acesso em 07/11/09

undefined

Fig 3: Kick the bucket

http://oels.byu.edu/student/idioms/idioms/kick_the_bucket.html - acesso em 07/11/09

Avaliação

A avaliação deve contemplar, principalmente, a produção oral dos alunos. Deve-se também levar em conta o comprometimento na elaboração do cartaz. Estabeleça critérios para que os alunos façam as produções orais e a produção visual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.