Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Abstração: no percurso da emoção

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as mudanças na linguagem em decorrência da chegada do modernismo na arte.
  • Conhecer algumas obras de arte e artistas que utilizaram a abstração como novo arranjo para a pintura.
  • Produzir através de materiais diversos um trabalho abstrato.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
  • Comece a aula assistindo com o grupo o vídeo sobre "Caminho da abstração": http://www.youtube.com/watch?v=iRfSKc5_V3Q
  • Se puder, apresente também em livros, catálogos ou pranchas de imagens, outras obras abstratas.
  • Contextualize o surgimento do movimento abstracionista na arte moderna: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=347
  • Sugira uma atividade utilizando materiais como massas (massa de parede, papier-maché, e outros) para fazer uma base onde podem ser anexados gravetos, pedras, parafusos, pregos, barbante, fitas, papéis e outros. Incentive a experiência matérica, que o grupo se arrisque a novos arranjos sem se preocupar em imitar as aparências. Cores livres, dinâmicas das linhas e formas, massas densas, volumes, gestos, elementos não-convencionais podem resultar em efeitos bastante inusitados e belos. Veja a obra de Nuno Ramos, "Sem título", 1989:

undefined

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_obras&cd_verbete=2916&cd_idioma=28555

Recursos Complementares
Avaliação
  • Após a experiência com materiais diversos e com a abstração, peça para que cada um/a escreva as sensações que experimentou ao lidar com materiais não-convencionais e com a pintura matérica e não-realista. Quais são as cognições acionadas nesse processo que não envolve apenas o olhar e o pensamento racional?
  • Proponha também uma roda de discussão sobre o tema e faça junto do grupo uma avaliação coletiva dos resultados obtidos com a atividade.
  • Para a avaliação do resultado dos trabalhos práticos, leve em consideração: o envolvimento e a participação nas atividades, além das conquistas plásticas e matéricas obtidas por cada um/a.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Helena S Oliveira, ESCOLA MUNICIPAL MARIA LENI H BARROS , Paraná - dijo:
    mahelena2002@yahoo.com.br

    02/08/2010

    Quatro estrelas

    Ótima aula, bastante criativa. Porém, escolas municipais, como as que trabalho, têm grandes dificuldades em adquirir materiais e desenvolver de forma satisfatória tais atividades! Lamentável!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.