Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Abstração: no percurso da emoção

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as mudanças na linguagem em decorrência da chegada do modernismo na arte.
  • Conhecer algumas obras de arte e artistas que utilizaram a abstração como novo arranjo para a pintura.
  • Produzir através de materiais diversos um trabalho abstrato.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
  • Comece a aula assistindo com o grupo o vídeo sobre "Caminho da abstração": http://www.youtube.com/watch?v=iRfSKc5_V3Q
  • Se puder, apresente também em livros, catálogos ou pranchas de imagens, outras obras abstratas.
  • Contextualize o surgimento do movimento abstracionista na arte moderna: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=347
  • Sugira uma atividade utilizando materiais como massas (massa de parede, papier-maché, e outros) para fazer uma base onde podem ser anexados gravetos, pedras, parafusos, pregos, barbante, fitas, papéis e outros. Incentive a experiência matérica, que o grupo se arrisque a novos arranjos sem se preocupar em imitar as aparências. Cores livres, dinâmicas das linhas e formas, massas densas, volumes, gestos, elementos não-convencionais podem resultar em efeitos bastante inusitados e belos. Veja a obra de Nuno Ramos, "Sem título", 1989:

undefined

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_obras&cd_verbete=2916&cd_idioma=28555

Recursos Complementares
Avaliação
  • Após a experiência com materiais diversos e com a abstração, peça para que cada um/a escreva as sensações que experimentou ao lidar com materiais não-convencionais e com a pintura matérica e não-realista. Quais são as cognições acionadas nesse processo que não envolve apenas o olhar e o pensamento racional?
  • Proponha também uma roda de discussão sobre o tema e faça junto do grupo uma avaliação coletiva dos resultados obtidos com a atividade.
  • Para a avaliação do resultado dos trabalhos práticos, leve em consideração: o envolvimento e a participação nas atividades, além das conquistas plásticas e matéricas obtidas por cada um/a.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Helena S Oliveira, ESCOLA MUNICIPAL MARIA LENI H BARROS , Paraná - disse:
    mahelena2002@yahoo.com.br

    02/08/2010

    Quatro estrelas

    Ótima aula, bastante criativa. Porém, escolas municipais, como as que trabalho, têm grandes dificuldades em adquirir materiais e desenvolver de forma satisfatória tais atividades! Lamentável!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.