02/12/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Com esta aula as crianças da Educação Infantil poderão:
• Imagem corporal.
1º momento
O professor deve solicitar que individualmente cada criança se olhe em um espelho (que poderá ser da sala ou trazido de casa) e analise as partes externas que podem ser vistas: cabeça (o que tem), rosto (o que tem), tronco, membros inferiores e superiores,suas características físicas, cor e textura do cabelo, cor dos olhos.
2º momento - O professor na grande roda convoca cada criança para apontar dentre os colegas, aqueles que têm características parecidas com as suas. A partir dessa constatação, o professor abre a discussão sobre a questão de etnia vinculada à determinadas características físicas.
3º momento - O professor traz para sala de aula diferentes fotografias de crianças de diferentes etnias, coloca expostas na roda e solicita que cada criança as observem e escolha aquela que é mais parecida com ela. Com a foto na mão cada criança justifica porque escolheu a foto, indicando a semelhança entre si e a foto. A partir das escolhas e das falas das crianças o professor faz algumas questões para as crianças começarem a pensar sobre o assunto: como se explica, alguém que não conhecemos se parecer conosco?
4º momento - O professor propõe que as crianças façam o seu auto-retrato e apresente para os outros valorizando a sua imagem.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!