02/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso de Idioms.
Uso da sala de vídeo
Uso do laboratório de Informática (opcional)
Pergunte aos alunos:
Em seguida, toque uma música do cantor inglês Jamie Cullum e pergunte se alguém a conhece. Provavelmente seus alunos vão a reconhecer como "a música da novela", já que esta canção faz parte da trilha sonora da novela Viver a Vida, exibida pela Rede Globo. A música se encontra no CD do cantor entitulado 'Twenty something'. Há, também, vídeos amadoes com a música do cantor disponíveis em:
Fig 1: Jamie Cullum
Fonte: http://www.jazz.com/assets/2008/2/18/Jamie_Cullum2_AG_350.jpg - acesso em 27/11/09
Entregue, também, a letra da música para que os alunos possam acompanhar.
Após tocar a música (ou o vídeo), pergunte aos alunos:
Comente, então, que esta música fez parte de um filme com o mesmo nome lançado em 1952. Pergunte se eles já haviam ouvido falar de tal filme.
Diga aos alunos que vão assistir à cena real do filme em que o personagem canta e dança a música "Singin' in the rain".
O vídeo está disponível em:
Após mostrar o vídeo, pergunte:
Comente que a cena deste filme serviu de inspiração para vários outros filmes, vídeos e comerciais. Um deles, usou a música "Singin'in the rain" para estampar a campanha do, então, novo Vollkswagem Golf, exibida no Reino Unido.
Pergunte aos alunos: Do you think it's important to save money. Why? Incentive a participação de todos.
Em seguida, escreva no quadro:
I don't know what's going to happen in the future. So, I'm saving some money for a rainy day.
Peça aos alunos que, em duplas, tentem inferir o significado da frase em destaque através do contexto.
Depois de ouvir as tentativas, explique que 'save something for a rainy day' significa 'guardar (geralmente dinheiro) para dias difíceis'.
Comente que nessa frase a palavra 'rainy' não pode ser entendida como discutido na aula anterior.
A frase acima se trata de um 'Idiom'. Comente que os idioms são também cohecidos como 'expressões idiomáticas'. As palavras que compõe o idiom não podem ser traduzidas separadamente, pois todo o conjunto carrega um único significado. Exemplifique com a frase em português "bater as botas ", que nada tem a ver com peças do vestuário. A propósito, tal expressão em inglês é "kick the bucket".
Comente, também, que em inglês há idioms formados a partir de palavras como: animais, roupas, comidas, partes do corpo, entre outros.
Observação: Idiom pronuncia-se /ídiom/ e não /aidiom/.
Para começar a praticar, vamos trabalhar com idioms relacionados a animais.
Entregue aos alunos a folha de ativid ades 1, disponível em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/idioms
Escreva no quadro:
_________ is a piece of cake.
Explique que o idiom acima quer dizer 'very easy'.
Pergunte à turma: Is English a piece of cake? What subject at school is a piece of cake?
Em seguida, escreva:
_________ is not my cup of tea.
Explique que este idiom se refere a coisas que não gostamos.
Pergunte: Do you like rock/pop/axé/pagode/jazz/classical music...?
Instrua os alunos a responderem da seguinte forma:
Você pode repetir a pergunta substituindo o tema 'música' por 'sports' (soccer, volleyball, handball, basketball,swimming, running), ou mesmo 'everyday activities' (doing homework, cleaning the house, eating ice-cream).
Em seguida, explique o significado do idiom "I'd give my right arm to ___________", que se refere a alguma coisa que gostaríamos muito de fazer, ou ainda, que faríamos qualquer coisa para conseguir algo. Em português falamos algo como "eu daria a vida para/por____________"
Oralmente, dê um exmplo: "I'd give my right arm to meet (nome de uma pessoa importante/famosa)".
Peça aos alunos completem as frases, começando com os seguintes verbos: MEET, SEE, GO TO, HAVE e BE. Eles devem trabalhar em duplas e um deve anotar as respostas um do outro. Ao final, peça que cada dupla fale para a turma dois exemplos, ao menos, das frases construídas por eles.
Como atividade extra classe, entregue a folha de atividades 2, disponível em: http://www.eslhq.com/worksheets/print_worksheet.php?worksheet_id=18973
Os idioms nessa atividade não foram estudados em sala de aula. Portanto, diga ao alunos para pesquisarem em dicionários ou na internet o significado de tais expressões. Outra alternativa pode ser levá-los ao laboratório de informática, para que eles possam fazer a pesquisa juntos. Abaixo você encontra dois bons dicionários online.
Fazendo um cartaz.
Os alunos vão trabalhar em grupos de 3 a 4 componentes e devem confeccionar um cartaz. Para tal, devem escolher um dos idioms estudados nas aulas e, numa folha de cartolina, montar um cartaz ilustrativo. O cartaz deve conter um título (que vai ser o idiom escolhido), uma ilustração e uma frase exemplificativa.
Sugira o uso de lápis de cor, canetas hidrocor e giz de cera para a elaboração do cartaz.
Ao final, os alunos devem apresentar seus cartazes que podem, posteriormente, ser anexados nas paredes da sala ou nos corredores da escola.
Fig 2: Easy as pie
Fonte: http://oels.byu.edu/student/idioms/idioms/images/easy_as_pie.jpg - acesso em 07/11/09
Fig 3: Kick the bucket
http://oels.byu.edu/student/idioms/idioms/kick_the_bucket.html - acesso em 07/11/09
A avaliação deve contemplar, principalmente, a produção oral dos alunos. Deve-se também levar em conta o comprometimento na elaboração do cartaz. Estabeleça critérios para que os alunos façam as produções orais e a produção visual.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!