Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dominó: Jogando com Logaritmos

 

19/12/2008

Autor e Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender a definição de logaritmo e sua representação matemática; - Resolver problemas que envolvam o trabalho com logaritmos.
Duração das atividades
03 horas/aula ou 150 minutos de aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Trabalho com Funções Exponenciais.
Estratégias e recursos da aula

Professor (a), nessa aula iremos trabalhar com uma pagina da web que auxilia o trabalho inicial com o conceito de logaritmos. Ao longo da mesma, poderá ser desenvolvida uma atividade que utiliza material didático manipulável, na qual será possível avaliar conhecimentos referentes à introdução, definição e aplicação do conteúdo de logaritmos adquiridos pelos alunos no decorrer das aulas.
Para começar o professor poderá apresentar à turma o site:


www.colegioweb.com.br/matematica/teoria-dos-logaritmos

Através de definições, exemplos e exercícios, essa página abrange os conceitos envolvidos no estudo de logaritmos.


DICA: Esse texto será utilizado enquanto ferramenta para desenvolver os conceitos teóricos do conteúdo. Caso não haja sala de computadores na escola, ou mesmo se for da vontade do professor, poderá se utilizado um equipamento multimídia. Assim o professor terá oportunidade de desenvolver a atividade de forma mais abrangente, uma vez que a atenção dos alunos estará voltada a ele, e esse poderá trabalhar cada conceito no tempo e com as condições presentes em sua aula, levando-se em conta o entendimento dos alunos em relação aos conteúdos.


Através desse objeto o professor poderá desenvolver a parte inicial desse conteúdo, tendo a oportunidade de aplicar outros exemplos e/ou observações que julgar necessário. Após trabalhar com os conceitos apresentados no site, o professor poderá ainda propor exercícios e situações-problema que reforcem a teoria estudada.
 

DICA: Uma boa opção de atividade, que pode ser pedida aos alunos, é a proposta de pesquisas que investiguem a história e as aplicações de logaritmos. Essa pesquisa poderá ser sugerida como trabalho para casa ou se possível na própria escola, através do trabalho junto à internet e a livros didáticos, onde posteriormente os alunos poderão expor as informações encontradas. Essa atividade pode ser desenvolvida tanto no início do conteúdo, como forma de introdução aos conceitos de logaritmos, quanto no decorrer das aulas.


Quando os conceitos já tiverem sido trabalhados, o professor poderá utilizar uma atividade que trabalha, através do jogo de dominó, com as propriedades pertencentes ao estudo de logaritmos.
Para desenvolver essa atividade é importante que os alunos conheçam:
-A definição de logaritmos;
- A condição de existência;
- As conseqüências da definição.
Os materiais necessários para a realização dessa atividade são: um jogo de dominó comum, papel e lápis (ou caneta) para rascunho e anotações, papel cartolina ou dobradura para a confecção das peças.
As dicas para o desenvolvimento dessa atividade estão acessíveis no endereço:

http://www.lssa.com.br/saladeaula/leonardo/materiais/domino.pdf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1233/imagens/domino.bmp


O professor poderá fazer as alterações que julgar necessárias para o desenvolvimento do trabalho, levando em conta o número de alunos da sala e as condições referentes à disposição de materiais para a realização da atividade.


DICA: É de grande importância que os alunos façam um registro da atividade quanto ao trabalho realizado na busca de soluções para exercícios e problemas, para que o professor tenha a oportunidade de avaliar os conhecimentos adquiridos e as dificuldades encontradas no decorrer do trabalho.
DICA: Professora peça que os alunos pesquisem, utilizando sites de busca da Internet  como:

www.google.com

br.search.yahoo.com

sobre a necessidade da criação e o uso de logaritmos, enquanto uma ferramenta matemática que serve para descrever e levar as pessoas a interpretarem fenômenos naturais, tais como abalos sísmicos e terremotos. Outra opção de site está no endereço:

www.somatematica.com.br

Recursos Complementares
Como ferramentas de auxílio em suas aulas, o professor poderá utilizar ainda o artigo “A Matemática da Música”, que descreve a relação existente entre essa arte e o estudo dos logaritmos. Acesse: http://www.geocities.com/matematicacomprazer/logaritmomusica.html Outro artigo interessante sobre esse conteúdo pode ser encontrado no endereço: http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_113030.shtml. Nesse texto é narrada uma história fictícia sobre o uso dos logaritmos.
Avaliação
A avaliação poderá ser feita, principalmente no decorrer da segunda atividade, onde o professor poderá identificar o que foi aprendido em relação aos conceitos estudados e também as possíveis dúvidas que ainda possam existir. Especificamente, os exercícios de reconhecimento do conceito de logaritmo e de suas propriedades poderão servir de instrumento de avaliação para que o professor possa avaliar, por exemplo, a habilidade dos alunos para calcular em situações que envolvam medidas muito grandes ou muito pequenas. Com os exercícios, poderão ser avaliadas também as propriedades que transformam multiplicação em soma e divisão em subtração também são muito úteis. O professor pode sugerir ainda uma discussão sobre as aplicações dos logaritmos no cotidiano dos alunos e no decorrer das avaliações, analisar os conhecimentos adquiridos em relação ao conceito de logaritmo, mudança de base e a relação entre funções logarítmicas e exponenciais.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.