30/11/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Com esta aula as crianças da Educação Infantil poderão:
· Corpo humano;
· Tamanhos reais de nossos membros, principalmente os braços e as pernas.
Atividade 1 - Desenhar o corpo, tendo como modelo o corpo das crianças.
1° momento:
O professor coloca uma folha de papel de embrulho no chão com um tamanho proporcional ao corpo das crianças a serem desenhadas. O desenho é feito com as crianças da sala que desejarem fazer parte dessa experiência coletiva e cada desenho será identificado. Começa pelas pernas, sobe pelo tronco, segue os braços e finalmente a cabeça . No final, as crianças observam o desenho do corpo e dizem o que está faltando para parecer com um corpo real.
2°momento:
O professor coloca o cartaz na parede (corpo de cada criança traçado no papel), na altura mais ou menos equivalente a de cada criança. Daí ele solicita que cada uma procure o traçado que representa o seu corpo e complete com as partes que está faltando, para ficar parecido consigo.
Essa atividade pode ficar exposta durante alguns dias na parede da sala para ser observada por todos e utilizada em outras atividades.
Atividade 2 - Comparar os desenhos
1º momento -O que se repete
O professor orienta as crianças para observar os desenhos e falar quais as partes que estão presente em todos os desenhos. Primeiro, observam a cabeça e dizem o que está presente em todos os desenhos; segundo, observam o corpo e também listam aquilo que se repete.
2º momento -
O professor ensina as crianças a medirem com uma fita métrica o desenho do seu corpo e registra o tamanho. Depois em uma grande roda, o professor discute com elas quais são as crianças do mesmo tamanho, qual é a criança maior e qual é a criança menor, e questiona acerca de como podem afirmar isso.
Avaliar se as crianças conseguiram:
· Observar e desenhar alguns órgãos do rosto e do corpo;
· Comparar o tamanho do desenho com seu tamanho real e verificar a igualdade;
· Analisar as diferenças e semelhanças entre os corpos representados no papel.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/10/2010
Cinco estrelasOlha achei bem interesante.Todos os alunos que eu passei ficaram bastante aprensivos.Agora sempre passarei aqui para fazer minha aulas.Por favor,sempre atualize as paginas.Tchau obrigada!!!