Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Bandeira do Brasil: simbologia e significado

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno vai aprender como surgiu a bandeira da República do Brasil, como ela era antes de ter a forma atual e qual a sua função simbólica para a nação.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

1ª ETAPA:

Apresente para os alunos as imagens, em slides, utilizando o power point.

Detalhe importante: exiba primeiro todas as imagens sem as legendas.

Siga o esquema a seguir e depois exiba todas, novamente, com as legendas.

Ao final, diga aos alunos que não vale acrescentar nada às anotações já feitas.

Passo a passo:

A cada imagem apresentada, peça que eles anotem sua impressão: sobre as cores, a disposição das estrelas, as formas geométricas, se existe alguma semelhança com outra bandeira que conheçam.

1) Organize os slides de forma que as imagens fiquem expostas tempo suficiente para a observação e as anotações dos alunos.

Bandeira Provisória da República. Utilizada de 15 a 19 de novembro de 1889.

2) Nesta imagem, devem ser adotados os mesmos procedimentos da anterior, observação e anotação dos dados.

19 de novembro de 1889 a junho de 1960: vinte e uma estrelas, representando os vinte estados e o Distrito Federal.

3) Aqui, o detalhe é o número de estrelas que mudou e eles precisam estar atentos.

Junho de 1960 a 28 de maio de 1968: vinte e duas estrelas, com a mudança da capital para Brasília e a criação de uma estrela para o novo Estado da Guanabara.

4) Continue da mesma forma, observação e anotação antes, legenda depois.

28 de maio de 1968 a 11 de maio de 1992: vinte e três estrelas, acrescentando uma estrela para o Estado do Acre e a partir de 1977 o Estado do Mato Grosso do Sul assumindo a representação da estrela do extinto Estado da Guanabara.

5) Esta é nossa bandeira atual. Aqui também as estrelas estão em maior número, pois foram acrescentados mais Estados. Entretanto, deixe que o aluno faça suas anotações e tire suas próprias conclusões.

11 de maio de 1992 até hoje: vinte e sete estrelas, acrescentanto quatro estrelas para os estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Terminado esse primeiro momento, os alunos irão para o laboratório de informática com suas anotações.

2ª ETAPA:

Trabalhe a imagem abaixo de acordo com o passo a passo a seguir:

1 - Divida a turma em seis grupos;

2 - Cada grupo irá pesquisar sobre os seis tópicos em destaque na imagem.

3 - A pesquisa está direcionada para a busca dos motivos que levaram nossa bandeira a assumir a forma atual.

4 - Portanto, os grupos vão investigar os seguintes elementos:

  • o motivo da homenagem a Nossa Senhora,
  • saber sobre a 'casa real de Bragança' e sobre o porque d a 'alusão ao ma r',
  • a 'casa real do Habsburgo' e sobre a 'alusão ao sol e 'às riquezas minerais' do país,
  • sobre o lema positivista  'Ordem e Progresso',
  • a cor em referência aos 'desejos de paz',
  • o céu do Rio de Janeiro no 'dia da Proclamação da República'.

5 - O objetivo final é entender como esses elementos foram inseridos na Bandeira Nacional e com que finalidade.

6 - Mas todos os grupos precisam investigar de quem foi o projeto ou idéia da bandeira republicana.

Utilize os links abaixo para todos os grupos:

http://www.on.br/glossario/alfabeto/b/bandeirabrasil.html

http://www.brasilrepublica.com/bandeiranacionalbr.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/bandeira-nacional-brasileira.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil

http://www.signomes.com/brasil/bandeira.php

Os grupos vão organizar os resultados das pesquisas sobre a bandeira e o significado dos símbolos nela contidos para montar uma apresentação de slides. Esta apresentação pode ser exibida para outras turmas.

Recursos Complementares

 

Avaliação

Os alunos vão montar uma Bandeira Nacional unindo várias cartolinas, se possível em um espaço aberto, na qual todos elementos simbólicos serão explicados, através de legendas e de glossário. Ex: Cada estrela corresponde a qual estado? Explicar o motivo das cores, do lema 'Ordem e Progresso', utilizando legendas e fazendo um glossário para os termos menos conhecidos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • amanda , helenna lopez , Rio de Janeiro - disse:
    amandinha_g.a@hotmail.com

    02/03/2012

    Cinco estrelas

    muito bom, esses exercícios são ótimos e bom de fazer com os alunos!


  • Adevanir Aparecido Pereira, EE Profª Vanil Stabilito , Mato Grosso - disse:
    deva4.0@hotmail.com

    18/10/2010

    Cinco estrelas

    Vivemos em uma época em que civísmo-para os jovens- é coisa ultrapassada; mas cabe a nós educadores ensiná-los sobre a história dos símbolos nacionais. E esta aula será bem oportuna, pois logo será comemorado o dia da bandeira brasileira; e lembrá-los da função simbólica desta para a nação será muito gratificante. Vou trabalhar com alunos do 9º ano e Ensino Médio.


  • aria do carmo da silva santos, Polônia - disse:
    donacarminhaprof2008@hotmail.com

    31/08/2010

    Cinco estrelas

    Belíssimo seu trabalho, nunca tinha encontrado explicação melhor para estudar a Bandeira do Brasil. Por favor me envia slides sobre a história da Independência do Brasil? parabéns


  • Elciete Dias de Brito Gurjão, E.E.E.F.M.MAJOR VENEZIANO VITAL DO REGO , Paraíba - disse:
    elciete0312@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei a experiencia acima, sempre quiz apresentar tal mudanca em sala, mas nào tinha tempo de fazer pesquisa,dessa forma é magnífico vou levar as alterações na bandeira brasileira.Até para mim está sendo gratificante tal conhecimento. Amei magnífico.Tenho certeza meus alunos vão adorar tal conhecimento. Pois sempre que levo alguma novidade ou curiosidade eles ficam bem animados e sempre cobram novidade, esta será excelente.Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.