20/11/2009
UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLNGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
• Conhecer as características do pato, identificando e nomeando as suas partes externas;
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1 – Levantamento prévio sobre o pato.
1º Momento: Inicialmente o professor deverá investigar o que as crianças sabem sobre o pato: Quem já viu um pato? Como é o corpo do pato?Ele tem boca? Durante a conversa o professor deverá registrar as falas das crianças e expor no painel da sala. Depois o professor deverá perguntar se alguma criança tem pato em casa, caso tenha, solicitar que o traga para sala, ou então o professor poderá providenciar um pato e trazê-lo para a sala, juntamente com seu criador, para que ele(a) possa responder algumas questões que surjam durante a visita. As fotos abaixo ilustram o momento.
2º Momento: Conhecendo as partes externas dos patos. Quando trouxerem o pato para a sala, o professor deverá instigar as crianças a identificarem as suas características externas: Como é o corpo do pato? Ele tem bumbum? Tem barriga? Tem asas? Quantos olhos ele tem? Quantas pernas o pato tem? O pato tem boca? Tem rabo? Tem dentes? Qual é o nome da mulher do pato? Depois que as crianças vivenciaram esse momento de exploração das características físicas do pato, elas podem questionar o(a) dono(a) do pato: Como eles nascem? Quantos anos vivem os patos? O que eles comem? Quais cuidados devemos ter com o pato? Depois o professor deve juntamente com crianças desenhar um pato, evidenciando todas as partes (cabeça, pescoço, peito, barriga,bico, pernas). O professor enquanto desenha deve indagar para as crianças: Quantos olhos o pato tem? Quantas asas? Como é o bico do pato? O desenho deve ficar exposto no mural da sala.
SUGESTÃO: O professor que tem dificuldade em desenhar, poderá fazer um esboço do corpo do pato com grafite bem claro, e depois durante a discussão na sala deve reforçar o desenho com caneta hidrocor.
Atividade 2 – Completando as partes do pato
1º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças desenhem um pato, lembrando as partes externas: penas, bico, olhos, pernas e os pés. Durante a atividade, o professor deverá questionar às crianças: Quais partes do corpo do pato estão faltando? Então convida as crianças a sentarem-se à mesa, entrega a cada criança um desenho do pato para que o completem.
RECURSO DIDÁTICO: Imagem da atividade
Avaliar se as crianças:
• Identificaram as características dos patos, nomeando as suas partes externas;
• Participaram das atividades com envolvimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!