29/11/2009
Denise LEipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
A partir de uma vivência , o aluno poderá perceber/valorizar a importância da elaboração de imagens e da sonoridade das palavras na construção de poemas .
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Recursos da Aula:
a) Um girassol (pode ser uma planta natural, artificial ou uma gravura)
b) CD de música que lembre a Primavera (As Estações de Vivaldi ou outro, a gosto do professor)
c) Exercícios de expressão corporal
d) Laboratório de Informática (se possível )
e) Livros de poesias variados
Para iniciar a atividade, o professor deve levar os alunos a observar um girassol e fazer perguntas oralmente sobre que características ele teria se fosse um ser humano.
Exemplo:
-Se ele se transformasse numa pessoa seria alguém alegre ou triste, espontâneo ou reservado, como seria o seu temperamento? Ele seria vaidoso, simples, gentil ou arrogante?
Depois desta etapa a turma está pronta para fazer uma atividade de Expressão Corporal a partir do Jogo Estátua.
Os alunos deverão andar livremente pela sala e, a um sinal previamente combinado, deverão parar na pose de uma estátua que represente um girassol.
A outro sinal, voltar a caminhar como se fossem a flor e assim continua a brincadeira.
Continuando a atividade, o professor determina o miolo do girassol com uma mesa ou qualquer objeto. Ele explica que o girassol é uma flor composta e que cada uma de suas pétalas é na verdade uma flor.
Pede aos alunos que façam uma roda grande em volta do miolo e explica que cada um será uma das pétalas do girassol , girando e dançando livremente mas sempre respeitando o centro e as outras pétalas que compõe a mandala.
Depois da vivência, sentar em roda com os alunos e oralmente pedir de maneira informal que completem os versos:
“Girassol, girassol,
Você brilha ........................
Girassol amarelo,
Como você .........................
Girassol, girassol,
...........................................
(E todos vão inventando e pondo verso).
Se for possível, os alunos completam a aula no Laboratório de Informática ouvindo a música O Girassol de Toquinho e Vinícius de Moraes interpretado por Jane Duboc no link:
http://letras.terra.com.br/jane-duboc/698183
Sugestões:
1-Realizar o mesmo processo com outras flores.
2-Fazer desenhos e do braduras de flores para enfeitar a sala..
< p>Algumas sugestões de links que ensinam a fazer flores simples:
2- http://professoresnaebd.blogspot.com/2008/10/dobradura-flor.html
3 -http://vidadeprofa.blogspot.com/2009/03/passo-passo-em-fotos-dobradura-flor.html
1-Link do CD A Arca de Noé 1 e 2:
http://caracol.imaginario.com/discoteca/arcadenoe/index.html
Papéis, lápis de cor, canetinhas,
CD A Arca de Noé 2/Polygram(1981), interpretado por Jane Duboc
Papel para dobradura
Livros de Poesia
2-Algumas sugestões de links que ensinam a fazer flores simples:
- 1-http://1.bp.blogspot.com/_uQxr5kibIR0/S N14nNvFT2I/AAAAAAAABDI/kLPKZL3_qL8/s400/dobradura+de+flor.jpg
2- http://professoresnaebd.blogspot.com/2008/10/dobradura-flor.html
3 -http://vidadeprofa.blogspot.com/2009/03/passo-passo-em-fotos-dobradura-flor.html
A avaliação deverá ser realizada oralmente durante todo o processo.
A parte escrita da aula será corrigida pelo professor.
Ao final as músicas ou poesias serão lidas e expostas no mural.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!