JUIZ DE FORA - MG
Universidade Federal de Juiz de Fora
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Médio
Artes
Arte Visual: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber o tratamento de luz e sombra (claro/escuro) virtuoso das obras clássicas para pensar as soluções opostas dadas pela pop arte.
Compreender que a arte pop ao utilizar cores chapadas planifica os volumes dos objetos.
Elaborar um trabalho que destitua de uma obra clássica seus efeitos realistas, dando a mesma um tratamento pop.
Exercitar a apropriação e o "estilo pop".
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ver aula no Portal do Professor: "Uma incursão na Pop Art" e "A apropriação nas artes visuais: base conceitual", ambas de Andréa Senra Coutinho
Estratégias e recursos da aula
Escolha uma obra clássica e tire cópias para que cada aluno/a tenha uma (pode-se também utilizar o recurso do retroprojetor para captar os contornos da imagem). Se for partir da fotocópia, utilize uma folha de papel vegetal (ou similar que tenha transparência) sobre a imagem. Peça ao grupo que a transforme em linhas de contorno apenas, simplificando o desenho.
Lembre ao alunado que o desenho da pop arte tinha inspiração nos desenhos dos quadrinhos e de ilustrações, portanto, efeitos realistas não estão em jogo nessa atividade.
Após a captura dos contornos da imagem, é momento de a transferir novamente para um papel, onde será realizada a etapa da pintura. A transferência pode ser feita como decalque. Risca-se o verso do desenho (do vegetal) e ao desenhar novamente o modelo em cima de outro papel, a imagem é transferida para o último.
Com o desenho simplificado transferido para o papel (como o Canson, por exemplo), o alunado poderá utilizar cores intensas, vibrantes e contrastantes nas áreas do desenho. Lembrando que a escolha das cores é livre e o tratamento é saturado.
Veja o resultado interessantíssimo obtido por uma aluna do 1º ano do Ensino Médio.
Essa mesma proposta também pode ser realizada a partir de uma fotografia escolhida de si mesmo/a. Peça ao grupo que escolha uma foto própria e faça uma fotocópia, de preferência, ampliada. A imagem maior facilita a aplicação da técnica realizada anteriormente com a pintura clássica (exemplo acima).
Peça ao grupo para seguir os passos anteriores para a realização da atividade (ou seja, transferência da imagem simplificada em linhas de contornos e em seguida, preenchimento dos espaços com cores vibrantes e saturadas).
Aproveite algum evento cultural da escola e incentive o grupo a organizar uma exposição dos trabalhos realizados. A montagem de um painel com a imagem de cada aluno/a com aplicação da pintura em estilo pop dá um resultado visual bastante rico. O grupo pode ainda recortar formas abstratas básicas (círculos, quadrados, retângulos) em cartolinas com cores variadas e fixar os trabalhos juntos ou sobre elas, criando uma composição bastante atraente visualmente.
O resultado visual nessa atividade é muito importante. A avaliação pode ser realizada em cada etapa da execução junto de cada aluno/a (simplificação da imagem, captura e transferência da imagem, tratamento de cores saturadas dado).
Os trabalhos realizados a partir das fotografias de cada aluna/o também precisam ser avaliados segundo os critérios acima.
Caso o grupo não queira fazer uma exposição, apresentar os resultados em sala é valioso, pois assim todos/as podem perceber os efeitos alcançados por cada um/a. Pode ser bastante estimulante essa etapa para futuras atividades.