Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O conta e reconta da fofoca

 

24/12/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Treinar o conta e reconta a partir de uma atividade lúdica

-Discutir se quem conta um conto aumenta realmente um ponto.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conteúdos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da Aula : Jogo

                           Gravador.

 Primeira atividade   

                 
Inicie a aula explicando à sua turma que vai fazer um jogo e  peça que 4 alunos fiquem do lado de fora da sala e aguardem serem chamados.

Após a saída deles, conte uma história para o grupo que ficou. A história pode ser de uma situação cotidiana mas deve ter muitos personagens e detalhes.
Quando terminar de contar, escolha uma criança da sala e diga que ela terá de contar a história para um de seus colegas que ficou lá fora, exatamente como ouviu.

O professor chama uma das crianças que está lá fora, lhe oferece uma cadeira e liga o gravador.

O colega que estava na sala lhe conta a história o mais fielmente possível.

Quando acabar de contar, volta  pro seu lugar. 

O aluno que ouviu é informado de que deverá reproduzir a história o mais fielmente possível para o próximo colega que entrar na sala.

O professor chama o próximo aluno que está lá fora, lhe oferece uma cadeira e liga o gravador.

O colega lhe conta a história o melhor que puder e quando acabar............e assim prossegue a aula até o último aluno.




Segunda Atividade

Verificar com os alunos as mudanças que foram acontecendo durante a história, se possível ouvir a história no gravador.

Perguntar se alguém na sala já foi vítima de fofoca e deixar que os alunos cheguem as suas conclusões oralmente.




Terceira Atividade
Redigir um texto a partir da gravura de Norman Rockwell

undefined

http://bromattsblog.files.wordpress.com/2006/10/gossip_norman_rockwell1.jpg

Recursos Complementares

Conhecer e trabalhar outra obra do artista Norman Rockwell.

Este link mostra um quadro do artista que representa a ida e a vinda de uma família de um passeio.

O professor pode solicitar aos alunos que imaginem e escrevam como foi o passeio.

Link do quadro:

http://mommylife.net/goingcome.jpg

Avaliação

Será feita durante todo o processo da parte oral e escrita, levando em consideração a participação na atividade e a cooperação entre os alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.