21/11/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
• Lado direito;
• Lado esquerdo;
• Frente e trás.
Atividade – Brincadeira de espelho vivo
1º Momento- Perceber o ponto de vista do outro
Durante a conversa na roda o professor anuncia para o grupo que irá fazer uma brincadeira e, para isso necessita que todos observem e compreendam a atividade proposta. É importante explicar para o grupo que a brincadeira consiste em realizar os movimentos de acordo com as imagens das placas.
As imagens devem estar bem legíveis para que a criança perceba e identifique para orientar-se, pois além de ter esse símbolo visual o professor utiliza a fala para completar a orientação.
Modelo de placa
Fonte: http://melhoragora.org/wp-content/uploads/2008/03/pes.png
Nessa atividade a maioria das crianças, faixa etária entre 5 e 6 anos, vão realizar os movimentos tomando referência o braço do outro que está a sua frente. Ressalto que quando o professor anuncia o lado que é para movimentar as crianças entraram em conflito, pois ficaram na dúvida se movimentam o seu braço direito ou o braço que ele vê a sua direita, no caso o braço esquerdo do colega.
2º Momento- Movimento em frente ao espelho
A atividade acima as crianças realizam movimentos nas duplas, uma de frente para outra. Nessa atividade, a criança vai tomar como orientação para observar seus movimentos o espelho.
O objeto é fazer com que elas percebam que o movimento que realiza difere da imagem que ela observa.
Assim, o professor dá alguns comandos para que realizem, como por exemplo:
Figura 1- Crianças realizando movimentos de frente ao espelho
Analisar se as crianças conseguiram realizar movimentos e, se perceberam que os movimentos do outro difere do seu devido à posição que ocupa em relação ao seu corpo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!