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Aceita um cafezinho?

 

19/12/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Classificar os carboidratos de acordo com a sua estrutura
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos no laboratório de informática.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os elementos químicos e os diferentes tipos de formulas químicas
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/problematizacao.gif

Ao pedir um cafezinho no bar, lanchonete ou restaurante é comum alguém perguntar: açúcar ou adoçante?. Ao aceitarmos estamos ingerindo carboidratos. Provoque um debate junto à turma sobre suas preferências especialmente quando fazem o desjejum ao iniciar o dia, fale sobre a necessidade de reposição da energia para. Em seguida oriente para que acessem o vídeo “Carboidratos” para que compreendam melhor o tema.

Outras disciplinas também podem trabalhar este conteúdo. Os professores de ciências e biologia poderão explorar este tema junto aos estudantes acerca dos diferentes tipos de dieta, alimentação das profissionais que desfilam, do hábito de substituir as refeições por lanches, que doenças estão relacionadas com o excesso de consumo do açúcar, etc. Igualmente os professores de Educação Física podem trabalhar a questão da reposição de Carboidratos (CH) pós-exercícios para garantir melhor adaptação orgânica aos exercícios.


Após o debate, já é possível que você saiba que conhecimentos os estudantes possuem acerca deste tema. Todavia, você pode utilizar a tabela abaixo para confirmar a possibilidade de trabalhar o conteúdo carboidratos sem que haja necessidade de retomar conteúdos prévios.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/verif.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/rubcarbo.jpg

A partir deste momento você pode adequar a aula de acordo com a realidade da turma.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/explicando.png

Em seguida explique que os carboidratos são conhecidos como açúcares, são macronutrientes, representam a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, produto do processo fotossintético.

Definem-se como as biomoléculas igualmente numerosas na natureza, substâncias sintetizadas pelos organismos vivos, de função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona.

São denominados hidratos de carbono, que apresentam em sua fórmula química 2 átomos de hidrogênio, 1 de carbono e 1 oxigênio (CH2O)n. São encontrados em diferentes substâncias (grãos, melado, vegetais, açúcares, etc.). É importante saber que o tamanho da cadeia influencia na velocidade da digestão. Observamos também que estão presentes no sangue (pequenas quantidades), sob a forma de glicose, nos músculos sob a forma de glicogênio e fígado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/atividade.gif

 

Para resolver as atividades os estudantes deverão acessar o Quiz =Como escolher carboidratos que está disponível no link: <http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=717>

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/quiz.jpg

Na seqüência você pode explicar a classificação dos carboidratos. Os carboidratos são classificados segundo a ocorrência ou não de hidrólise. Apresente aos estudantes exemplo de estruturas de Monossacarídeos, Dissacarídeos e Polissacarídeos.

 

Monossacarídeos

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/eritrose.jpg

 

Dissacarídeos (oligossacarídeos) = Sacarose + H2O → glicose + frutose

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/sacarose.jpg 

 Fonte:

 

 Polissacarídeos = celulose

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/celulose1.jpg

Fonte:

 

Oriente os estudantes para que acessem a animação "Classificação e estrutura dos carboidratos" para saber mais.


Classificação e estrutura dos carboidratos

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/atividadecomplementar.gif

Peça aos estudantes que pesquisem os carboidratos da tabela, classifique-os e elaborem um Blog que pode ser acessado no link: <https://www.blogger.com/start>

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/tabelacarbo.jpg


Os estudantes deverão acessar a Wiki “Carboidratos” e iniciar a escrita colaborativa.

Basta clicar neste endereço: <http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Carboidratos>

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1239/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif 

É importante envolver a comunidade. Solicite aos estudantes que elaborem panfletos para sensibilizar a comunidade acerca dos efeitos no organismo pelo excesso de consumo da carne gordurosa no organismo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Classificação e estrutura dos carboidratos Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/ch/carboidratos.htm; http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/introducao_carboidratos/introducao_ch.htm; http://www.diabetes.org.br/imprensa/dia_mundial/2004/quiz2004.php; http://www.nutricaoclinica.com.br/content/view/215/16/; Fundamentos da Química. Moderna. 2. ed.1997
Avaliação
Compreender o processo de avaliação é necessário. Para clarificar sugerimos que você acesse o endereço: e leia o destaque da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP. Entendemos que a avaliação pode ser implementada a partir das produções dos estudantes (elaboração da relação de elementos químicos, apresentação das atividades) para as atividades sugeridas nesta aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 3/12 - 25%
  • Quatro estrelas 8/12 - 66.67%
  • Três estrelas 1/12 - 8.33%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

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Opiniões

  • Gilvania do Nascimento Lopes, EEM Emanuel , Ceará - disse:
    chorogil@bol.com.br

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei do dinamismo como a aula foi elaborada, pois faz uso de instrumentos e ferramentas que viabilizam uma melhor assimilação dos conteúdos.


  • Jose Mossueto da Cruz, EE PROFª ANA MARIA G. S. NORONHA , Mato Grosso - disse:
    oteussom@ig.com.br

    03/06/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do recurso, pois e possivel acessa-lo em laboratorio de informatica da escola, ou mesmo reproduzi-lo, quando não se tem acesso a internet, excelente a ideia e muito facil de assimilaçao pelos alunos.


  • ROSI PINTO, ESCOLA DR JAIME MONTEIRO , Pernambuco - disse:
    roseapinto.md@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá , amei a tua aula bem atrativa. Parabéns!!!!


  • norma carvalho dos Santos, Universidade Federal de Roraima , Roraima - disse:
    normacarvalho@2009.gmail

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula. Muito interessante.


  • Djalma Batista Dias, JOAO XXIII , São Paulo - disse:
    dbdias@ipen.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa esta aula. A turma gostou. Parabéns.


  • Rafaele Mendes, Escola de Ensino Médio de Irauçuba , Ceará - disse:
    rafaelemendes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Dinâmica e completa. Parabéns!


  • Maria Necivalda Queiroz Facundo, EEFM DOM TERCEIRO , Ceará - disse:
    necivalda@msn.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Só hoje pode ter acesso ao Poatal, muito bom.


  • Maria Auxiliadora Mendes da Silva, INSTITUTO DE EDUCACAO DE GOIAS , Goiás - disse:
    mendesdora@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma aula criativa e atrativa, possibitando a aquisição do conhecimento de forma prática e satisfatória.


  • Davi Lima da Silva, EEFM WALDEMAR ALCANTARA , Ceará - disse:
    davilima.sga@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Olá, Marcos! Sua aula é muito boa! Espero em breve postar uma igual. Aliás, ela será utilizada na nossa escola.


  • Cladi M.z.Colussi, ESC EST ENS FUN IZABEL VENZON , Rio Grande do Sul - disse:
    coluffi@terra.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Marco Antonio Achei tua aula muito interessante, todas as pessoas deveria ter essas informações. Espero que muitas pessoas como eu tenha lido e assistido . Cladi


  • Alline Braga Silva, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - disse:
    pragasilva@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O vídeo "Carboidratos", embora tenha esse nome, apenas fala de colesterol (lipídeos).


  • Nivardo Bezerra Sousa, EEFM EDITE ALCANTARA MOTA , Ceará - disse:
    nivardo92@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O assunto abordado nessa aula é de fundamental importância, uma vez que a nossa saúde depende da nossa alimentação e muitas vezes as pessoas ignoram a qualidade e se alimentam de forma inadequada . O aluno precisa conhecer melhor a estrutura das substâncias que estão presentes na sua alimentação, uma vez que isso acontecer ele passará a ter hábitos mais saudáveis na forma de comer e evitará problemas futuros.


Sem classificação.
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