Sugira uma atividade utilizando materiais como massas (massa de parede, papier-maché, e outros) para fazer uma base onde podem ser anexados gravetos, pedras, parafusos, pregos, barbante, fitas, papéis e outros. Incentive a experiência matérica, que o grupo se arrisque a novos arranjos sem se preocupar em imitar as aparências. Cores livres, dinâmicas das linhas e formas, massas densas, volumes, gestos, elementos não-convencionais podem resultar em efeitos bastante inusitados e belos. Veja a obra de Nuno Ramos, "Sem título", 1989:
Após a experiência com materiais diversos e com a abstração, peça para que cada um/a escreva as sensações que experimentou ao lidar com materiais não-convencionais e com a pintura matérica e não-realista. Quais são as cognições acionadas nesse processo que não envolve apenas o olhar e o pensamento racional?
Proponha também uma roda de discussão sobre o tema e faça junto do grupo uma avaliação coletiva dos resultados obtidos com a atividade.
Para a avaliação do resultado dos trabalhos práticos, leve em consideração: o envolvimento e a participação nas atividades, além das conquistas plásticas e matéricas obtidas por cada um/a.
Ótima aula, bastante criativa. Porém, escolas municipais, como as que trabalho, têm grandes dificuldades em adquirir materiais e desenvolver de forma satisfatória tais atividades! Lamentável!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.