19/12/2008
Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Professor (a), nessa aula iremos trabalhar com uma pagina da web que auxilia o trabalho inicial com o conceito de logaritmos. Ao longo da mesma, poderá ser desenvolvida uma atividade que utiliza material didático manipulável, na qual será possível avaliar conhecimentos referentes à introdução, definição e aplicação do conteúdo de logaritmos adquiridos pelos alunos no decorrer das aulas.
Para começar o professor poderá apresentar à turma o site:
www.colegioweb.com.br/matematica/teoria-dos-logaritmos
Através de definições, exemplos e exercícios, essa página abrange os conceitos envolvidos no estudo de logaritmos.
DICA: Esse texto será utilizado enquanto ferramenta para desenvolver os conceitos teóricos do conteúdo. Caso não haja sala de computadores na escola, ou mesmo se for da vontade do professor, poderá se utilizado um equipamento multimídia. Assim o professor terá oportunidade de desenvolver a atividade de forma mais abrangente, uma vez que a atenção dos alunos estará voltada a ele, e esse poderá trabalhar cada conceito no tempo e com as condições presentes em sua aula, levando-se em conta o entendimento dos alunos em relação aos conteúdos.
Através desse objeto o professor poderá desenvolver a parte inicial desse conteúdo, tendo a oportunidade de aplicar outros exemplos e/ou observações que julgar necessário. Após trabalhar com os conceitos apresentados no site, o professor poderá ainda propor exercícios e situações-problema que reforcem a teoria estudada.
DICA: Uma boa opção de atividade, que pode ser pedida aos alunos, é a proposta de pesquisas que investiguem a história e as aplicações de logaritmos. Essa pesquisa poderá ser sugerida como trabalho para casa ou se possível na própria escola, através do trabalho junto à internet e a livros didáticos, onde posteriormente os alunos poderão expor as informações encontradas. Essa atividade pode ser desenvolvida tanto no início do conteúdo, como forma de introdução aos conceitos de logaritmos, quanto no decorrer das aulas.
Quando os conceitos já tiverem sido trabalhados, o professor poderá utilizar uma atividade que trabalha, através do jogo de dominó, com as propriedades pertencentes ao estudo de logaritmos.
Para desenvolver essa atividade é importante que os alunos conheçam:
-A definição de logaritmos;
- A condição de existência;
- As conseqüências da definição.
Os materiais necessários para a realização dessa atividade são: um jogo de dominó comum, papel e lápis (ou caneta) para rascunho e anotações, papel cartolina ou dobradura para a confecção das peças.
As dicas para o desenvolvimento dessa atividade estão acessíveis no endereço:
http://www.lssa.com.br/saladeaula/leonardo/materiais/domino.pdf
O professor poderá fazer as alterações que julgar necessárias para o desenvolvimento do trabalho, levando em conta o número de alunos da sala e as condições referentes à disposição de materiais para a realização da atividade.
DICA: É de grande importância que os alunos façam um registro da atividade quanto ao trabalho realizado na busca de soluções para exercícios e problemas, para que o professor tenha a oportunidade de avaliar os conhecimentos adquiridos e as dificuldades encontradas no decorrer do trabalho.
DICA: Professora peça que os alunos pesquisem, utilizando sites de busca da Internet como:
sobre a necessidade da criação e o uso de logaritmos, enquanto uma ferramenta matemática que serve para descrever e levar as pessoas a interpretarem fenômenos naturais, tais como abalos sísmicos e terremotos. Outra opção de site está no endereço:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasEu trabalho com jogos e acredito no desenvolvimento e aprendizagem dessa maneira.