Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CORPO E JOGOS CORPORAIS.

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros; Patricia Lúcia Galvão da Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula ascrianças da educação Infantil, poderão:

  • Observar a posição do desenho do corpo  e colocar-se na mesma posição,  fazendo uma sequência de movimentos com o próprio corpo;
  • Ter concentração e atenção para executar a atividade de movimento, mediante a sequência apresentada nas cartelas;
  • Identificar  a dificuldade para efetuar os movimentos com o próprio corpo.
Duração das atividades
2 aulas com diversos momentos de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Imitar posições variadas;
  • Imagem corporal;
  • Observar as demais crianças imitando os gestos de modo coletivo.
Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1 -  Construir cartões com desenho do corpo com diferentes posições.

1° momento: O professor escolhe uma criança como modelo e o grupo sugere o movimento que ela deve fazer; a criança executa o movimento proposto pela turma e o professor desenha em um cartão do tamanho de uma folha  de papel A4, (cartolina guache ou comum), contendo a posição executada. Assim, sucessivamente constrói vários cartões com movimentos diferenciados  (esses traçados podem ser riscados apenas com linhas retas, curvas ou pequenos círculos que representem a cabeça).

undefined

2° momento:  O professor usa o cartão como orientação da atividade do grupo.  As crianças devem se dispor na sala de aula de modo espontâneo, mas com a frente para um ponto combinado. Então, o professor  orienta as crianças para fazer a sequência de movimentos, conforme o sugerido pelo desenho.

undefined

undefined


3° momento: O professor  solicita que as crianças registrem a experiência  por meio do  desenho e da escrita.

undefined

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Expressar-se com espontaneidade;
  • Executar os movimentos variados conforme as  posições expressas pelos desenhos;
  • Relatar a experiência por meio de desenhos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Balu Carvalho, TRUPE ETC , Rio de Janeiro - disse:
    balucarvalho@gmail.com

    29/01/2015

    Cinco estrelas

    A atividade é muito legal mas pode conseguir mais motivação das crianças se o prof inserir uma historia qualquer. Dizer q o personagem ( dar um nome) não ficava quieto e quando parava era sempre em posições diferentes. E dá sequencia aos cartões . Tudo que envolve personagens, histórias, situações inesperadas fica mais rico e mais encantado !


  • Anne Azevedo, NASF , Bahia - disse:
    a.azeveddo@yahoo.com.br

    01/04/2014

    Quatro estrelas

    Sou psicologa e procura justamente ideais de como falar sobre o corpo e saúde nas escolas com crianças do fundamental I. Adorei sua ideia. Parabéns!


  • leandro nascimento, Centro Social Marista , São Paulo - disse:
    nascimentodez@gmail.com

    03/09/2010

    Cinco estrelas

    Olá sou professor de educação fisica. Muito boa sua idéia, tambem ciei um jogo parecido com este, parabéns...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.