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A DESCENTRALIZAÇÃO DO CORPO: atividades perceptivas centradas do ponto de vista do outro

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Iniciar o processo de percepção dos objetos em relação ao outro;
  • Construir relações que permitam as crianças começarem a refletir sobre o posicionamento do outro que está a sua frente, considerando a esquerda e a direita.
Duração das atividades
2 aulas de diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Lado direito;
• Lado esquerdo;
• Frente e trás.

Estratégias e recursos da aula
                        

Atividade – Brincadeira de espelho vivo
1º Momento- Perceber o ponto de vista do outro


Durante a conversa na roda o professor anuncia para o grupo que irá fazer uma brincadeira e, para isso necessita que todos observem e compreendam a atividade proposta. É importante explicar para o grupo que a brincadeira consiste em realizar os movimentos de acordo com as imagens das placas.

As imagens devem estar bem legíveis para que a criança perceba e identifique para orientar-se, pois além de ter esse símbolo visual o professor utiliza a fala para completar a orientação.

Modelo de placa

Fonte: http://melhoragora.org/wp-content/uploads/2008/03/pes.png

Nessa atividade a maioria das crianças, faixa etária entre 5 e 6 anos, vão realizar os movimentos tomando referência o braço do outro que está a sua frente. Ressalto que quando o professor anuncia o lado que é para movimentar as crianças entraram em conflito, pois ficaram na dúvida se movimentam o seu braço direito ou o braço que ele vê a sua direita, no caso o braço esquerdo do colega.

2º Momento- Movimento em frente ao espelho

A atividade acima as crianças realizam movimentos nas duplas, uma de frente para outra. Nessa atividade, a criança vai tomar como orientação para observar seus movimentos o espelho.
O objeto é fazer com que elas percebam que o movimento que realiza difere da imagem que ela observa.
Assim, o professor dá alguns comandos para que realizem, como por exemplo:

  • Movimentem o braço direito;
  • Agora, o braço esquerdo;
  • Movimentem o joelho direito;
  • O esquerdo;
  • Pulem com o pé esquerdo;
  • Levantem o braço para cima;
  • Coloquem o braço para baixo.

               Figura 1- Crianças realizando movimentos de frente ao espelho

Recursos Complementares
  • Placas;
  • Lápis de olho;
  • Espelho;
  • Cartolina;
  • Hidrocor.
Avaliação

Analisar se as crianças conseguiram realizar movimentos e, se perceberam que os movimentos do outro difere do seu devido à posição que ocupa em relação ao seu corpo.

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