29/11/2009
Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
O aluno terá a oportunidade de elaborar/vivenciar um personagem de forma detalhada utilizando recursos do Jogo RPG (Role Playing Game).
A partir desta atividade ele poderá perceber como o seu texto pode se enriquecer a partir da criação de personagens bem definidos.
Não há necessidade de conteúdos trabalhados previamente mas será interessante o professor sondar o que os alunos já sabem sobre o tema e informar que RPG é uma abreviatura de Role Playing Game que traduzido quer dizer Jogo de Interpretação de Personagens.
No RPG os jogadores criam livremente personagens cujo o objetivo é criar uma história de forma cooperativa.
Visualização Criativa
Ficha do Personagem ( Recurso de RPG)
Dramatização
Visualização Criativa
Primeiro, para facilitar a criação do personagem, o professor pede que seus alunos fechem um pouco os olhos para "ver com os olhos da imaginação".
Diga a eles que ficarão assim por pouquísssimo tempo, apenas o suficiente para imaginar um lugar que gostariam de conhecer, um lugar de agora, do passado ou do futuro, não importa.
O que importa é focar toda atenção neste local, nas cores, nos cheiros, na temperatura, nas plantas, nos sons...
Depois de um instante, peça que eles imaginem como seria um habitante deste local(altura, cor,peso, roupas...).
Como você se sente perto dele? À vontade, irritado, curioso ou calmo?
Preste bastante atenção nele...
Quando abrir os olhos você deve manter seu personagem em segredo e preencher a Ficha que o professor lhe der.
O professor pede então que todos abram os olhos e distribui as 3 Fichas de Elaboração do Personagem, tira as dúvidas e pede que todos a preecham.
Ficha 1 Ficha 2 Ficha 3
Aspectos Físicos Aspectos Sociais Aspectos Psicológicos
-Idade: - Nome : -Temperamento:
-Sexo: -Nacionalidade:
; & nbsp; -Lugar onde vive:
-Profissão:
- Relacionamento com os outros:
De 5 em 5 os alunos deverão se levantar, dar uma volta pela sala e tornar a se sentar como se fossem o seu personagem (maneira de andar, sentar, gestos, olhar etc)
Cada aluno deverá desenhar o seu personagem.
Interpretando, cada aluno deverá fazer um breve histórico de seu personagem e depois registrá-lo.
Sugestão de outras atividades:
1-Os alunos podem formar duplas e manter um diálogo entre seus personagens.
2-.Fazer um mural com o desenho dos personagens, usando técnicas variadas como: pintura, desenho, recorte e colagem etc
3-Imaginar seu personagem num contexto bem diferente e fazer uma história em quadrinho com este tema.
Sugestão de leitura para o professor:
A avaliação será feita durante todo o processo, inclusive a auto-avaliação da turma a cada etapa de criação (como foi seu desempenho, foi fácil ou difícil, a turma colaborou com você, que sugestões você daria para um próximo trabalho etc).
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/06/2015
Cinco estrelasperfeita
13/06/2014
Cinco estrelasÓtimo recurso para ensinar e desenvolver os alunos em sua imaginação e se ajudarem de forma cooperativa.
06/04/2012
Cinco estrelasÓtimo recurso para aplicação em aula