Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO AS PARTES EXTERNAS DO PATO

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLNGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer as características do pato, identificando e nomeando as suas partes externas;

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1 – Levantamento prévio sobre o pato.
1º Momento: Inicialmente o professor deverá investigar o que as crianças sabem sobre o pato: Quem já viu um pato? Como é o corpo do pato?Ele tem boca? Durante a conversa o professor deverá registrar as falas das crianças e expor no painel da sala. Depois o professor deverá perguntar se alguma criança tem pato em casa, caso tenha, solicitar que o traga para sala, ou então o professor poderá providenciar um pato e trazê-lo para a sala, juntamente com seu criador, para que ele(a) possa responder algumas questões que surjam durante a visita. As fotos abaixo ilustram o momento.


 

2º Momento: Conhecendo as partes externas dos patos. Quando trouxerem o pato para a sala, o professor deverá instigar as crianças a identificarem as suas características externas: Como é o corpo do pato? Ele tem bumbum? Tem barriga? Tem asas? Quantos olhos ele tem? Quantas pernas o pato tem? O pato tem boca? Tem rabo? Tem dentes? Qual é o nome da mulher do pato? Depois que as crianças vivenciaram esse momento de exploração das características físicas do pato, elas podem questionar o(a) dono(a) do pato: Como eles nascem? Quantos anos vivem os patos? O que eles comem? Quais cuidados devemos ter com o pato? Depois o professor deve juntamente com crianças desenhar um pato, evidenciando todas as partes (cabeça, pescoço, peito, barriga,bico, pernas). O professor enquanto desenha deve indagar para as crianças: Quantos olhos o pato tem? Quantas asas? Como é o bico do pato? O desenho deve ficar exposto no mural da sala.

SUGESTÃO: O professor que tem dificuldade em desenhar, poderá fazer um esboço do corpo do pato com grafite bem claro, e depois durante a discussão na sala deve reforçar o desenho com caneta hidrocor.


Atividade 2 – Completando as partes do pato
1º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças desenhem um pato, lembrando as partes externas: penas, bico, olhos, pernas e os pés. Durante a atividade, o professor deverá questionar às crianças: Quais partes do corpo do pato estão faltando? Então convida as crianças a sentarem-se à mesa, entrega a cada criança um desenho do pato para que o completem.
RECURSO DIDÁTICO: Imagem da atividade

Avaliação

Avaliar se as crianças:
• Identificaram as características dos patos, nomeando as suas partes externas;
• Participaram das atividades com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.