02/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
O aluno se familiarizará com o gênero textual fábula e desenvolverá a linguagem oral.
Será necessário que o aluno já tenha lido fábulas e que conheça as características desse tipo de texto.
Momento 1
Recordar com os alunos o que são fábulas, deixando que verbalizem suas opiniões.
Concluir que fábulas são histórias curtas, nas quais os personagens são, geralmente, animais que assumem personalidade de humanos.
Apresentação do vídeo da fábula “A cigarra e a formiga” e/ou da fábula “A raposa e a dona corvo” (Disponível nos sites recomendados em recursos complementares )
Momento 2
Comentários a respeito dos vídeos, discutindo a temática (que no caso da "Cigarra e a formiga " é a necessidade de se planejar para fazer atividades e, no caso da "A rapoza e a dona corvo" é a crença em tudo que nos dizem) e questionando se os alunos já viveram situações semelhantes àquelas apresentadas; ou seja, se eles já deixaram, alguma vez, de planejar algo (como um passeio ou um trabalho escolar) e se prejudicaram com isso ou se eles já acreditaram em algo que era, na verdade, mentira.
Deixar que os alunos contem suas experiências.
Momento 3 – Trabalhando com a oralidade.
Dividir a turma em grupos de três ou quatro alunos e entregar uma fábula xerocada para cada grupo (As sugestões de fábulas encontram-se no site disponível em Recursos complementares)
Caso a fábula seja muito pequena, o professor poderá entregar duas para cada grupo.
Pedir que eles leiam, discutam a(s) história(s) e reflitam a respeito da moral para, em seguida, contarem oralmente à turma o que leram. Orientá-los para dividir as partes da(s) história(s) para que cada um conte uma com suas palavras. Assim, um contará o príncipio da fábula, o outro o meio, um outro aluno o fim e um quarto anunciará a moral da história.
Entregar uma cartolina para cada grupo ilustrar a(s) fabula(s). Esse desenho será utilizado no momento da apresentação.
Se possível, disponibilizar canetinha, tinta colorida, papel colorido ou outros materiais para que a ilustração fique bem criativa.
Momento 4:
Após a apresentação de cada grupo, os demais alunos deverão se posicionar diante da fábula, fazendo perguntas ao grupo.
Cada pergunta deverá ser endereçada a um membro do grupo para que todos participem. Nesse momento a professora deverá ficar atenta para que as perguntas não fujam do tema proposto nem da história contada.
http://www.youtube.com/watch?v=_EvYa7sHdrs&hl=pt-BR
Nessa sequência o aluno será avaliado quanto:
- à capacidade e à desenvoltura em contar oralmente a fábula;
- à habilidade em expressar-se através de desenhos;
- à compreensão do tema e da história, a partir das respostas dadas;
-E quanto ao envolvimento e participação numa atividade coletiva.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/02/2014
Cinco estrelasAula muito criativa, parabéns! Utilizarei nas minhas aulas de oralidade, será muito útil. Obrigada.
05/09/2012
Quatro estrelasMuito bom....só um aviso...na segunda vez que aparece o nome "A raposa e a dona corvo” esta escrito raposa com Z. abraço
16/10/2010
Cinco estrelasAchei essa aula muito criativa vou trabalhar com Fábulas e sei que essa aula vai me ajudar muito.