02/12/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
• Ler e interpretar imagem e texto.
• Conhecer um pouco sobre vida e obra da autora Lygia Fagundes Telles.
• Produzir um texto narrativo.
• Habilidades básicas de leitura.
• Estrutura da narrativa
• Tempo verbal
Conto:“A disciplina do amor” de Lygia Fagundes Telles, disponível no site: http://www.beatrix.pro.br/index.php/a-disciplina-do-amor-lygia-fagundes-telles/ (acesso em 8 de novembro de 2009)
Biografia:http://www.releituras.com/lftelles_bio.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Fagundes_Telles
Imagens:http://microargumentos.blogspot.com/2009/02/amigo-feroz.html
http://curiosidadesnanet.com/2009/08/amizade-entre-homem-e-o-cao/
http://ocachambinaoeaqui.wordpress.com/2009/04/08/virtudes-em-extincao-2-amizade/
1ª AULA
Professor, inicie a aula contando um pouco sobre a vida e obra da autora Lygia Fagundes Telles. Em seguida, apresente para os alunos algumas imagens (sugestões de imagens abaixo) e questione-os a respeito delas:
• O que as imagens representam?
• O cão é realmente o melhor amigo do homem?
(Observação: Sugiro a utilização de um equipamento para projetar as imagens.)
Escreva no quadro o título do texto “A disciplina do amor” de Lygia Fagundes Telles e levante hipótese com os alunos a respeito do assunto que o conto abordará, levando em consideração as imagens vistas anteriormente. Anote as hipóteses para que elas possam ser retomadas em outro momento da aula. Entregue o texto aos alunos e solicite uma leitura silenciosa.
TEXTO
A disciplina do amor – Lygia Fagundes Telles
Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memór ia dos homens!) as p essoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
Terminada a leitura silenciosa, pergunte aos alunos:
• Qual o foco narrativo desse conto?
• A história de quem nos é revelada no texto?
• Qual é a relação entre o cachorro e o dono?
• O que acontece com o dono do cachorro?
• O animal desiste de esperar o dono?
• Como as pessoas lidam com a espera do cão? E com o passar do tempo, como as pessoas vêem essa espera?
• O que acontece com o cachorro no final da história?
• Como o conto nos apresenta a morte do animal?
Faça uma leitura coletiva do conto e mostre aos alunos as partes em que podemos verificar tudo o que foi questionado acima.
2ª AULA
Peça aos alunos que façam as atividades sobre o texto lido na aula passada.
Seguem abaixo algumas sugestões de atividades:
ATIVIDADES
1) Após a leitura do conto “A disciplina do amor”, explique a palavra “disciplina” presente no título.
2) Qual é o foco narrativo do conto?
3) Qual é o tempo verbal predominante na narrativa? Retire um trecho que comprove sua resposta.
4) Responda:
a) a história de quem será narrada?
b) onde e quando essa história acontece?
5) Qual o sentimento presente no momento do encontro do cachorro com o dono? E o que isso representa?
6) Em relação aos trechos:
I – “Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado.”
II – “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?”
Responda:
Trecho I:
a) Quem é este “eu” que aparece na narrativa?
b) Ele participa da história?
c) Ele dá esse aviso para quem?
Trecho II:
a) Deixou de esperar quem?
b) A quem o “eu” faz esse questionamento? Por quê?
7) Em “Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera.”, explique a expressão em destaque.
8) O que aconteceu ao dono do cachorro? Esse fato mudou a rotina do animal?
9) Em “Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou.”, explique a exclamação contida nos parênteses. Justifique sua resposta com trecho do texto.
10) Leia atenciosamente o trecho: “Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.” e responda:
a) Que palavras ou expressões nos mostra que já havia se passado muito tempo?
b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?
c) O que aconteceu com o cachorro? Retire o trecho que comprove sua resposta.
O conto “A disciplina do amor” de Lygia Fagundes Telles narra a lealdade de um cachorro. Ele aguarda, durante muitos anos, o retorno do dono que morre na guerra. Até que “Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.”
A partir do belíssimo conto de Lygia Fagundes Telles, produza um texto narrativo contando uma relação de amizade entre um homem e um cão.
Atenção: Você poderá escrever o texto em 1ª pessoa, ou seja, você fará parte da história ou em 3ª pessoa, ou seja, você simplesmente irá narrar os fatos.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/11/2014
Cinco estrelasótimos adorei! meu professo passou pra nós lindo conto.
08/10/2014
Cinco estrelasAmei, minha professora passou e eu procurei para ler
21/07/2012
Quatro estrelasOi. Me inspirei na sua aula para apresentar o filme e trabalhar sobre os animais de estimação. Os alunos adoraram. Um abraço.
20/10/2011
Cinco estrelasolá! Imagino todos s professores da rede pública aplicando aulas deste nível em sala, meu filho estudaria .... Parabéns sua proposta me leva acreditar que temos sim condições de ser os melhores. Irei estudar ,adequar e comcerteza aplicar
20/10/2011
Cinco estrelasQUERIA AS RESPOSTAS!
03/11/2010
Cinco estrelasO filme Sempre ao seu lado, pode ser usado como complemento. Otimo
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão de trabalho. Muito inteligente. Minha professora usou este texto qdo eu estudava a 6ª série. É inesquecível.