Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEU E O CORPO DO OUTRO: O QUE O ESPELHO ME DIZ?

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros; Patricia Lúcia Galvão da Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças da Educaçao Infantil´poderão;

  • Perceber a variedade de movimentos que somos capazes de realizar com nosso corpo;
  • Observar as facilidades e dificuldades de efetuar movimentos com o nosso corpo;
  • Construir da imagem e do esquema corporal.
Duração das atividades
2 aulas de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Imagem e esquema corporal;
• Percepção das facilidades e dificuldades de execução de diversos movimentos

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- olhar-se no espelho coletivamente.                                       

1° momento:
O professor providencia um espelho grande para colocar na sala, quando não o tiver em seu ambiente de trabalho. As crianças organizadas diante do espelho se observam coletivamente, fazem comentários  e executam diferentes movimentos.


2°momento: 
O professor  posiciona as crianças uma ao lado do ourtro de frente  para o espelho se observa e observa o outro. Nesse momento, eles relatam o que o outro está fazendo, o seu rosto está sereno? Está fazendo algum movimento com a boca? Algum movimento com outras partes do corpo?

 c  undefined

3° momento:
O professor solicita que elas se observem: caminhando para trás, para frente, correndo para frente, de lado, agachados imitando caranguejo, observando suas costas etc. Com intenção de finalizar esse momento de observação, o professor poderá questioná-las quais os movimentos mais difíceis ou fáceis de serem realizados?

undefined

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Fizeram movimentos sincronizados, deram preferência por alguma parte do corpo;
  • Falaram sobre os diferentes movimentos  e  os movimentos semelhantes entre elas;
  • Identificaram as dificuldades e facilidades que tiveram ao experimentar alguns movimentos que realizaram;
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Albuquerque, CMEI. Professora Maria da Piedade. , Rio Grande do Norte - disse:
    ana_igor_nelson@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito legal, adorei. Que pena no meu local de trabalho não temos um espelho tão grande para realizarmos essa aula, mas vamos adapta-la a nossa realidade. Tudo de BOM colega.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.